Bom dia, Quinta Feira 21 de Novembro de 2024

aaaaa
Expansão Urbana

Expansão Urbana

Publicado em 14 de Janeiro de 2022 ás 13:07

Cidade cresce em ritmo acelerado

Novos empreendimentos surgem em todas as regiões da cidade, demonstrando que a economia e o setor imobiliário local estão aquecidos

 

Investir em imóveis sempre foi um dos melhores negócios por garantir a rentabilidade e a segurança do valor aplicado. Aliado a esses dois fatores vem o desenvolvimento econômico da cidade, que atrai grandes investimentos no comércio, na indústria, na prestação de serviços e na agricultura, tornando o mercado imobiliário mais atrativo.

E com a cidade em franco desenvolvimento, com sua economia aquecida, mais moradores são atraídos pela busca de oportunidades profissionais. Isso fomenta o setor imobiliário e faz surgir novos empreendimentos em um ritmo acelerado. 

Sorriso é um exemplo disso. Em pouco mais de uma década, a cidade se expandiu exponencialmente com diversos empreendimentos lançados e comercializados em um curto espaço de tempo.  

Em todas as regiões há empreendimentos. Barreiras naturais que poderiam frear essa expansão urbana, são transpostas e aproveitadas como elementos de valorização dos novos espaços. A cidade cresce de uma maneira ordenada, garantindo a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos seus moradores. 

O empresário Paulo Freitas, proprietário da Pôr do Sol Urbanizações, é testemunha desse crescimento urbano que Sorriso vive. Morando há 22 anos na cidade e há 15 no setor imobiliário, ele é testemunha de o quanto a expansão urbana se acentuou nesse período. “Tenho visto a cidade crescer em nível de 10% ao ano, às vezes cresce um pouco mais um pouco menos, mas na média nós estamos dobrando de tamanho a cada dez anos”, calcula ele. 

Paulo destaca que toda a riqueza gerada a partir das lavouras de soja, milho e algodão é que faz com que a cidade cresça. Confiante, ele prevê que Sorriso deve continuar registrando um crescimento urbano vertiginoso nos próximos anos, alavancado pela melhoria da logística, com a implantação de ferrovias e a duplicação da BR-163; e com a vinda de novas indústrias. “Com certeza nosso crescimento está garantido para os próximos 30 anos”, prevê. 

Filha do empresário Claudino Francio, colonizador de Sorriso, a empresária Luciane Francio, da Colonizadora Feliz, também atribui à  produção agrícola a razão para o crescimento urbano acelerado de Sorriso. “A gente vem de uma época em que o agronegócio ganhou uma força enorme no Brasil. Sorriso é fruto disso”, frisa. 

Luciane também destaca que Sorriso, pelas suas características econômicas, sentiu menos a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e isso favoreceu o mercado imobiliário. “A gente sofreu um impacto na economia, mas de uma forma muito mais contida que em outras regiões do país. O desenvolvimento aqui não parou e o número de construções que se vê em Sorriso prova isso”, destaca.

A empresária Beatriz Alves de Freitas, da Quatto Empreendimentos, empresa que atua há seis anos no mercado imobiliário de Sorriso, atribui a expansão urbana ao crescimento populacional provocado pela chegada de novos moradores que vêm em busca de oportunidade de trabalho e que se fixam na cidade. “Quem compra os meus produtos são pessoas que vieram para cá, que estão se consolidando e estão fugindo do aluguel”, observa. 

 

MERCADO AQUECIDO

Com 15 anos de experiência no mercado imobiliário, o empresário Paulo Silvestro, da Axxion Imóveis e Incorporação viu nesse período a cidade se transformar e crescer. “Sorriso nas questões de urbanismo, de expansão, de loteamento, de desenvolvimento, é algo extraordinário”, diz ele. 

Com propriedade, o empresário observa que o mercado imobiliário há um bom tempo está aquecido na cidade, o que faz com que as vendas aconteçam de forma rápida. “Nós conseguimos implantar um loteamento em três, quatro, cinco anos e ao final dessa implantação, das obras de infraestrutura, todos os lotes já estão vendidos”, comenta. 

Para ele, esse é o resultado de um processo migratório constante e que a cada ano atrai novos moradores para a cidade. Além disso, os prazos e as parcelas com valores acessíveis são apontados pelo empresário como facilitadores para a aquisição dos lotes. “É isso o que faz esse impulsionamento”, aponta.

Com presença em cinco estados brasileiros e há 19 anos no mercado, a Fix Urbanismo está há 5 anos em Sorriso. Supervisora da empresa, Isabela Cerconvic também destaca o bom momento do setor imobiliário na cidade. “Do ano passado para cá, mesmo com essa questão da pandemia, estamos desenvolvendo um trabalho e tendo um retorno muito grande”, afirma.

Com dez anos de experiência no ramo imobiliário, Marcos Calza, da MCK Empreendimentos Imobiliários, observa que, desde que entrou para o setor, os imóveis em Sorriso só tiveram valorização. “Eu sempre ouvia dizer que os lotes aqui estavam no limite e que os valores não subiriam mais. E isso nunca aconteceu”, atesta ele. “A valorização dos imóveis sempre foi uma crescente, sempre em alta”, completa.

                 “Sorriso é mais organizado que outras cidades porque ela é bem setorizada. Existe um padrão para cada área”, Luciane Francio, Colonizadora Feliz

 

CRESCIMENTO ORGANIZADO

O empresário Paulo Freitas destaca que Sorriso, embora tenha um crescimento acelerado, está se expandindo de forma ordenada e organizada em todas as direções. Segundo ele, além das questões urbanísticas, as administrações municipais tiveram ao longo do tempo a preocupação de elaborar o plano diretor de forma a direcionar os empreendimentos e investimentos de acordo com sua vocação para regiões definidas, como forma de evitar problemas futuros.  

Ele aponta que as incorporadoras também têm procurado planejar bem seus empreendimentos, implantando avenidas e ruas largas, espaços para construção de ciclovias e demais infraestruturas para que os moradores possam viver com qualidade. 

Conforme destaca a empresária Luciane Frâncio, da Colonizadora Feliz, Sorriso foi planejada no modelo tradicional, onde um eixo central formado por avenidas largas que cortam o espaço urbano, determina o traçado da cidade. Esse modelo, que foi sendo adaptado ao longo dos anos, observa ela, tem proporcionado um crescimento ordenado da área urbana. 

Ela enfatiza que o crescimento de Sorriso se dá em todas as direções, porém, cada uma delas tem suas características próprias, ou seja, residências em uma região, comércio em outra, prestação de serviços e indústrias em outra. “Existe um padrão para cada área”, destaca. 

Planejamento - Para que haja uma organização no crescimento urbano é preciso planejamento. E isso tem sido feito pelos empreendedores. Proprietário da Brasil Imóveis, Fabiano Bortolotti elaborou um masterplan que define a forma como o empreendimento será desenvolvido, proporcionando assim o planejamento adequado para a execução das ações, sejam elas de comercialização ou de implantação e estruturação. 

“Nós temos que pensar num todo, de maneira a dar suporte para a população  morar, comprar, trabalhar e ter opção de lazer de forma ordenada”, diz ele, que acredita no conceito de “cidade inteligente” (smart city) e prevê que essa tendência deva ser adotada em alguns empreendimentos a serem desenvolvidos em Sorriso. “Temos que pensar na cidade do futuro: o que vamos precisar no futuro e o que a cidade precisará de nós no futuro? É uma nova demanda, onde a qualidade de vida vem sendo prioridade cada vez mais”, observa Fabiano. 

               “Sorriso está começando a crescer agora. Até uma cidade chegar nos 100 mil habitantes ela tem um crescimento. A partir do momento em que ela passa desse número, acelera o crescimento”, Fabiano Bortolotti, Brasil Imóveis

Secretário Municipal da Cidade, Ednilson de Lima Oliveira ressalta que a Prefeitura está atenta ao cumprimento daquilo que determina o Plano Diretor do Município no que diz respeito à infraestrutura, à qualidade dos loteamentos. Nenhum empreendimento, frisa ele, é aceito sem que todas as exigências estabelecidas estejam de acordo com a legislação vigente. “Não pode estar faltando nada”, enfatiza. 

                     “Ninguém imaginava que Sorriso ia crescer assim, nem eu. Muita gente não esperava esse ‘boom’”, Paulo Freitas, Pôr-do-Sol Urbanizações

 

 

OTIMISMO E CONFIANÇA

Com base no momento atual, os empresários acreditam que o mercado imobiliário no município deva continuar aquecido pelos próximos anos. A empresária Beatriz Alves Freitas, da Quatto Empreendimentos, é uma das que demonstram essa confiança. 

“Tudo que nós lançamos é absorvido com uma rapidez muito grande. Sorriso é uma cidade que oferece uma estrutura, tanto econômica quanto de qualidade de vida muito grande, então eu a vejo não só como uma oportunidade de momento, não é uma onda ou uma situação de mercado, é uma coisa muito consistente”, completa. 

Desde que a empresa fundada por Claudino Francio iniciou suas atividades há quase 40 anos, Luciene Francio calcula que a Colonizadora Feliz tenha comercializado em torno de 12 mil lotes. Com todo esse volume de venda ao longo dos anos, Luciane é otimista em dizer que o mercado imobiliário em Sorriso vai continuar aquecido. “Eu acredito que não deva parar. Eu acredito que esse crescimento acelerado deva continuar”, ressalta ela. 

Responsável pela Invest Loteamentos em Sorriso, Éder Silva Sibilin também demonstra confiança no futuro do setor imobiliário no município. “O mercado vive um momento muito bom, apesar da pandemia”, observa ele. 

“O mercado imobiliário em Sorriso é muito promissor e a gente pode ter noção disso por dois fatores: os empreendedores, que cada vez mais lançam novos empreendimentos e também o fato de a cada lançamento ter a comercialização total dos lotes em um tempo relativamente curto. E a gente pode citar também a valorização para o cliente”, destaca Éder.

Isabela Cerconvic, da Fix Urbanismo, também acredita que o setor imobiliário de Sorriso deva continuar em alta. Esse otimismo é atribuído por ela ao desenvolvimento da cidade. Esse fator apontado por ela levou a empresa a investir em uma região que até pouco tempo não despertava o interesse dos empreendedores, a Norte. E o empreendimento, segundo ela, deve ser ampliado. “Aqui é só a primeira etapa. A empresa possui áreas e parcerias com outros proprietários para serem desenvolvidas”, informa.

Ela aponta também que o momento econômico vivido pelo País tem feito com que as pessoas busquem investimentos sólidos, que proporcionem segurança. E nesse aspecto, os imóveis são considerados as melhores opções. “O que dá retorno hoje, que você tem certeza que terá um retorno financeiro é o imóvel. É onde você não perde”, afirma Isabela. 

Fabiano Bortolotti, proprietário da Brasil Imóveis, atua há 12 anos no mercado imobiliário de Sorriso. Confiante no desenvolvimento da cidade, ele está preparando o lançamento de mais um grande empreendimento com características mistas na região Sul da cidade, com residências e empresas, de forma que um setor complemente o outro. Na região já está instalada a Havan e será implantado o campus da UniFasipe. “Sorriso sempre teve um ritmo de crescimento acelerado, e agora que a cidade passou dos 100 mil habitantes, o crescimento tende a se acentuar ainda mais”, analisa Fabiano.  

Fatores como a vinda de novas indústrias, a valorização das commodities e a duplicação da BR-163, além da implantação de ferrovias que cortarão o território de Sorriso e a região, atrairão ainda mais os empreendedores e trabalhadores. “Tem muita gente chegando de diversas regiões do Brasil, sendo profissionais das mais variadas áreas, com isso as perspectivas de crescimento se tornam muito favoráveis”, observa Fabiano.  

Marcos Calza também é otimista quanto ao  futuro de Sorriso no setor imobiliário. “Está provado que a cidade está crescendo para todos os lados e eu acho que esse eixo da [rodovia] 163, com essa evolução do agronegócio, no meu entender, não tem volta, é só recorde em cima de recorde de crescimento”, diz. 

                “O mercado vive um momento muito bom, apesar da pandemia”, Éder Silva Sibilin, Invest Loteamento

VERTICALIZAÇÃO

Há 32 anos morando em Sorriso, Paulo Silvestro acredita que o setor imobiliário continuará crescendo, porém, ele aponta que a tendência é que cada vez mais sejam construídos edifícios de apartamento como forma de melhorar o aproveitamento dos terrenos. 

“O sistema de construção civil vertical está tendo realmente uma expansão muito forte graças também ao destravamento feito pela Secretaria da Cidade, que entendeu que a verticalização é importante para o município. Em alguns bairros hoje podem ser construídos 4, 5, 6 pavimentos, coisa que até pouco tempo não se podia”, observa. 

O empresário acredita que a cidade ainda tem muito a crescer e que o setor imobiliário continuará aquecido. “Enquanto tiver áreas consolidadas dentro do perímetro urbano, com certeza vai ter oferta e vai ter procura”, afirma.

               “Sorriso nas questões de urbanismo, de expansão, de loteamento, de desenvolvimento, é algo extraordinário”, Paulo Silvestro, Axxion Imóveis e Incorporação

 

Embora seja uma tendência, a verticalização divide opiniões. Luciane Francio aponta que a expansão urbana de Sorriso deva continuar por algum tempo no modelo de crescimento horizontal. Isso se deve ao fato de que, conforme destaca a empresária, ainda existem várias áreas onde podem ser implantados novos loteamentos.

              “Do ano passado para cá, mesmo com essa questão da pandemia, estamos desenvolvendo um trabalho e tendo um retorno muito grande”, Isabela Cerconvic, Fix Urbanismo

Contudo, ela aponta que a verticalização é uma realidade fortemente presente no cenário de Sorriso. “Existe uma cultura de se morar em casas, mas nos últimos anos temos observado uma tendência muito grande de verticalização”, comenta a empresária.

        “Tudo que nós lançamos é absorvido com uma rapidez muito grande”, Beatriz Alves de Freitas, Quatto Empreendimentos

 

      

ADENSAMENTO POPULACIONAL

Com a cidade contando com mais de 90 bairros, 24 mil imóveis construídos e 35 mil terrenos baldios, segundo a Secretaria da Cidade, a Administração Municipal de Sorriso tem dado atenção à forma como a área urbana tem se expandido, uma vez que a criação de novos loteamentos implica na oferta de serviços à população e exigem investimentos do poder público. 

“Essa abertura de muitos loteamentos fez com que a estrutura municipal tivesse que chegar próximo a eles com escolas, creche, postos de saúde. Quando se tem um adensamento populacional consegue-se reduzir custos, sem contar que a cidade fica bonita”, observa o secretário da Cidade, Ednilson Lima de Oliveira.

Como forma de otimizar essa oferta de serviços e ao mesmo tempo reduzir os investimentos públicos sem prejudicar a população, a Prefeitura ampliou as chamadas Zonas de Adensamento, aumentando as áreas para a construção de edifícios de apartamentos. 

“Hoje, se você andar pela cidade, vai ver prédios já construídos ou sendo construídos onde antes não era permitido, com isso  gente faz com que a população se adense e utilize os serviços públicos próximos”, destaca. 

           “Quando se tem um adensamento populacional consegue-se reduzir custos, fora que a cidade fica bonita” Ednilson de Lima Oliveira, Secretário da Cidade.

 

 

MOBILIDADE URBANA, CONFORTO E LAZER

A questão da mobilidade urbana, que necessita de vias planejadas, amplas, com espaços definidos para o tráfego de veículos, de pedestres e de ciclistas, além do conforto, da beleza e da qualidade de vida, é um dos aspectos levados em consideração pelos compradores na hora de adquirir um terreno. 

E, atentos a isso, os empresários do setor imobiliário têm desenvolvido projetos que contemplam todos os desejos dos clientes. “Nós já fazemos pensando exatamente na qualidade do trânsito, na segurança para o pedestre, para o ciclista; com área verde, áreas públicas com calçadas, gramados, iluminação de LED, superpostes. Isso faz com que a cidade se torne diferente, uma cidade melhor”, diz o empresário Paulo Freitas, da Pôr do Sol Urbanizações. 

Isabela Cerconvic, da Fix Urbanismo, aponta que o público consumidor de Sorriso é exigente quanto às características dos loteamentos. “As pessoas gostam de conforto, tamanho de terreno e padrão das construções”, observa. 

E para atender essa exigência, os empreendedores constroem nos loteamentos, além de praças, espaços esportivos com campos de areia, campos de futebol society, quadras poliesportivas, playgrounds e outros equipamentos que podem ser utilizados por toda a população e não somente pelos moradores da região. 

Secretário municipal da Cidade, Ednilson de Lima Oliveira comenta que a Administração Municipal está atenta e tem feito investimentos para garantir a qualidade de vida da população. Este ano, a Prefeitura inaugurou o Lago Rota Sol, com área verde, pista para caminhada, passarelas suspensas e espaços adequados tanto ao lazer quanto à contemplação. 

Ednilson informou que um novo lago será construído na região Norte, próximo ao Jardim dos Ipês. Há também a proposta de se construir um lago no bairro São Domingos e outro na saída para Lucas do Rio Verde, próximo a BR-163.

          “ A valorização dos imóveis sempre foi uma crescente, sempre em alta” Marcos Calza, MCK empreendimentos imobiliários   

 

REGIÕES SUL E NORTE, AS NOVAS FRONTEIRAS URBANAS

Sorriso é uma cidade que tem sua área urbana bem definida, com cada região tendo suas características próprias. A Oeste concentram-se os loteamentos e condomínios de alto padrão. A Leste os empreendimentos de padrão popular e os polos empresariais. 

Já as regiões Sul e Norte surgem como as novas fronteiras de crescimento urbano de Sorriso. O desenvolvimento da região Sul está alavancado na proposta da Administração Municipal em criar nela um centro político e administrativo. 

A região, onde estão sendo implantados pelo menos três grandes empreendimentos imobiliários, também abriga a Faculdade de Medicina Atenas, mais uma importante conquista para o Município e que vai contribuir com o desenvolvimento local. 

A região Norte, que até pouco tempo tinha sua expansão imobiliária barrada pelo Rio Lira, agora pode ser considerada também mais uma das fronteiras urbanas do município. Isso só foi possível com a construção de uma ponte sobre o curso d´água, que permitiu o acesso à região.

A obra foi realizada pela Fix Urbanismo, que percebeu o potencial e resolveu investir na região. “A partir do momento que a gente fez essa travessia, a cidade está se desenvolvendo pra cá”, observa a supervisora da empresa Isabela Cerconvic. 

Na região Norte de Sorriso, que está próxima à MT-242, à BR-163 e também ao Aeroporto Regional Adolino Bedin, será implantado o Parque Tecnológico Municipal, destinados a empreendimentos ligados aos setores de tecnologia e inovação. O Parque Tecnológico trará mais um impulsionamento para a região e confirma a preocupação da gestão municipal com o zoneamento adequado da cidade.  

PLANO DIRETOR ORDENOU O CRESCIMENTO URBANO

Num passado não muito distante, na maioria dos municípios não haviam regras de urbanismos ou normas que direcionassem o crescimento urbano. Loteamentos e bairros eram criados com o mínimo de padrão, e na maioria das vezes com pouca infraestrutura.

Em Sorriso, conforme destaca Luciane Francio, as diretrizes estabelecidas pelas administrações municipais ao longo dos anos e elaboradas após debates com a população e com orientação profissional, facilitaram o crescimento ordenado da área urbana. 

Essas diretrizes, observa Luciane, estão sendo seguidas à risca pelos empreendedores. “O loteador segue regras, ele não cria regras”, diz ela. “E essas regras é que vão norteando esse desenvolvimento”, continua. “A gente foi muito feliz porque lá atrás, as administrações, meio que à revelia dos loteadores, criaram regras que os loteamentos feitos aqui tinham que ter toda infraestrutura”, completa. 

Expansão Urbana

Fachinello Engenharia e Pré-moldados

Publicado em 01 de Dezembro de 2021 ás 09:32 , por Valmir Farias

Há 20 anos presente na história de Sorriso

Empresa especializada na execução de obras pré-moldadas e metálicas se destaca pela qualidade dos produtos fabricados

 

Em 2001, dez anos depois de ter concluído a faculdade de engenharia civil e ter voltado para sua terra natal, Leandro Fachinello resolveu deixar Planalto, no sudoeste do Paraná, e buscar outra lugar para investir. A decisão, conta o empresário, foi tomada em razão da estagnação da região e pela vontade de enfrentar novos desafios e empreender onde o futuro fosse mais promissor. 

A procura por um lugar que correspondesse às suas expectativas o levou a visitar cidades nos estados da Bahia e do Tocantins, além de vários municípios  de Mato Grosso. Em suas andanças,  três cidades despertaram seu interesse: Luiz Eduardo Magalhães (BA), Lucas do Rio Verde e Sorriso. 

“Escolhi Sorriso porque gostei mais e por perceber que ela tinha futuro, que iria crescer”,  diz ele, lembrando que à época o município contava com pouco mais de 30 mil habitantes. “Fiquei uma semana no Mato Grosso, cheguei a ir para Lucas do Rio Verde, mas o coração bateu foi por Sorriso”, completa. 

Escolhida a cidade, o empresário adquiriu um terreno e criou a Fachinello Engenharia e Pré-moldados, especializada na execução de obras pré-moldadas e artefatos de concreto. Naquele ano, Leandro começava a ajudar a construir a história de Sorriso e a escrever mais uma capítulo da sua.

O tempo passou, a cidade cresceu e a empresa também. Equipada com modernas máquinas e com uma equipe formada por 100 colaboradores, a Fachinello produz blocos, telhas, pavers e estruturas pré-moldadas para obras residenciais, comerciais, industriais, institucionais e prédios com até quatro pavimentos.

A empresa  atua também no segmento de metalúrgica, produzindo tanques para armazenamento de combustível, reservatórios de água, estruturas para galpões e outras instalações. Executa obras tanto na área rural como na zona urbana. “Nós nos dedicamos hoje à área de estrutura pré-moldada de concreto e metálica. Esse é o nosso foco”, enfatiza o empresário. 

 

INÍCIO GRATIFICANTE, CRESCIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO

 Leandro Fachinello lembra que o começo em Sorriso, pelo  fato de ter alguns conhecidos na cidade, contribuiu para que a empresa tivesse boas referências. “Isso foi gratificante e ajudou bastante”, diz ele. Outro ponto destacado pelo empresário como fundamental para o sucesso da empresa foi sua confiança no futuro e a certeza que a cidade iria progredir e crescer. “Há 20 aos atrás eu enxerguei que teria esse espaço aqui e acertei”, destaca. 

Ele ressalta que a estrutura atual da empresa é bem diferente de quando iniciou as atividades e a diversificação dos produtos fabricados contribuíram para o crescimento. “Quando eu cheguei aqui tudo era menor: ferramental, caminhões. Sorriso proporcionou esse crescimento da empresa”, observa. 

Atualmente a Fachinello tem capacidade operacional para realizar até 15 obras mensais e conta com frota própria. “Nós não terceirizamos nada, nem transporte, nem mão-de-obra para atender toda a nossa demanda de fabricação e de execução das obras”, ressalta Leandro.

ESTRUTURA

De acordo com Leandro, a Fachinello Engenharia e Pré-Moldados tem uma área construída de 7 mil metros quadrados em um terreno com 15 mil metros quadrados. A empresa produz por mês 300 mil blocos e 10 mil metros quadrados de pavers. O setor emprega 20 funcionários. 

Na fábrica de telhas, que utiliza a mão-de-obra de 10 colaboradores, são produzidas por mês 100 mil unidades, enquanto que no setor de pré-moldados, incluindo montagem e execução das obras, são empregados outros 55 funcionários. Na metalúrgica são mais 15 colaboradores. No total, a Fachinello Engenharia e Pré-moldados emprega 100 pessoas no setor de produção. 

PRESENTE NAS PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES OBRAS

SA Fachinello Engenharia e Pré-moldados realiza obras de pequeno, médio e grande porte, tanto comerciais, quanto rurais, industriais e institucionais. Um exemplo é o campus da Faculdade Atenas, em Sorriso, obra com mais de 6 mil metros quadrados onde a empresa foi a responsável pela fabricação e execução de todas as estruturas de concreto pré-moldados e metálicos. 

O trabalho realizado levou a instituição de ensino a contratar a Fachinello para a construção de um campus na Bahia. “Todo o material utilizado foi produzido aqui em Sorriso”, destaca Leandro. 

Com um longo histórico no município e na região, a empresa atua também com destaque em obras ligadas ao agronegócio, segmento em que conta com o maior número de clientes, realizando obras em fazendas de Sorriso e de outras cidades de Mato Grosso e também no Pará.  

Leandro lembra que em 2005 a Fachinello Engenharia e Pré-moldados teve participação importante no processo de implantação da avicultura de corte em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. “Nós participamos da construção de cerca de 150 aviários em diversas propriedades”, conta ele. 

 

NOVA SEDE E AUMENTO DA PRODUÇÃO

Consolidada no mercado e confiante no desenvolvimento de Sorriso, a Fachinello Engenharia e Pré-Moldados planeja ampliar seu parque fabril.  Também estão previstos investimentos na ampliação do setor administrativo.

“Nós vamos aumentar a fábrica de blocos. Já compramos o maquinário e vamos iniciar a construção da nova sede administrativa. Vamos construir uma sede mais ampla, moderna, com quase 4 mil mil metros quadrados de área útil”, informa Leandro. 

Expansão Urbana

AXXION IMÓVEIS E INCORPORAÇÕES

Publicado em 01 de Dezembro de 2021 ás 14:25 , por VALMIR FARIAS

Credibilidade e respeito com os clientes

Há menos de dez anos no mercado imobiliário de Sorriso, empresa se destaca pela qualidade dos empreendimentos e pela forma de atuar

 

Ao analisar o contrato de incorporação de uma área para a implantação de um empreendimento imobiliário e dar seu parecer, o empresário Paulo Silvestro dava início à história de uma empresa que desde sua criação vem contribuindo com a expansão urbana de Sorriso e com a realização do sonho de quem planeja adquirir um lote e construir sua casa: A Axxion Imóveis e Incorporações, criada em 2013 em sociedade com o advogado, topógrafo e especialista em georreferenciamento Renato Zenaro.

Porém, como lembra Paulo, o primeiro lançamento, o loteamento Flor do Cerrado, aconteceu por meio de uma parceria com a família Carnivali, para quem Paulo havia feito a análise do contrato e foi desenvolvido pela OCX Incorporações, empresa que possibilitou a criação da Axxion. 

Aprovado no tempo recorde de 6 meses, o Flor do Cerrado teve os 343 lotes vendidos num prazo de 45 dias. “E com um detalhe: a família quadruplicou o valor que ganharia no contrato que eu tinha começado a analisar”, destaca Paulo. “E para nós foi importante porque desenvolvemos toda a parte de incorporação, documentos, taxas, registro em cartório com nossos recursos próprios e, a partir do momento que nós entramos na execução das obras do loteamento, elas se pagaram com a própria venda dos terrenos”, completa. 

O sucesso do Flor do Cerrado fez com que os empresários se tornassem referência e passassem a ser procurados por outros empreendedores interessados em desenvolver projetos imobiliários. Foi então que surgiu a Axxion Imóveis e Incorporações. “Uma empresa que foi fundada há menos de 10 anos e que se firmou no mercado imobiliário de Sorriso atuando sempre com parcerias relevantes, com pessoas sérias e de respeito, e com confiança recíproca”, observa Renato. 

SEMPRE O MELHOR PARA OS CLIENTES

Desde que foi criada, a Axxion lançou vários empreendimentos. Localizados sempre em regiões privilegiadas da cidade e já consolidadas para a criação de loteamentos, características que aceleraram o processo de venda, todos foram sucesso de comercialização. 

“A AXXION desenvolve seus empreendimentos pensando sempre na comodidade do cliente, buscando lugares estratégicos, na continuidade da cidade, onde já tenha alguma infraestrutura desenvolvida, para, com isso, oferecer um produto com uma infraestrutura urbana, como escolas e postos de saúde próximos para facilitar aos moradores”, destaca Renato. 

O empresário enfatiza que a Axxion atua sempre com base no tripé preço, localização e qualidade das obras. Os loteamentos, ressalta Renato, têm os projetos de infraestrutura elaborados de forma a proporcionar sempre o melhor aos compradores.  

“Os nossos empreendimentos possuem características próprias, como ruas bem distribuídas e avenidas espaçosas, com ciclovias projetadas e executas, que dão fluxo ao trânsito e possibilita aos ciclistas trafegar com mais segurança, pensando sempre na mobilidade urbana; com sistema de drenagem eficiente, serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto, tudo com muita qualidade, evitando dessa maneira problemas no futuro”, comenta Renato. 

EMPREENDIMENTOS

Em menos de uma década de atuação no mercado imobiliário de Sorriso, a Axxion Imóveis e Incorporações lançou 8 empreendimentos, sendo eles o Flor do Cerrado, Jardim Botânico, Estrela do Sul, JK – este com características de ocupação mista; o Ocidental,  Guarujá, Paraíso e Eco Ville. Renato calcula que entre todos os empreendimentos, a Axxion tenha comercializado entre 2 mil e 2,5 mil lotes desde 2013. 

O empresário destaca que todos os empreendimentos foram pensados e projetados de forma a garantir aos moradores, comodidade, tranquilidade e valorização do capital investido. “Nossa visão como empresários é oferecer sempre o melhor produto para que os clientes possam concretizar os seus sonhos de terem a casa própria em locais de boa mobilidade e com estrutura que permita acesso rápido e com segurança no trânsito”, ressalta.

E como o mercado imobiliário em Sorriso está em franca expansão, a Axxion prepara o lançamento de mais dois loteamentos. Um deles está em fase de aprovação pela Prefeitura e outro em fase final de registro em cartório, e deve ser lançado em breve com quase mil lotes.

RESPEITO, SERIEDADE E CREDIBILIDADE

A Axxion Imobiliária e Incorporações é uma empresa que, por sua trajetória, ganhou respeito e credibilidade pela seriedade com que desenvolve seus empreendimentos, sempre em parcerias com investidores e empreendedores que também gozam dos mesmos prestígios; e também por entregar aos clientes tudo aquilo que eles esperam de um loteamento onde possam construir suas moradias ou suas empresas. 

Outra característica da Axxion é a flexibilidade que ela oferece nas negociações, como aditivos contratuais e parcelas em atraso. “Essas questões nunca são tratadas a ‘ferro e fogo’, porque a gente sabe que as pessoas passam por dificuldades e nós nos colocamos no lugar dessas pessoas que estão comprando e não querem perder aquilo já têm pago e quer realizar o sonho de sua casa”, frisa Renato. “Nós respeitamos os clientes e tratamos os negócios com seriedade, com serenidade para que os compradores não se frustrem com o sonho deles”, completa. 

UMA EMPRESA CONSOLIDADA

Apesar de estar a pouco menos de uma década, a maneira de trabalhar da Axxion fez com que a empresa se consolidasse e fixasse seu nome no mercado imobiliário de Sorriso. Essa consolidação se deve também à credibilidade dos seus proprietários, que têm uma longa e bem sucedida história no município 

“A Axxion é uma empresa que veio para ficar, assim como os sócios da empresa que chegaram em Sorriso há mais de 30 anos e que encaram com seriedade o mercado imobiliário, pois se trata dos sonhos dos clientes, o que nos motiva a fazer sempre o melhor”, afirma Renato. 

 

Expansão Urbana

TOTAL VIDROS E ESQUADRIAS

Publicado em 01 de Dezembro de 2021 ás 14:38 , por VALMIR FARIAS

Crescendo com Sorriso

Com produtos e serviços de qualidade, empresa saiu de um espaço de apenas 50 metros para um 11 vezes maior em menos de 4 anos

 

Todo sucesso tem por trás uma história de luta, de fé e determinação. A história da Total Vidros e Esquadrias não é diferente. A empresa, que hoje se destaca no comércio de vidros e esquadrias de alumínio em Sorriso, nasceu da força de vontade e da certeza do empresário Leandro Cândido Sócio e da sua esposa Caroline de Cássia La Serra Socio.

Depois de trabalhar por vários anos como vendedor em Mato Grosso, no ano de 2014, Leandro e  a esposa resolveram tentar a sorte no Paraná. Lá, o casal teve uma filha, porém, a expectativa de sucesso não se concretizou e  Leandro retornou com a família para Sorriso. 

O retorno e a experiência no Paraná o fizeram repensar seus planos. Aproveitando o conhecimento que tinha no comércio de vidros, setor em que já havia atuado, ele resolveu empreender e deu início ao próprio negócio. 

O INÍCIO

Em um espaço alugado, de apenas 50 metros quadrados, ele montou a Total Vidros e Esquadrias. Era o ano de 2017. No início, lembra Leandro, ele era o único responsável por todo o trabalho de atendimento ao cliente, pelas vendas e pelas entregas. “Quando era preciso, que o serviço exigia, nós contratávamos uma pessoa para nos ajudar”, recorda. 

Enquanto Leandro se desdobrava para dar conta das suas atribuições, a esposa Caroline cuidava da parte administrativa e financeira. Advogada por formação, ela havia dado um tempo na carreira para cuidar da filha, que ainda era pequena, e passou a ajudar o esposo.

“Foi um começo do zero mesmo”, enfatiza Caroline, que hoje voltou a exercer a advocacia, mas continua auxiliando o marido.  “Como acontece em todos os negócios que estão começando, sempre há dificuldades, mas eu sempre tive o apoio da minha esposa, que me incentivava e dizia para que eu não desistisse”, reconhece ele, lembrando que muitas vezes trabalhava até tarde da noite. 

E Leandro não desistiu. Acreditou no seu potencial e também no desenvolvimento de Sorriso e cresceu com a cidade. Quatro meses depois de ter criado a Total Vidros e Esquadrias e com as vendas aumentando, ele mudou a empresa para um espaço um pouco maior: 75 metros quadrado. Pouco tempo depois, nova mudança, dessa vez para um prédio com o dobro do tamanho. 

A qualidade dos produtos comercializados, aliada a qualidade dos produtos fabricados a partir de investimentos feitos em modernas máquinas; a rapidez na entrega, o cumprimento dos prazos e a responsabilidade com que trata os clientes, fizeram com que a Total Vidros e Esquadrias crescesse ainda mais, inclusive no período da pandemia do novo coronavírus. 

Hoje a empresa ocupa um prédio de 550 metros quadrados e emprega 16 colaboradores. A estrutura atual permite que a Total Vidros e Esquadrias atenda clientes em Sorriso e em vários municípios da região Norte de Mato Grosso.

PRODUTOS DE QUALIDADE

A linha de produtos comercializados pela Total Vidros e Esquadrias é composta por vidros temperados, planos, lisos, laminados e também vidros para máquinas agrícolas; espelhos, box para banheiros e esquadrias de alumínio, sempre das melhores marcas existentes no mercado, o que garante qualidade total aos clientes. 

Leandro pontua que na construção civil os vidros podem ser utilizados em várias situações, como na divisão dos espaços, na construção de guarda-corpo ou como substitutos da alvenaria nos muros externos, dando um incremento à mais às obras. Já os espelhos são ideais para dar a impressão de maior amplitude dos ambientes.

A Total Vidros e Esquadrias fabrica também portas, portões e paredes ripadas em alumínio amadeirado e em ACM. De acordo com o empresário, a utilização de esquadrias de alumínio traz uma série de vantagem para quem constrói.  “Quando você coloca esquadrias de alumínio, você traz sofisticação, beleza e valorização para sua obra”, observa Caroline. 

Ao fazer uma retrospectiva da empresa, que em menos de quatro anos registrou um crescimento exponencial, saindo de um espaço de apenas 50 metros para um onze vezes maior, Leandro resume em um frase. “Foi Deus, foi um milagre. Nós começamos do zero e chegar aonde estamos hoje, sem Deus a gente não conseguiria”, frisa ele. 

Para quem pretende empreender e investir no próprio negócio, Leandro diz: “Não desista do seu sonho por mais difícil que ache em executá-lo. Trabalhe com honestidade, sem passar por cima de ninguém”. 

 

Endereço: Avenida Blumenau, 1334 -  Morada do Sol – Sorriso (MT) 

Telefone: (66) 3544-4345, (66) 99972-2559

 

Expansão Urbana

Lojas Prime Bernardino

Publicado em 01 de Dezembro de 2021 ás 14:53 , por VALMIR FARIAS

O melhor em gesso acartonado

Fundada em 2016 e presente em quatro cidades de Mato Grosso, empresa se consolida pela qualidade dos produtos e eficiência oferecidas aos clientes

 

Melhor, diferente, perfeição, primordial, essas são algumas das traduções para a palavra “prime” em inglês. E são esses adjetivos que definem perfeitamente o que são as Lojas Prime Bernardino, que nasceram do sonho do empresário Alexandre Bernardino: um empreendimento que busca entregar sempre o que há de melhor aos seus clientes.

Depois de anos trabalhando como gesseiro, mas sempre com objetivo de ser dono do próprio negócio, em 2016 o empresário, incentivado pela esposa Elisângela Schmidt Bernardino, aproveitou o bom momento vivido pela construção civil e montou em Rondonópolis a primeira loja Prime Bernardino. 

Especializada na comercialização de placas de gesso e drywall, material largamente utilizado na edificação de paredes, divisórias e forro, a loja funcionava em um espaço de 300 metros quadrados. “O começo não foi muito fácil, a loja contava com apenas dois colaboradores, mas eu nunca pensei em desistir. Eu sempre acreditei que daria certo”, comenta Alexandre.  

Focada na segurança, na qualidade, na organização e na pontualidade na entrega, as Lojas Prime Bernardino conquistaram seus espaços e hoje formam uma rede que conta com filiais em Sorriso, Campo Verde e Tangará da Serra, e em breve estarão presentes em mais duas cidades. “Vamos inaugurar uma loja em Sinop e outra em Alta Floresta”, informa o proprietário Alexandre Bernardino. Juntas, as quatro lojas comercializam 45 mil metros quadrados de drywall por mês.

Sempre atuando com seriedade, ética, honestidade e profissionalismo, a Prime Bernardino conta com uma equipe de 25 colaboradores nas quatro lojas, todos treinados e capacitados para oferecerem sempre o melhor atendimento aos clientes. 

Para garantir a pontualidade na entrega, a empresa possui frota própria formada por caminhões, carretas, caminhonetes e veículos de pequenos porte. “Nós sempre primamos pelo bom atendimento e exigimos isso dos nossos colaboradores, afinal, nossas lojas existem graças aos clientes”, enfatiza Alexandre. 

O empresário destaca que o uso do gesso na construção civil vem ganhando cada vez mais espaço e que a Prime Bernardino está preparada para a atender as exigências da clientela, seja no atendimento a pequenas, médias ou grandes obras residenciais e comerciais. “Nós sempre buscamos oferecer o que há de melhor no mercado, trabalhando sempre com marcas conceituadas que vão garantir o resultado esperado e um acabamento perfeito”, frisa Alexandre. 

PRATICIDADE, VERSATILIDADE E RESISTÊNCIA

Uma das características que faz com que o drywall seja cada vez mais utilizado na construção é sua praticidade. Por ser leve e comercializado em placas com medidas diversas, o material é de fácil manuseio e a instalação é feita de forma simples, rápida e limpa.

“O  drywall é um material versátil, podendo ser utilizado em paredes divisórias, proporcionado um melhor aproveitamento do espaço e isolamento acústico, além de permitir sua utilização na confecção de móveis, como estantes. Na confecção de forros, as placas de drywall proporcionam mais facilidade na manutenção do sistema elétrico”, enfatiza Alexandre 

Resistente, com as placas podendo  suportar até 400 quilos de peso, o drywall tem excelente custo benefício, com perda de apenas 5%, e os custos com transporte e mão-de-obra reduzidos. A economia proporcionada pelo gesso acartonado, de acordo com Alexandre, é de até 46% em relação a alvenaria. “Devido a essas vantagens é que cada vez mais o gesso tem ganhado a preferência das construtoras, tanto nas obras residenciais como nas comerciais”, destaca Alexandre Bernardino. 

O empresário destaca que as novas tecnologias de fabricação e os materiais utilizados nas placas ampliaram as possibilidades de uso do gesso acartonado. “Hoje ele pode ser utilizado em espaços úmidos, como banheiros, cozinhas, área de serviços e também em fachadas, platibandas e até mesmo em paredes externas”, pontua.  Além da umidade, o drywall é também resistente ao fogo.

 

Prime Bernardino – distribuidora de Gesso e Drywall

Avenida Perimetral Sudoeste, 1237 

(66) 3545-1324 e (66) 99603-0459/9960-0459

Sorriso – Mato Grosso

 

Expansão Urbana

BC Energia

Publicado em 01 de Dezembro de 2021 ás 15:21 , por VALMIR FARIAS

A energia que vem do sol 

Criada em 2020, empresa é especializada na elaboração de projetos e instalação de usinas fotovoltaicas

 

Nos últimos anos, a busca por uma fonte limpa e renovável para a geração de energia fez aumentar o interesse pelo sistema fotovoltaico, que utiliza a luz solar como fonte geradora. E o Mato Grosso, graças ao seu clima, que durante seis meses do ano tem grande incidência de raios solares, se tornou ideal para a implantação de usinas com essa matriz energética. 

Esse cenário levou os empresários José Baggio e Alencar Cella a criarem em outubro de 2020 a BC Energia, uma empresa com sede em Sorriso, especializada na instalação de sistemas de geração de energia solar. 

“Nosso estado é privilegiado pelo seu ecossistema, o que faz com que a energia solar conquiste a cada ano um espaço maior nessa matriz energética, tão necessária para a nossa economia, que se desenvolve a passos largos com base no agronegócio e na crescente industrialização das mais diversas cadeias produtivas”, destaca Alencar.

De acordo com o empresário, o sistema fotovoltaico tem um excelente custo-benefício e reduz a despesa com energia elétrica em até 95%. Por se tratar de uma matriz energética limpa e renovável, há grande interesse das instituições bancárias e cooperativas de créditos em financiar a instalação de novos projetos.

E nesse aspecto, BC Energia atua de forma a auxiliar na busca por linhas de créditos que permitam a viabilização desde projetos residenciais até a instalação de grandes usinas. 

QUEM SOMOS?

Executando pequenos, médios e grandes projetos, a BC Energia conta com uma equipe de profissionais altamente capacitada, formada por engenheiros, analistas e técnicos que oferecem aos clientes, soluções sob medida para suas necessidades, utilizando sempre material e equipamentos de primeira qualidade e oferecendo assistência técnica permanente. 

A BC Energia, pontua Alencar, é uma empresa que foi formatada “para fornecer soluções completas e inovadoras, tanto para os diversos setores que compõem o agronegócio quanto para o mercado corporativo e doméstico”. 

“O diferencial do nosso trabalho está em atender, analisar e projetar sistemas fotovoltaicos que supram as necessidades presentes e futuras de nossos clientes”, diz ele. “Nós não oferecemos apenas um produto, mas uma consultoria capaz de auxiliar na economia e na eficiência energética de nossos clientes”, frisa Alencar Cella.

Com o mercado bastante propício, a proposta da empresa é expandir sua área de atuação para outras regiões.


    “O nosso objetivo é estar presente em todo o estado de Mato Grosso, com unidades de atendimento técnicas e comerciais nas principais cidades do estado até 2025”, informa Alencar. 

 

VANTAGEM DA ENERGIA SOLAR

De acordo com Alencar, além de proporcionar economia com a conta de energia no final do mês e de ser ecologicamente correto, gerada por meio de uma fonte limpa e renovável, a energia solar apresenta uma série de vantagens.

Entre elas ele cita a valorização do imóvel, o rápido retorno do capital investido, a economia financeira real, a longevidade do sistema, o funcionamento silencioso, o menor impacto visual e também o aumento da qualidade de vida. 

FUTURO DA ENERGIA SOLAR

De acordo com o empresário, a utilização do sistema fotovoltaico tende a aumentar cada vez mais devido ao crescimento populacional, ao surgimento de novas tecnologias e às mudanças transformadoras do agronegócio, levando a um consumo maior de energia elétrica. 

“Com esse cenário, na nossa visão de futuro, a geração de energia solar, por ser uma fonte limpa e renovável, será uma excelente fonte de economia ou de investimento”, prevê Alencar. 

 

“O diferencial do nosso trabalho está em atender, analisar e projetar sistemas fotovoltaicos que supram as necessidades presentes e futuras de nossos clientes”, Alencar Cella Sócio proprietário da BC Energia

                “A  BC  energia tem como meta, desenvolver um trabalho diferenciado na geração de energia limpa e com respeito ao meio ambiente”, José Baggio Sócio proprietário da BC energia

Expansão Urbana

Masterplan Cidade Nova

Publicado em 18 de Janeiro de 2022 ás 09:58 , por VALMIR FARIAS

Brasil Imóveis inova ao lançar em Sorriso o primeiro loteamento com o conceito de “Cidade Inteligente”

O projeto do novo empreendimento proporcionará que as residências fiquem próximas a tudo aquilo que os moradores necessitam


O mundo vive em constante mudança. Tudo se transforma, evolui, buscando sempre o melhor. É assim na moda, na tecnologia, nos costumes. E assim também acontece com as cidades.

Ao longo do tempo, os núcleos urbanos foram se modernizando, evoluindo e se transformando, até se chegar ao conceito de “cidade inteligente”, onde o planejamento urbano e os serviços são otimizados e pensados de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e proporcionando benefícios aos seus moradores, como mobilidade, acessibilidade, lazer, qualidade de vida e segurança.

Com base nesse conceito, a Brasil Imóveis, que atua no setor imobiliário de Sorriso desde 2012, desenvolveu o masterplan Cidade Nova, um projeto imobiliário inovador que será implementado em uma extensa área na região Sul da cidade em parceria com a Família Bedin.   

Localizado próximo aos Polos Empresariais Eldorado I e II, o Cidade Nova tem como proposta reunir em uma mesma região, áreas destinadas a moradias, comércios, escolas, faculdades, serviços e empresas, que interagem entre si.

A inspiração para o projeto, revela Fabiano Bortolotti, que tem 10 anos de experiência no setor imobiliário, tendo participado nesse período do lançamento de 8 grandes empreendimentos veio durante algumas viagens que fez pelo Brasil e pelo exterior, onde pôde conhecer cidades que já aplicam o conceito de “cidade inteligente”. 

Como exemplo ele cita Sidney, na Austrália, que tem mais de 5 milhões de habitantes e onde, em uma mesma região, existem espaços determinados para indústrias, comércio e residências. “Então eu pensei em trazer esse conceito de ter tudo isso em um loteamento. Isso é uma tendência que está acontecendo no Brasil”, observa Fabiano. 

A proposta do novo loteamento, que será lançado em dezembro, é que as pessoas possam morar, trabalhar, ter acesso a escolas, lojas, supermercados e ao lazer sem que precisem se deslocar para outras regiões. “Queremos trazer tudo para muito próximo do morador”, pontua Fabiano. “O Cidade Nova é um bairro que está sendo planejado com o conceito de cidade inteligente”, frisa ele. 

 

Comodidade e praticidade

Fabiano também pontua que os novos empreendimentos imobiliários devem ser projetados pensando em como serão as cidades no futuro, que deverão proporcionar conforto, segurança, comodidade e praticidade aos moradores.

Dessa forma, o masterplan do Cidade Nova, desenvolvido pelo conceituado arquiteto e urbanista Jhonny Rother, possui vias que se conectam em um ponto central e se interligam às outras regiões da cidade através dos eixos estruturantes já existentes, facilitando o fluxo de veículos e tornando os deslocamentos muito mais práticos e rápidos.  

O designer inteligente do Cidade Nova, proporciona que as residências fiquem próximas de tudo aquilo que os moradores precisam. Na região onde o bairro será implantado, já existe uma loja da Havan e em breve será instalada a filial de uma grande rede de supermercados e um campus da faculdade FASIPE. 

Para melhorar ainda mais a mobilidade urbana está prevista a construção de um viaduto sobre a BR-163, ao lado da Havan, obra que facilitará o acesso à região. O viaduto será conectado a uma avenida que ligará o loteamento Cidade Nova com a avenida Curitiba, na altura do lago do bairro Rota do Sol.  “Tudo isso”, enfatiza Fabiano, “aproxima os moradores do trabalho, do estudo, do lazer e proporciona bem estar social, comodidade, segurança e praticidade”. 

                              “Reunindo em uma mesma região áreas para comércio, empresas e escolas o Cidade  proporciona comodidade, segurança e conforto aos moradores”, Fabiano Bortolotti

Na questão da qualidade de vida, o Cidade Nova terá ciclovia arborizada, pet-park, quadras de esportes, academias ao ar livre, playgrounds  e um grande parque linear com pista para caminhada que acompanhará a orla verde do córrego Gonçalves, um espaço onde a população poderá interagir com a natureza, praticar atividades esportivas e o lazer com total segurança, comodidade e respeito ao meio ambiente.

Outra inovação do Cidade Nova é com relação ao projeto urbanístico, que reserva os espaços para condomínios nos núcleos das áreas, e destina as quadras próximas às avenidas para os terrenos comerciais. 

Fabiano explica que o masterplan inova também ao adotar o conceito de vilas, que são “bolsões” com os terrenos agrupados e acesso limitado, o que reduz o fluxo de veículos, proporcionando privacidade e maior segurança aos moradores. 

                “O Cidade Nova terá vias que se conectam em um ponto central e se interligam às outras regiões da cidade através dos eixos estruturantes já existentes”, Johnny Rotter, Arquiteto e Urbanista

Expansão Urbana

QUATTO EMPREENDIMENTOS

Publicado em 19 de Janeiro de 2022 ás 09:33 , por VAMIR FARIAS

Realizando sonhos, acreditando em Sorriso

Empresa que atua há seis anos no mercado imobiliário local, lançou nesse período 4 grandes empreendimentos, todos com ótima aceitação pelo público consumidor

 

Atuando no mercado imobiliário de Sorriso desde 2015, a Quatto Empreendimentos, dirigida pela diretora Beatriz Alves de Freitas, tem realizado o sonho de quem quer ser dono de um terreno ou de uma casa já pronta para morar. 

Tudo começou quando Beatriz, depois de trabalhar por vários anos no agronegócio, visando novos projetos, ingressou no processo de regularização fundiária e na implantação de um empreendimento imobiliário na cidade de Carlinda, no ano de 2013.

Em média, a cada um ano e meio, a Quatto Empreendimentos coloca um produto no mercado. Desde 2018, foram quatro, todos localizados em regiões privilegiadas de Sorriso e com total infraestrutura, detalhes que os fizeram sucesso de vendas.

O primeiro loteamento foi o Monte Líbano I, em seguida, veio o Monte Líbano II, ambos na região Sul da cidade e comercializados em curto espaço de tempo. Depois, a Quatto lançou o Residencial São Conrado, que possuía praça, pet park, tudo distribuído em um espaço com ampla área verde e localizado na região Norte. 

UM NOVO CONCEITO EM CONDOMÍNIO

Em 2020 entra no ramo da construção civil, com o Condomínio Atlantis Almaclara, localizado na região Sul da cidade e projetado para proporcionar qualidade de vida, conforto, comodidade e lazer aos moradores que procuram por mais liberdade, por áreas livres e seguras, onde possam ter maior tranquilidade. 

O condomínio fechado possuirá 232 casas com 77,47 m² de área privativa, terá portaria para controle de acesso, será murado, terá ruas pavimentadas com CBUQ e área de convivência com piscina, gramado, parquinho infantil, espaço para festas e quiosques com churrasqueiras.  A primeira etapa do Condomínio tem entrega prevista para agosto de 2022 e já encontra-se em comercialização.

As obras são executadas em parceria com a FIP Empreendimentos. Os projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos são da arquiteta Maristela Fedrizzi.

EMPREENDIMENTOS FUTUROS 

Com a certeza de que Sorriso continuará crescendo em ritmo acelerado, a Quatto Empreendimentos planeja novos projetos que deverão ser implementados nos próximos anos. 

Um dos projetos, que já está com o masterplan pronto, elaborado pelo conceituado arquiteto e urbanista Johnny Rotter, será implantado em um área com 170 hectares, também na região Sul da cidade, próximo à faculdade de medicina e o Parque dos Poderes, onde está projetada a construção de um novo hospital. 

Outro empreendimento a ser lançado em breve, será o Serra Dourada II, um residencial com 396 unidades habitacionais de 50 m², que serão construídas obedecendo os padrões Quatto de qualidade, conforto e segurança. “Por ser uma área de interesse social, as casas terão preços bastante acessíveis”, destaca Beatriz. 

Na região Sul da cidade, a Quatto Empreendimentos planeja o lançamento de bairros residenciais, comerciais e loteamentos mistos em áreas estrategicamente pensadas para acompanhar o desenvolvimento da cidade.

DESENVOLVIMENTO INTERNO FAZ PARTE DO NEGÓCIO

No início de 2020, a Quatto passou a desenvolver projetos internos que agora fazem parte do novo conceito de trabalho da empresa. Grande parte do crescimento é atribuído ao time de colaboradores, que é composto por uma equipe mista e com qualidades distintas, os novos projetos iniciados,  fomentaram  uma transformação interna que prepara a Quatto para os próximos anos. Alguns exemplos disso:

“Transformação Digital” – Evento anual que introduz novos métodos de trabalho, treinamentos sobre novidades do mercado, tudo sempre associado ao futuro do negócio.

“Universidade Quatto” – Desenvolvimento de cursos, grupos de estudo, certificações e o incentivo da formação contínua dos colaboradores.

“Quatto Responsabilidade Social” - Time de voluntários que atuam em diferentes áreas na sociedade, retribuindo o bem recebido.

Expansão Urbana

Maristela Fedrizzi Arquitetura

Publicado em 19 de Janeiro de 2022 ás 09:50 , por VALMIR FARIAS

“Nasci para ser arquiteta”

Referência em projetos residenciais e comerciais de médio e alto padrão, arquiteta é uma das responsáveis pelas mudanças no padrão arquitetônico de Sorriso

 

Apaixonada pelo que faz, a arquiteta Maristela Fedrizzi pontua que sempre sonhou em atuar na profissão, transformando em realidade os sonhos dos seus clientes. “Eu nasci arquiteta”, diz a sul-mato-grossense de Aral Moreira, mas que mora em Sorriso desde 1993.

 “Desde criança eu fazia meus desenhos e até hoje começo os meus projetos à mão”, revela a profissional que, apesar de todos os avanços da informática, ainda mantém uma prancheta em seu escritório.  

Sempre atento às tendências mundiais sejam elas de estilo ou materiais, o escritório Maristela Fedrizzi Arquitetura é especializado no desenvolvimento de projetos e construção de obras residenciais e comerciais de médio e alto padrão, priorizando, além de uma estética arquitetônica moderna, conforto, comodidade aos moradores e um melhor aproveitamento dos espaços.  

Ao longo de sua trajetória profissional, Maristela acompanhou todas as mudanças pelas quais passou a arquitetura, e reconhece que muito daquilo que se fazia há 5, 10 anos, hoje está superado. 

E para estar sempre atualizada e não parar no tempo, ela está sempre  participando de cursos, seminários  e feiras. “A arquitetura é dinâmica, evolui cada vez mais. Eu tenho que estar sempre atualizada. Assim como as novas gerações que vêm de faculdades onde têm cursos diferentes, que têm coisas diferentes, eu tenho que estar sempre atualizada, eu não posso ficar para trás”, diz ela. 

E todo o trabalho realizado, toda mudança provocada no visual arquitetônico da cidade, tornaram a arquiteta, juntamente com outros profissionais  locais, referências para quem está iniciando na profissão, o que, destaca ela, é uma grande responsabilidade.

                      “Nós somos inspiração para todos os outros arquitetos que estão vindo. Eles não podem vir e fazer menos, eles têm que vir com ideias melhores. A gente deixa um legado aqui e eles têm que dar continuidade. Eu sinto que sou uma das principais influenciadoras das novas gerações”,  pontua. “Eu me sinto realizada”. 

Embora tenha trabalhado em centenas de projetos residenciais e comerciais,  tendo imprimido neles seu estilo, Maristela destaca que ter projetado o templo da Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz foi um marco em sua carreira. 

“Foi um presente pra mim, claro que também foi fruto de muito estudo, da ajuda de outros profissionais - como a Mari Bueno, que é formada em arte sacra, para chegar em um resultado que todo mundo está elogiando. Isso é uma satisfação, é muito honroso para mim”. É dela também o projeto do templo Luterano e de outras duas igrejas evangélicas, ambas em Sorriso, além do prédio da Câmara de  Vereadores.

Expansão Urbana

Tendência

Publicado em 21 de Janeiro de 2022 ás 12:27 , por VALMIR FARIAS

Verticalização imobiliária

Construção de edifícios de apartamentos aumentou em Sorriso na última década, mas ainda tem muito a crescer

 

De acordo com os profissionais que atuam no mercado imobiliário, as cidades em desenvolvimento passam por etapas distintas de expansão urbana. Sorriso, uma das cidades que mais cresce em Mato Grosso, viveu a fase de loteamentos e de condomínios horizontais. No entanto, na última década, a cidade passou a viver também a da  verticalização imobiliária, tendência que vem ganhando preferência entre os investidores e empreendedores e tem espaço para crescer ainda mais. 

De acordo com Cássio Gracioli, engenheiro civil e sócio proprietário da Villare Construções Civis e Incorporações,  Sorriso tem uma verticalização imobiliária de menos de 8% enquanto a média para cidades desenvolvidas com o mesmo porte é de 20%. Santos, que é a cidade mais verticalizada do Brasil, tem mais de 60%. 

Os números demonstram que há muito espaço para a verticalização em Sorriso. “A tendência é que a gente cresça rápido”, observa ele. “Os sorrisenses sempre foram acostumados a morar em casa quando a cidade era pequena, agora os benefícios da verticalização estão sendo vistos pela população”, comenta. 

“O crescimento e o desenvolvimento da cidade estão favorecendo a verticalização, que traz vários benefícios para a cidade”, observa Carlos Carvalho, também engenheiro civil e sócio proprietário da Villare, referindo-se ao adensamento populacional,  à maior valorização e ao melhor aproveitamento do solo urbano, à concentração de investimentos públicos, à mobilidade urbana, à qualidade de vida e à praticidade dos condomínios verticais.  “A gente vê que os clientes buscam essas qualidades”, completa.

ACESSO DEMOCRATIZADO

Tanto Carlos quanto Cássio, apontam uma série de vantagens para as construções verticais e para os apartamentos como opções de moradia, que cada vez mais têm se tornado atrativas para diversas classes sociais. Entre elas está, a segurança e valorização, que em alguns casos tem sido maior que a de terrenos ou imóveis térreos. “É um investimento muito seguro”, atesta Carlos. 

E morar em um condomínio vertical, de acordo com Cássio Gracioli, não é mais um sonho distante para as famílias. Segundo ele, com uma renda mensal a partir de  R$ 6 mil mensais é possível, com um bom planejamento, adquirir um apartamento. Ele também destaca que o perfil dos moradores dos condomínios verticais é variado, indo de jovens com menos de 30 anos, até casais mais idosos. 

COMODIDADE, CONFORTO E SEGURANÇA

Cássio também pontua que os condomínios  verticais, que normalmente são construídos em regiões privilegiadas, favorecem a socialização, a convivência entre os vizinhos e oferecem comodidade, praticidade, proximidade com o local de trabalho dos moradores, com equipamentos públicos e com o comércio, além dos espaços comuns, que proporcionam a interação entre os moradores e ao mesmo tempo garantem a individualidade para encontros entre amigos ou festas familiares. 

Ele aponta que o planejamento dos condomínios verticais permite que os moradores vivam com algumas vantagens em relação à moradia em imóvel térreo graças aos grandes espaços de lazer, com gramados, playground, salão de festas, espaço gourmet, piscina, bicicletário, academia, garagens com áreas amplas e até quadras esportivas. Outro fator apontado por ele é a segurança. 

“Quem é que não quer simplesmente trancar sua porta e ir viajar?”, diz ele. “Os condomínios verticais, cada vez mais têm proporcionado uma qualidade de vida que muitas vezes não se tem em residências horizontais”, completa. “Os empreendimentos verticais oferecem qualidade de vida, conforto e segurança”, destaca Carlos Carvalho. 

MUDANÇAS DE HÁBITO

Ao longo dos últimos anos, observa Cássio, houve uma mudança cultural que interferiu no modo de viver e de morar dos brasileiros. “Não é mais de ficar fora de casa, de a criança brincar na rua. Isso já passou. As residências estão cada vez mais próximas do que são os apartamentos em relação ao tamanho”, diz. 

Segundo ele, além disso as mudanças de hábitos têm levado as pessoas a ver os benefícios dos apartamentos, já que os espaços que as casas tinham no passado, em relação à hoje, é muito menor. “O apartamento oferece custo mais baixo de manutenção”, observa. “E como o costume de visitar o vizinho está diminuindo, a socialização nos prédios é mais forte devido às áreas de uso comum”,  completa.

CAMINHO SEM VOLTA

Com a longa experiência adquirida nos 13 anos de atuação no mercado, período em que a Villare Construções Civis e Incorporações construiu 15 edifícios em Sorriso e Sinop, Cássio frisa que a verticalização em Sorriso, “é um caminho sem volta,” apesar de a cidade ainda ter espaço para se expandir horizontalmente. 

Entretanto, o custo do terreno e o adensamento habitacional proporcionado pelos condomínios verticais, que permite a alocar dezenas de moradia em uma área de terra relativamente pequena, deve impulsionar a construção de prédios na cidade. 

 

POR QUE A VERTICALIZAÇÃO?

Formados pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Cássio e Carlos trouxeram para Sorriso a experiência que tinham na construção de condomínios verticais. 

E, de acordo com Cássio, em 2008, com base na experiência que possuíam, e também em conversas informais, perceberam que apostar na verticalização da cidade, na construção de edifícios residenciais, seria uma boa opção. 

“A resistência nossa não existia porque já tínhamos experiência, já conhecíamos [os processos]. Já tínhamos a facilidade em iniciar a construir edifícios”, diz Cássio. “Entendemos que existia a demanda por apartamentos na cidade”, completou. 

Cássio lembra que o primeiro edifício construído pela Villare era pequeno, mas teve boa comercialização. “A aceitação foi boa, menor que hoje, mas muito boa. E a partir de então, foi um processo natural: a gente começou a crescer conforme a cidade e a cultura dos moradores foi abraçando cada vez mais a ideia de morar em apartamento”, destaca. “Um aspecto importante, logicamente, é o crescimento da cidade. Com isso, a tendência é ter mais construções verticais”, acrescenta Carlos. 

 

Expansão Urbana

Mercado Imobiliário

Publicado em 21 de Janeiro de 2022 ás 16:06

Em Sorriso, imóveis têm valorização acima da inflação 

Empresários ligados ao setor acreditam que o comércio de imóveis em Sorriso deve continuar aquecido pelos próximos anos

 

O mercado imobiliário em Sorriso, devido ao crescimento exponencial da cidade, tanto em termos econômicos quanto populacionais, tem vivido um período de aquecimento e tudo indica que a valorização deva continuar pelos próximos anos. 

A cada dia, novos empreendimentos, sejam loteamentos ou condomínios fechados são lançados e a demanda, de acordo com os profissionais que atuam no mercado, continua maior que oferta, o que garante uma valorização dos imóveis bem acima dos índices inflacionários.  

Um dos profissionais que não vê o mercado com tendência de desaquecimento ou estagnação é Tiago Borba, da Foco Imobiliária, empresa especializada na gestão e comercialização de imóveis e que há dez anos atua em Sorriso.

“O mercado imobiliário de Sorriso vem avançando a passos firmes ao longo dos últimos anos em termos de valorização, em termos de expansão”, observa Tiago.  

Segundo ele, as perspectivas são muito boas a curto e a médio prazo devido à projeção de crescimento de Sorriso. “Esse crescimento deve se prolongar aí por um bom tempo. Eu não acredito em uma estagnação, eu não acredito numa estabilização”, diz ele. 

“Eu moro há dez anos em Sorriso e desde que cheguei eu ouvia que a gente já vivia um teto. E a cada ano a gente vem rompendo esse teto. A cidade vem se desenvolvendo e tenho convicção que isso continuará pelos próximos anos”, completa. Quanto à valorização, Tiago também é otimista. 

             “Esse crescimento deve se prolongar aí por um bom tempo. Eu não acredito em uma estagnação, eu não acredito numa estabilização”, Tiago Borba, empresário

Segundo ele, tendo como base os índices dos últimos anos, que tem sido na casa dos dois dígitos em Sorriso. “E essa curva deve continuar acentuada”, acredita Tiago. 

Também com uma década de atuação em Sorriso, o empresário Igor Souza, da FIP Empreendimentos, não vê sinais de nebulosidade no horizonte do mercado imobiliário de Sorriso. Na avaliação dele, não há projeções de que possa haver retração ou desvalorização dos imóveis nos próximos anos. 

“Há grande procura. Muita gente chegando em Sorriso, muita gente capitalizada, construindo, comprando para morar e pouca oferta. Nós não temos casas de 150 a 200 metros quadrados  prontas para vender. Elas são vendidas antes de terminar. A procura é maior que a oferta”, observa ele. 

Do alto de toda sua experiência, Igor também pontua que o investimento imobiliário traz segurança financeira e acredita que o mercado em Sorriso deve sim, continuar atrativo. “Eu sempre achei que algum dia ele fosse retrair, mas isso nunca aconteceu. Em dez anos que estou aqui eu nunca vi o mercado retrair, ele pode ficar estagnado – Terrenos ficaram com os valores estagnados nos últimos dois anos e agora os preços quase dobraram-. Então a gente fica animado. A gente não vê luz vermelha nem amarela lá na frente”, diz ele. 

      “Há grande procura. Muita gente chegando em Sorriso, muita gente capitalizada, construindo, comprando para morar e pouca oferta”, Igor Souza, Empresário

 

Expansão Urbana

FOCO EMPREENDIMENTO

Publicado em 21 de Janeiro de 2022 ás 16:19 , por VALMIR FARIAS

Dedicação total ao cliente

Há dez anos no mercado imobiliário de Sorriso, empresa é destaque na gestão comercial e na administração de imóveis para locação

 

Em 2011, depois de deixar o cargo que ocupava em uma construtora, o empresário Tiago Borba decidiu investir no próprio negócio. 

Como já conhecia o mercado imobiliário de Sorriso, que à época já despontava como promissor, Tiago optou por atuar na gestão comercial e na administração de aluguéis, criando a Foco Empreendimentos Imobiliários.  

Como a empresa em que trabalhava atuava na construção de casas e apartamentos financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, Tiago percebeu que havia espaço nesse nicho de mercado e decidiu apostar nele. 

“Quando nós abrimos a Foco foi justamente para atender a essa demanda”, observa. “Porém, no decorrer do processo você vai adaptando o perfil, o foco e desenvolvendo aquilo que no futuro vai se tornar seu ponto forte”, completa.

E como ponto forte da empresa, Tiago destaca a gestão comercial feita diretamente com as incorporadoras, o que inclui o desenvolvimento do produto, a garantia do fluxo de vendas e a rentabilidade financeira para o empreendedor. “É isso que a gente, enquanto empresa, olha. E aí a incorporação tem que ser séria em três aspectos: o primeiro, claro, o incorporador, o segundo a execução e o terceiro a gestão comercial”, diz. 

FOCO TOTAL NO CLIENTE

Ao longo de sua história, a Foco Empreendimentos tem trabalhado sempre com total dedicação aos clientes, o que faz dela referência no setor. Essa forma de atuar fez com que a imobiliária, desde que foi fundada, intermediasse a comercialização de mais de 1,2 mil imóveis. 

“Nós temos a nossa missão muito viva dentro da empresa, não é somente aquele quadrinho que fica pendurado na parede. Não é só uma frase. Nós temos como ambição ser reconhecidos como especialistas em operações imobiliárias, sejam elas das mais simples às mais complexas”, comenta Tiago.  

Consolidada no mercado local, a Foco tem entre seus clientes, grandes incorporadoras e construtoras que têm suas sedes e seus empreendimentos em outros estados brasileiros, como Santa Catarina, onde representa a FG Empreendimentos, empresa que atua na construção de apartamentos de alto padrão em Balneário Camboriú.

“Nós temos uma parceria bem afinada, nova, mas que já nasceu dando frutos, porque representamos um produto pensado na qualidade de vida. E o nosso cliente, o nosso consumidor aqui está numa fase da vida em que começou a focar cada vez mais em aproveitar aquilo que ele tanto trabalhou para conquistar. É um produto pensado justamente para isso”, destaca Tiago. 

O sucesso da empresa, que é a única em Sorriso filiada a Associação Brasileira de Mercado Imobiliário, é construído no dia-a-dia e por várias mãos. Atualmente a empresa conta com uma equipe formada por 16 colaboradores, entre corretores, advogada, avaliadores, técnicos e auxiliares administrativos, comprometidos e que se dedicam ao máximo para oferecer sempre um atendimento e um serviço de alta qualidade, e que estão sempre participando de cursos e de capacitações. 

“Eu costumo dizer que aqui na Foco a gente comercializa tudo, menos os nossos valores. Sabemos de onde viemos, sabemos quem somos e não removemos nossos marcos antigos. Nossos valores são inegociáveis. A integridade é um deles, a renovação, a resiliência – você pode ter tido um dia ruim, mas no outro tem que estar ‘pra cima’, com muita responsabilidade, foco, força e fé”, destaca Tiago.

INOVANDO NO MERCADO DE LOCAÇÃO

Atuando no segmento de locação há pouco mais de um ano e administrando uma carteira com mais de 200 imóveis - a meta é chegar a 1,2 mil em cinco anos-, a Foco transformou o mercado de locação em Sorriso.

Essa transformação, observa Tiago Borba, se deu pela adoção de práticas que até então não eram comuns, como o aluguel garantido, a garantia muito além do fiador feita através do cartão de crédito; ajustes de encargos e despesas do imóvel; seguro contra incêndio e a devolução do imóvel ao proprietário nas mesmas condições em que foi locado, o que dá tranquilidade ao locador.

SEDE PRÓPRIA

Dentre os projetos futuros da Foco Empreendimentos, um deles é a construção da sede própria, que será construída em uma área na região central da cidade e que já foi adquirida. 

A nova sede, de acordo com Tiago, ocupará um espaço de 300 metros quadrados em um prédio que terá 1,5 mil metros quadrados de área construída. 

 

Foco Empreendimentos Imobiliários 

Avenida Tancredo Neves, 1228 – Centro Sul

Telefone: (66) 3545-1770

CEP: 78.890-000 – Sorriso (MT)

Expansão Urbana

FIP Empreendimentos

Publicado em 27 de Janeiro de 2022 ás 09:16 , por Valmir Farias

Inovando no mercado imobiliário de Sorriso

Empresa que usa os mais modernos software de gestão e execução de obras, lançou o imóvel vendido na planta, que está tendo grande aceitação do público

 

Um dos setores que mais tem se desenvolvido e crescido em Sorriso nos últimos anos é o imobiliário. Impulsionado pelo agronegócio, pela indústria e pelo comércio, o setor tem atraído grandes investimentos, sejam em loteamentos ou moradias já prontas para morar. 

E foi devido ao bom momento vivido pelo setor imobiliário que os empresários Fernando Moura, Igor Souza e Francisco Patriota criaram a FIP Empreendimentos , empresa que, em parceria com a Quatto Empreendimentos, inovou no mercado local com o lançamento do Condomínio Atlantis Almaclara, empreendimento com 232 residências de médio padrão e que está em fase de construção com mais de 30% das obras já executados. 

A proposta da empresa, de acordo com Igor Souza, que tem mais de 10 anos de experiência no setor, é que a marca Atlantis lance outros 7  condomínios, o Almaclara foi o primeiro. Igor destaca que a FIP, que é a responsável pela execução das obras e comercialização do condomínio, conta com a consultoria de uma empresa com sede no Recife, em Pernambuco, que trabalha para as grandes construtoras do Brasil, o que dá à FIP um status ainda maior. 

“Isso nos permite ter acesso a toda uma metodologia de construção e essa consultoria é a responsável para que a FIP possa ter todos os selos de qualidade que uma construtora pode ter. A FIP está com uma organização muito grande”. Destaca Igor. “E além dos selos e dessa consultoria nós trabalhamos com os melhores software de construções, que nos dão todos os dados necessários desde o projeto até a venda final”, completa.

Igor Souza destaca que além dos softwares que dinamizam e dão confiabilidade aos projetos e aos empreendimentos, a FIP conta também com uma competente equipe formada por profissionais do Direito, administradores, engenheiros, arquitetos e corretores, que estão sempre se atualizando, participando de feiras, seminários, palestras e cursos para poderem atender cada vez melhor os clientes.   “A FIP nasceu com uma organização muito grande. E montou essa estrutura para dar conta de todos esses empreendimentos que a gente vai lançar ``, destaca Igor.

IMÓVEL NA PLANTA

Outro ponto destacado por Igor é  a parceria com a Quatto Empreendimentos, uma empresa que, avalia o empresário, tem um longo histórico de investimentos feitos em Sorriso e possuiu uma grande experiência em incorporação, tendo lançado vários empreendimentos que foram sucesso de comercialização.

Igor também ressalta que a FIP pretende ampliar seu portfólio de produtos em Sorriso, porém focando sempre no cliente com renda familiar em torno de R$ 10 mil, que, segundo ele, é um público que está carente de empreendimentos.

Outra proposta da FIP é atuar no mercado de construção e comercialização de imóveis de alto padrão. Porém, de acordo com Igor Souza, por se tratar de um segmento em que os valores agregados são relativamente altos, o que aumenta os riscos, os possíveis projetos estão em análise.

No entanto, ele destaca que imóveis de médio padrão são um segmento de mercado que está crescendo em Sorriso. E  que a venda do imóvel na planta tem ganhado espaço entre os clientes. 

“Esse nicho, no qual estamos entrando e ‘educando’ nosso público – porque ele não está acostumado com o lançamento, com o imóvel na planta, ele sempre comprou o imóvel pronto ou o terreno -, é bastante promissor. Essa ‘educação’ é uma fase que a gente está passando, mas que está sendo bem recebida”, afirma. 

Entre as vantagens de se comprar um imóvel na planta, está a possibilidade do parcelamento da entrada, que pode ser quitada ao longo da execução da obra ou ainda utilizando o saldo do FGTS para pagá-la. O restante do valor do imóvel pode ser financiado através de instituições bancárias.   

Embora o foco atual da FIP sejam imóveis  de médio padrão, em breve, a empresa, em parceria com a Quatto, lançará 400 residências de padrão popular. 

 

Av. Tancredo Neves, 764 - Centro, Sorriso - MT, 78896-005

Telefone; (66) 99918-0504

Expansão Urbana

Construção Civil

Publicado em 27 de Janeiro de 2022 ás 09:22 , por Valmir Faria

Expansão urbana aquece o setor

Em cinco anos, o número de alvarás expedidos para novas construções em Sorriso teve um aumento de 103,13%

É indiscutível que Sorriso vive um dos melhores momentos no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, com crescimento exponencial em todos os setores. Um deles é o da construção civil, favorecido pela expansão urbana que fez surgir vários novos loteamentos e empreendimentos imobiliários. 

De acordo com a Secretaria da Cidade, entre 2016 e 2020, o número de alvarás para novas construções aumentou 103,13%, saindo de 893 para 1.814. Em 2021, até o mês de agosto haviam sido expedidos 1.089.

Em 2020, o mês em que se registrou a liberação do maior número de novas construções foi novembro, com 195 alvarás expedidos, o que deu uma média de 6,5 novos imóveis sendo iniciados a cada dia. Em 2021, o mês recordista no primeiro semestre foi julho, com 170 alvarás e uma média de 5,6 por dia. 

A indústria da construção civil é um dos segmentos que mais geram empregos e movimentam a economia, favorecendo uma grande rede de negócios e de profissionais, como empresas de material de construção, mineradoras, madeireiras, metalúrgicas, transportadora, arquitetos, engenheiros, decoradores, pedreiros, serventes e eletricistas, entre outros. 

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, em julho o setor da construção civil gerou 70 novos empregos em Sorriso. Junho foi o melhor mês, com 161 novos postos de trabalho. Entre janeiro e agosto o saldo de empregos gerados nas obras que estão sendo realizadas na cidade foi de 555. Apenas em fevereiro o setor teve saldo negativo, com 24 demissões a mais que as admissões.

Há 20 anos atuando no segmento, Leandro Fachinello, da Fachinello Engenharia e Pré-Moldados, atribui o bom momento vivido pela construção civil ao crescimento do agronegócio, que atraiu empresas, indústrias e novos moradores para Sorriso. “Isso aqueceu o mercado como um todo, tanto no segmento de obras residenciais como comerciais. E com o aumento da produtividade as fazendas também precisaram se adequar”, observa o empresário. 

FALTA MÃO-DE-OBRA

Com um grande número de obras em execução, a mão-de-obra, de acordo com empresários ligados ao setor, está escassa. “Falta pedreiro e até ajudante”, observa Douglas Block, da Construtora Block. 

Segundo ele, para atender a demanda reprimida seriam necessários mais de 500 profissionais, entre pedreiros, serventes, azulejistas, eletricistas, pintores e outros.  

O empresário Leandro Fachinello também concorda que há escassez de mão-de-obra na construção civil e a falta de profissionais obriga quem vai construir a esperar para iniciar ou concluir a obra. “Falta pedreiro, eletricista, pintor, tudo que precisar fazer no ramo da construção civil você tem que entrar na fila. Não tem ninguém parado, está todo mundo trabalhando. Tem muito serviço”, diz ele.  

MAIS DE 6 MIL OBRAS EM 5 ANOS

O ritmo da construção civil em Sorriso é acelerado. Tijolo por tijolo, o setor constrói números que podem ser considerados espantosos. Nem mesmo durante os últimos dois anos, em que a pandemia do novo coronavírus freou alguns setores da economia a construção civil em sorriso desacelerou. 

Esse aquecimento na construção civil não é de agora. Entre 2016 e 2021, foram expedidos pela Secretaria Municipal da Cidade 6,6 mil alvarás de construção, uma média de 1,3 mil por ano. 

Expansão Urbana

COMÉRCIO

Publicado em 31 de Janeiro de 2022 ás 08:10 , por FAMIR FARIAS

Polo regional de compras

Com uma gama de estabelecimentos que atuam em vários segmentos, Sorriso se consolida como um centro de compras

 

Aliado à prestação de serviços, o comércio é uma das atividades econômicas que mais contribui com o PIB, de Sorriso. Juntos, os dois segmentos produziram em 2018, segundo dados do IBGE, R$ 2,74 bilhões. 

Além de atender as necessidades dos consumidores com uma grande variedade de produtos, o comércio é um dos grandes geradores de empregos no município. De acordo com os números disponibilizados pela Federação das Indústrias de Mato Grosso(FIEMT), que utiliza como base os dados do IBGE, em 2018 o setor empregou 8,4 mil pessoas, gerando uma massa salarial de R$ 193,4 milhões. 

A diversidade do comércio local proporciona que os consumidores encontrem em Sorriso tudo aquilo que necessitam, desde o mais simples ao mais sofisticado bem de consumo. Alimentos, confecções, calçados, carros, medicamentos, máquinas agrícolas de última geração, produtos de informática, tudo pode ser adquirido sem que haja a necessidade de deslocamento para centros maiores.

“A maior parte do que os consumidores necessitam eles têm aqui em Sorriso”, pontua o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACES), Sávio Junior Zaniollo, acrescentando que a cidade ainda tem espaço para novos empreendimentos. “Pelo potencial de crescimento e de desenvolvimento da cidade nós temos que alavancar novos negócios, novos segmentos e oferecer novas demandas para o público em geral”, diz ele. 

INVESTIMENTOS 

Com um potencial de consumo elevado, Sorriso foi o município a ter o primeiro shopping center da região e tem atraído um considerável número de novos empreendimentos no setor comercial. 

“Sorriso vive um momento diferente. Apesar de estarmos num momento de pandemia, nós temos acompanhado o crescimento no número de abertura de novas empresas, a chegada de atacados”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorriso, Paulo Silvestro.

A observação feita pelo presidente da CDL pode ser confirmada pelos números da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que apontam a abertura de 770 novas empresas que atuam nos mais variados segmentos entre janeiro e maio de 2021.  Ao todo são 12,3 mil alvarás de funcionamento ativos, sendo 11,1 mil de pessoa jurídica, na cidade.  

Outro grande grupo atacadista e varejista com presença forte em Sorriso, onde está desde 2003, é o DelMoro Supermercado. Com 4 lojas na cidade, o Grupo escolheu Sorriso para implantar seu centro de distribuição que abastece 18 lojas em vários municípios de Mato Grosso. “A escolha foi estratégica e não somente visando o crescimento da cidade, foi para atender as nossas lojas. Levantando os custos de logística, o melhor local é Sorriso”, explica.

Mauri destaca que, desde que o Grupo abriu a primeira loja em Sorriso, a cidade só cresceu e, afirma ele, ainda tem muito para se desenvolver. “Eu acredito muito no desenvolvimento de Sorriso e acredito que dentro de dez anos a população vai dobrar. É uma região que cresce e vai continuar crescendo”, completa. 

Quanto ao comércio local, Mauri também é otimista. “Sorriso é uma cidade que, positivamente, é um ponto fora da curva em todos os sentidos, e o comércio aqui é muito pujante. A população tem um poder de compra razoável e são consumidores que usufruem desse poder aquisitivo”, observa ele. Toda essa confiança levou o Grupo DelMoro a investir na aquisição de uma nova área para a construção de mais uma loja na cidade.

VARIEDADE QUE ATRAI CONSUMIDORES 

O comerciante Vanderlei Gralak destaca que a cidade se transformou em um polo de compras graças à variedade de produtos que podem ser encontrados no comércio local e sua localização. 

Essas características positivas, segundo ele, atraem consumidores de cidades como Vera, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Tapurah, entre outros.  

“Sorriso tem se tornado um polo comercial por ser um ponto estratégico no eixo da BR-163. É uma cidade que vem se despontando e atende a necessidade dos municípios circunvizinhos”, diz Gralak. “É um grande polo, que cresce enormemente e tem tudo que se precisa”, completa. 

Expansão Urbana

CONTÁTICA  CONTABILIDADE

Publicado em 31 de Janeiro de 2022 ás 08:22 , por VALMIR FARIAS

CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL

Empresa também é referência em contabilidade imobiliária no Mato Grosso

 

Esqueça aquela imagem de um escritório de contabilidade cheio de funcionários com os corpos afundados em suas escrivaninhas, com a cabeça dentro da tela de um computador e que ao ver um cliente entrando na recepção já se encolhe e torce para ficar invisível. 

Esta não é a imagem que você vai encontrar quando entrar pelas portas da Contática Contabilidade de Gestão Empresarial. Ao contrário. Será recepcionado por colaboradores mais do que disponíveis para dar informações, vai se deparar com gente especializada e que está preparada, primordialmente, para manter um relacionamento humanizado.

O foco do escritório não é simplesmente livrar-se dos problemas. É fazer parte deles e oferecer soluções viáveis como faria qualquer sócio da sua empresa. O conceito, explica o diretor da Contática, Paulo Silvestro, que também preside a CDL de Sorriso, está enraizado na visão e na missão da empresa, que foi fundada em 1988 para atender as demandas de produtores rurais, e desde 1996 passou a oferecer serviços contábeis cada vez mais personalizados e adequados às necessidades dos clientes.

“Aqui na Contática nós respiramos nossa visão e a nossa missão, que às vezes, se confundem com a nossa essência. Nós entendemos que os negócios são feitos pelas pessoas por meio de relacionamentos, que são atestados pelos nossos desempenhos, pelos nossos números. Quando falo que a nossa visão se confunde com a gente, é porque é isso mesmo. Buscamos excessivamente o relacionamento, que nos possibilita medir nosso desempenho e assim gerar negócios. E se a gente impulsiona o relacionamento através do desempenho, os negócios vão aparecer”, explica Silvestro.

Oferecendo um serviço de qualidade, a Contática presta serviços contábeis para incorporadoras, loteadoras, construtoras, condomínios e empreendedores que investem no mercado imobiliário com corretagem, locação e compra e venda de imóveis.

“Nós oferecemos aos nossos clientes, muito mais que a simples entrega de guias, holerites ou relatórios, proporcionamos uma jornada contributiva, focada na geração de valores, com redução de esforços e alcance conjunto das necessidades que contribuem decisivamente na saúde financeira, contábil e tributária das empresas”, explica Silvestro.

Dentre outros segmentos, como agronegócio, holding familiar, condomínios, a contabilidade imobiliária é um diferencial na Contática e vai além das características da contabilidade tradicional de varejo, o que exige atualização constante. “Isso faz com que a gente tenha que se especializar, capacitar as pessoas e utilizar a tecnologia como ferramenta de gestão, como nos especializamos e temos feito ao longo desse tempo”, ressalta Paulo. 

 

Como diferenciais [da contabilidade imobiliária], Paulo aponta a segurança e a confiança de que as informações do empreendimento estão sendo tratadas de forma correta desde a instituição da incorporação ao tratamento dos dados, como unidades, fracionamento, custos e projeções, que vão repercutir futuramente junto à sociedade e aos órgãos fiscalizadores.  

 

“A gente fala que abrir uma empresa é fácil. O difícil é ter um relacionamento constante no qual o cliente possa entender, de forma categórica, o funcionamento, não só das questões tributárias que pesam no dia a dia do empreendimento, mas fazer com que nosso cliente entenda todos os trâmites, seja na área societária do negócio, já pensando na sucessão com regras, cláusulas e as inúmeras possibilidades de transmissão do patrimônio em vida, como as questões financeiras, fluxos, formação de preço de venda, custo, dentre outras. Estes 60% estão muito engajados em fazer com que haja um entendimento, uma completude do negócio no nosso cliente. E os outros 40% são a nossa retaguarda, com os nossos processos bem definidos e a nossa organização de trabalho, tudo baseado em painéis de gestão à vista, seguindo rigorosamente a norma de certificação de qualidade da ISO 9001”, esclarece Silvestro.

Com o posicionamento de mercado bem definido e alinhado, a Contática é a primeiro empresa do ramo contábil em Mato Grosso a possuir o certificado de qualidade ISO 9001, o que, de acordo com Silvestro, “atesta ao mercado e ao nosso cliente que os processos de trabalho são bem definidos, controlados e mapeados, gerando confiabilidade nas informações geradas, propiciando total segurança ao futuro do empreendimento do cliente”.

O foco da Contática é estampado na Missão, o cuidado com a saúde contábil e financeira dos clientes, faz com que o Contática tenha clientes perenes em seus negócios, e que, consequentemente, sejam parceiros do escritório. Mantendo firme o propósito de fazer parte das soluções do cliente e de oferecer mais que serviços contábeis, a empresa evolui e sempre apresenta serviços diferenciados em seu portfólio, o cliente pode contar com planejamento sucessório, formação de holding, planejamento tributário, mapeamento de rotinas e processos administrativos, assessoria fiscal e contábil, recrutamento e seleção; certificado digital, além BPO financeiro.

A atuação da Contática é variada e atende aos segmentos de saúde, incorporações imobiliárias, condomínios e associações, além do agronegócio, que está no DNA desde a fundação em 1988. Moderno, o escritório é dotado de uma automação que busca informações e soluções nas redes de computadores e por profissionais aptos a analisar as informações captadas e transmiti-las aos clientes de maneira especial, que vai além do relatório entregue por e-mail.

Foi com esta expertise, adquirida principalmente junto aos clientes do agronegócio, que o escritório se consolidou com sucesso no atendimento financeiro a loteadoras, incorporadoras, condomínios e associações, entidades que não têm uma estrutura empresarial, mas que precisam de serviços financeiros, que vão desde orçamentos, pedidos, compra, cobranças, aos pagamentos.

Conhecer bem as operações dos clientes ao longo dos anos tornou a Contática referência no segmento, agora é a sua vez de conhecer um pouco do que a Contática Contabilidade e Gestão Empresarial pode lhe oferecer, seja na contabilidade, em processos administrativos ou com a terceirização do seu financeiro do seu empreendimento. 

Afinal, a missão da Contática é cuidar da saúde contábil e financeira das empresas e agora também da sua.


 

Vídeos

Dados do Município

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.