Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima
Há 40 anos fazendo história na Saúde de Sorriso
Unidade hospitalar fundada em 1981, é referência na região em atendimento de baixa e média complexidade e na realização de exames por imagem
Criado em 1981 cinco anos antes de Sorriso tornar-se município, o Hospital Nossa Senhora de Fátima faz parte da história da cidade e, ao longo desses 40 anos de funcionamento, tem prestado relevantes serviços médicos à população.
No início, funcionando em uma pequena casa de madeira e com apenas um médico, o Hospital realizava somente exames clínicos, suturas, partos normais e pequenas cirurgias. Hoje, tendo acompanhado o desenvolvimento da cidade e crescido com ela, tornou-se referência em atendimento de baixa e média complexidade, especialmente nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria.
Conta com um corpo clínico altamente capacitado, além de uma completa estrutura hospitalar formada por um ambulatório, uma sala de partos, três centros cirúrgicos, 27 leitos para internação, um centro de diagnóstico por imagem e um laboratório de análises clínicas, o Hospital atende em média três mil pacientes por mês, moradores de 14 municípios de Mato Grosso e também do Pará.
“Hoje, na nossa região, temos alguns hospitais de médio porte na saúde privada e o Nossa Senhora de Fátima não fica atrás para atender o paciente. Nós temos todo um serviço de apoio de diagnóstico, temos uma grande quantidade de profissionais em várias especialidades atendendo dentro do hospital; temos médicos e equipe muito bem capacitados. O hospital hoje tem condições de realizar um excelente atendimento em relação aos demais”, observa o diretor-administrativo Marcos Aurélio Gomes Ribeiro.
Ele frisa que os profissionais que atuam no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, têm total liberdade em relação à conduta médica e dispõem de todo o suporte necessário em relação a equipamento, estrutura e equipe. “O nosso Centro cirúrgico hoje é de primeira qualidade, podendo ser comparado ao de qualquer outro hospital do estado. Isso garante mais qualidade para o profissional trabalhar”, enfatiza.
O diretor ressalta que ao longo de quatro décadas de atuação, o Hospital investiu em tecnologia, no aumento e na capacitação do corpo clínico, e hoje conta com várias especialidades, incluindo cirurgia plástica. Porém os destaques principais são a ginecologia, a obstetrícia e a pediatria, além de um moderno centro de diagnóstico por imagem e laboratório clínico, podendo realizar exames de tomografia, mamografia, colonoscopia, raio-X e ultrassonografia, entre outros.
Como referência em maternidade, um dos diferenciais do Hospital Nossa Senhora de Fátima é a realização do parto humanizado, feito em um ambiente com características menos hospitalares, porém, obedecendo todos os parâmetros determinados pela medicina.
Outro diferencial do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima destacado pelo diretor-administrativo é o Saúde Fácil, uma espécie de ‘braço’ social do Instituto de Gestão Hospitalar e Assistência à Saúde no Estado de Mato Grosso (Ighasmat) que é o responsável pela gestão da unidade hospitalar.
“O Saúde Fácil é um programa bastante acessível, não tem custo para o paciente, não existe burocracia, é livre de mensalidade e garante descontos na realização de consultas, exames e internações, que podem ser feitos no próprio hospital ou em outros centros”, explica Marcos Aurélio.
De acordo com o diretor, se comparado a outros hospitais da região e do estado, o Nossa Senhora de Fátima tem um grande potencial, com amplo espaço para ampliação da estrutura física e, destaca ele, ao longo dos últimos quatro anos, vem tendo uma gestão focada na qualidade do atendimento.
