Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Sinop

UMA GIGANTE QUE NÃO PARA DE CRESCER

Publicado em 14 de Setembro de 2020 ás 11:15 , por Uma gigante que não para de crescer!

Uma gigante que não para de crescer!

 

No olhar de quem vive o crescimento de Sinop, a perspectiva de uma cidade com jeitão de Capital

 

Quando se olha para a história de Sinop, mal podia se imaginar uma cidade tão grande e com tanto potencial para crescer ainda mais. Nasceu na década de 70, em um conturbado momento político-social que o Brasil atravessava. Mas aqueles que a pensaram tinham visão de futuro, por mais que fosse difícil prever como a cidade estaria meio século depois.

As primeiras famílias, vindas do Sul, fincaram raiz e foram trabalhar. Neste terreno abençoado foi plantado o fruto da prosperidade, e por isso há um ditado que diz: ‘quem bebe da água de Sinop, sempre quer voltar. Ou, no caso de muitos, não quer mais ir embora. Se você é daqui e está lendo este texto nesse exato momento, então entende o que estamos falando.

A maioria das cidades mato-grossenses é relativamente jovem, com até menos de 50 anos de fundação. Cada uma tem a sua força, sua particularidade, suas características e sua cultura. Mas Sinop tem o poder de reunir todas elas.

Primeiro, por estar localizada em uma região estratégica: eixo da BR-163, que liga Cuiabá e Santarém/PA. Segundo, porque o povo que a colonizou estabeleceu uma relação de amor a essa terra. Terceiro, porque é um município acolhedor e que dá oportunidades de trabalho para quem quer crescer.

A consolidação desta ‘família sinopense’ funciona porque cada cidadão é uma peça na engrenagem, em uma máquina que não para de trabalhar nem em tempos de crises – locais, nacionais ou mundiais. As pessoas que compõem essa estrutura estão alinhadas não somente com seus interesses particulares, mas também se preocupam com o bem coletivo, afinal, há oportunidade para todos.

Esse povo, distribuído em diferentes entidades, incorpora o espírito empreendedor de uma cidade cada vez mais gigante e que não vê limites para se tornar uma referência nacional em tudo o que oferece. Sem deixar de exaltar seu passado, Sinop olha para o futuro com ainda mais sede de crescimento – quem sabe, uma capital: a Capital do Nortão?

 

SINDICATO RURAL

O setor produtivo tem no Sindicato Rural de Sinop força representativa para atuar em prol de quem faz da terra o pão de cada dia de muita gente. O Sindicato foi fundado em 7 de junho de 1989 pelo produtor rural Adenis Pasqualeto. Além dele, outros cinco produtores rurais já presidiram a entidade: Natalino Piccin, Antônio Sérgio Rossani, Antônio Galvan, Leonildo Bares e o atual presidente Ilson José Redivo.

O espírito de engajamento da comunidade sinopense fica evidente entre os produtores rurais. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no início da colonização, os primeiros produtores viram na união da classe uma saída para buscar melhorias para o setor. Hoje, o reflexo é visto em toda a cadeia, que busca a valorização dos preços das commodities para suprir as oscilações de mercado.

“Vivemos em uma região que tem a agricultura como atividade econômica preponderante, com muita representativa na região. Ser presidente é motivo de muito orgulho, porque procuramos agregar os produtores em busca de soluções para os problemas comuns à classe, é dignificante”, explica Redivo.

A colheita deste ano contribuiu significativamente para o fortalecimento do setor. “Costumamos dizer que ‘quem tem fazenda, está sempre fazendo’. O fruto do trabalho do produtor é reinvestido no mercado local e o dinheiro gira aqui mesmo”.

 

SINDUSMAD

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) adquiriu status de sindicato em 21 de março de 1986. Até então, a história se passou dentro da Associação dos Madeireiros do Interior do Mato Grosso (Amim). Em 1980, empresários do setor de base florestal de Sinop se reuniram e criaram a Amim.

O setor precisava de maior representatividade junto ao Governo Federal e à Federação das Indústrias, por isso, em 1984, passou a ser a Associação Profissional das Indústrias para que, dois anos depois, pudesse se tornar sindicato. Em 1986, chega a carta de reconhecimento sindical outorgada pelo então ministro do Trabalho, Almir Pazzionotto. A filiação do Sindusmad à Fiemt trouxe mais desenvolvimento para a região. Com a filiação vieram Senai e Sesi, o primeiro responsável pela especialização de mão de obra para o setor através dos cursos que ministrou.

“O Sindusmad tem ajudado muito a sociedade sinopense, em todos os aspectos. Nós somos grandes defensores da floresta em pé”, afirma o presidente da entidade, Wilson José Volkweis.

Ao começar a atuar como sindicato, ao mesmo tempo em que houve grande crescimento industrial e comercial, surgiram as dificuldades, sendo a primeira e mais antiga a falta de energia elétrica, gerada com diesel, insuficiente para acompanhar o crescimento da cidade e das indústrias. Este problema só foi resolvido com a construção do linhão até Sinop. “Sinop tem um futuro promissor, e o Sindusmad faz parte dessa história, porque é um setor de base florestal, o pontapé para o crescimento da cidade”, completa.

 

CTG ESTÂNCIA DA AMIZADE

Bastante comum nas cidades mato-grossenses, cuja colonização se deu predominantemente pelos migrantes vindos dos 3 estados da região Sul, as comunidades gaúchas são muito representativas e cada uma costuma ter seu Centro de Tradições Gaúchas (CTG), cujo objetivo é manter vivas as memórias e tradições, além de auxiliar outras entidades a cuidar do município. Em Sinop, o CTG Estância da Amizade foi fundado em 1º de março de 1991 e tem como patrono Selson Dallagnol.

Entre os principais eventos desenvolvidos pelo CTG estão os tradicionais churrascos, bailes, rodeios e atividades artísticas. Nas palavras de Dallagnol, é um ‘coração gaúcho no Nortão de Mato Grosso’, um espaço onde o povo paranaense, catarinense e, especialmente e em maioria, o gaúcho, preserva seus costumes e tradições, transmitindo às novas gerações, matando a saudade daquilo que viveu em sua terra natal.

“Gente de coragem e admirável veio para Sinop, e hoje a gente vê um desenvolvimento enorme. São pessoas que acreditaram na cidade, na região, e acredito que nem eles esperavam um futuro tão grande e uma evolução acelerada”, afirma o presidente.

 

OAB – SUBSEÇÃO SINOP

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 6ª Subseção de Sinop, está completando 34 anos de fundação. Além da cidade, abrange os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, União do Sul e Vera. O primeiro presidente foi Sidney Marques, em 1987, quando na época a entidade da classe da advocacia ainda tinha apenas 23 advogados. Hoje, são quase 1,3 mil.

A força e representatividade da OAB contribuíram, inclusive, na instalação de cursos de bacharelado em Direito, especialmente a partir do ano de 2003. Até hoje, universidades particulares formam anualmente dezenas e dezenas de profissionais.

Nos últimos anos, o desenvolvimento de comissões temáticas também é outro ponto que fortalece ainda mais a entidade. Atualmente, são 200 advogados atuando em 17 comissões. “Além da diretoria, essa participação dos advogados contribui, por exemplo, para um parecer jurídico prestado à Câmara de Vereadores, ou através de sugestões para a Prefeitura, e até mesmo prestando serviços de forma voluntário para outras comerciantes, lojistas e agricultores”, explica o presidente da subseção, Eduardo Marques Chagas.

 

HOSPITAL DA VISÃO

O Hospital Lions da Visão de Sinop surgiu graças à parceria entre o Lions Clube, Prefeitura e a Companhia Energética de Sinop (CES), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE). Ele foi construído e entregue em setembro de 2018, porém, não chegou a ser utilizado por falta de equipamento – visto que a aparelhagem é bem mais cara do que a construção do próprio prédio.

“Estamos buscando recursos para equipá-lo, e acreditamos que até o início do próximo ano a gente consiga. Atendemos o público de Sinop e de mais 46 municípios na região, afinal, nossa missão é a de cuidar da saúde da população desde 1922”, explica o presidente do Hospital, Alfredo Murara Garcia.

Neste ano, o Lions Clube cedeu o prédio temporariamente para a Prefeitura, onde foi montado um Hospital de Campanha preparado para tratar, exclusivamente, pacientes infectados pelo novo coronavírus ou suspeitos que estejam com quadro moderado e grave.

A entidade sempre mantém parcerias com os órgãos públicos da cidade e os profissionais da saúde para atender uma população de quase um milhão de pessoas. “Costumo pedir para que as pessoas fechem os olhos por um instante e logo em seguida pergunto: ‘viu como é difícil a cegueira?’. Por isso, o Lions cuida da visão há quase 100 anos”.

 

LIONS CLUBE SINOP

Fundado em 11 de outubro de 1987, o Lions Clube de Sinop tem como principal premissa o cuidado e atenção à saúde da população, especialmente com a visão. Por isso, em todos esses anos, já realizou no município mais de 3 mil cirurgias de catarata. E mesmo sem a utilização de sua estrutura física, o Lions consegue encaminhar de 10 a 15 cirurgias de catarata por mês.

De acordo com a vice-presidente, Meri Birk, atualmente, a entidade conta com 46 membros que desenvolvem trabalhos voltados a 5 vertentes: cuidados com o meio ambiente, tratamento da diabetes, tratamento do câncer infantil, procedimentos relacionados à visão e combate à fome.

“Precisamos muito da ajuda da população, porque somente nós não conseguimos atender tudo. Por isso, é muito gratificante fazer parte do Lions. Trabalhamos para ajudar pessoas”.

 

ROTARY CLUB

O Rotary nasceu em 1905, nos Estados Unidos, movido pelo sentimento de auxílio mútuo e ideal de servir ao próximo. Para ser rotaryano, são necessários alguns pré-requisitos (ser adulto, ter bom caráter e boa reputação profissional, demonstrar interesse na prestação de serviços comunitários), mas o trabalho iniciado pelo jovem advogado Paul Percy Harris permanece até hoje nas milhares de unidades espalhadas pelo mundo.

O Rotary Club Sinop foi fundado em 12 de abril de 1982, exercendo seus precedentes de atuação, com foco no atendimento à saúde. O lema desse ano: ‘Rotary Abre Oportunidades’. “Entre os projetos, destacamos o banco ortopédico e o De Olho no Futuro, através do RCS Teles Pires, que atende alunos de escolas públicas. Temos as ações sociais desenvolvidas pelas senhoras rotaryanas e o combate à poliomielite”, afirma o presidente Robson Correa de Morais.

Neste ano, uma das ações desenvolvidas foi a entrega de cestas básicas a pessoas de baixa renda, especialmente aquelas impactadas pela Covid-19. Já o Jantar do Italiano, tradicionalmente realizado em maio, precisou ser transferido para 19 de setembro em virtude da pandemia. “As pessoas vão poder retirar a caixa com o jantar na Casa da Amizade”, completa Morais.

 

ROTARY CLUB DE SINOP TELES PIRES

A história do Rotary, que começou no início do século passado em Chicago, nos Estados Unidos, mantém o engajamento de suas ações mesmo mais de 100 anos após sua fundação. Neste ínterim, o Rotary Clube de Sinop Teles Pires, fundado em 17 de julho de 2017, tem importante participação no município, atendendo preferencialmente a população menos favorecida.

Para o Instituto de Prevenção – câncer de mama –, foi conquistado um total de 185 mil dólares para aquisição de aparelhagem, e para o tratamento da Covid-19 mais 30 mil dólares, ambos por meio da Fundação Rotária.

De acordo com o presidente Paulo Prates, a confecção de máscaras no período da pandemia também elencou os trabalhos da entidade. “Fazemos tudo em prol da população, não só de Sinop, mas dos 42 municípios atendidos. As pessoas precisam desses clubes de serviço, e por isso, nos dedicamos a esse atendimento”.

 

CDL SINOP

Com mais de 1,5 mil associados, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop é uma entidade civil de direito privado, sem fim lucrativo. Foi fundada e constituída em 22 de junho de 1983. Na época, o crédito funcionava através de cadernetas, mas com a chegada dos migrantes, não havia mais segurança. Por isso, era necessária uma união para a defesa dos interesses comuns da classe, proporcionando assim um clima de cooperação. Na década de 90, em abril de 1996 a sede própria foi inaugurada.

“A nossa economia é muito forte, e o comércio e a prestação de serviço são as principais fontes de renda de Sinop. Para isso, a CDL tem feito um trabalho de contrapartida. Abrem-se muitos comércios na cidade, mesmo em um ano atípico como este já são mais de mil novos CNPJs. Temos que estar preparados para o futuro, e a CDL está a serviço da cidade para isso”, explica o presidente Marcos Antônio Alves.

A CDL Sinop foi uma das entidades que mais evoluíram com o passar dos anos, hoje é uma das maiores entidades de Sinop e a segunda CDL do estado, segue trabalhando para amparar, orientar e representar os interesses da entidade e de seus associados. E entre os serviços oferecidos estão: SPC, Certificado Digital, CDL celular, balcão de empregos, departamento de cursos, assessoria jurídica, assessoria de marketing e jornalismo, salas de treinamento, auditório com capacidade para 180 pessoas, pavilhão de festas, entre outros. A entidade também promove campanhas nas principais datas comemorativas e promocionais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Mérito Lojista, Liquida Sinop e Natal, sendo o maior do Centro Oeste.

 

ACES

A Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces) é uma entidade que representa o empreendedor sinopense e congrega todos os setores das atividades econômicas: comércio, indústria, prestação de serviços, agricultura e profissionais liberais.

Foi fundada em 19 de maio de 1993, oferecendo aos seus associados produtos para decisões de análise de crédito e gestão de negócios, certificação digital e cursos e treinamentos para colaboradores das empresas filiadas e seus gestores, além de promover discussões do interesse do empresário junto à sociedade.

“A chegada de grandes indústrias fomentou o desenvolvimento e surgimento de novos empregos, ao mesmo tempo que trouxe uma cadeia de novas empresas. Em 2019, foram 2.229 empresas abertas, e neste ano, mesmo em meio à pandemia, tivemos até agora 1.233, boa parte prestadores de serviço”, explica o presidente da Aces, Klayton Gonçalves.

Em Sinop, a entidade atua para o desenvolvimento e fortalecimento da empresa privada. “A entidade trabalha buscando gerar movimento no comércio, com saúde e qualidade de vida aos clientes. Fomos a primeira a realizar promoções no comércio assim que ele foi reaberto, seguindo todos os protocolos (de saúde), gerando segurança e reativando a economia local”.

 

SICREDI CELEIRO

Há 30 anos o posicionamento da Sicredi Celeiro do Mato Grosso tem se pautado pelo compromisso de atuar com responsabilidade. Idealizada por 28 produtores rurais, a Cooperativa tem uma trajetória de desafios, de reconhecimentos e resultados. Sua história começou em 1989, quando teve início o projeto que se consolidou com a fundação, em 10 de fevereiro de 1990, da então Cooperativa de Crédito Rural Sorriso (Credisol).

Poucos meses após a fundação, a Cooperativa abriu suas portas em 21 de setembro de 1990, data da inauguração de sua primeira agência no município sede, Sorriso. A adesão a Compensação do Banco Sicredi em 1998, marcou o início de um caminho de muitas conquistas que estavam por vir. No ano seguinte, a cooperativa marca sua instalação em Sinop, município onde hoje possui três agências, atendendo milhares de associados.

“O Sicredi é muito forte e somos referência nos diversos segmentos. Nossa história começou com o agronegócio, mas desde 2008, como Cooperativa de Livre Admissão de Associados, passamos a atender todos os públicos, pessoas física e jurídica. Nosso crescimento se consolida pela confiança de todos os associados, hoje mais de 60 mil nos oito municípios e três distritos em que estamos presentes”, disse o vice-presidente Domingos Júnior de Sousa.

 

SICOOB NORTE MT

O Sicoob Norte MT nasceu 22 de setembro de 2015 com cinco colaboradores e 105 sócios fundadores, e hoje possui mais de 7 mil associados. Com 5 anos de existência, é o maior sistema financeiro cooperativo do país, se fazendo presente em 5 municípios do Norte do estado – avançou também para Alta Floresta, Colíder, Guarantã do Norte e Matupá. Em Sinop, são duas agências, com previsão de abertura de mais uma este ano.

Norival Curado, presidente do Sicoob Norte MT, chegou a Sinop em 1982 e acompanhou o esforço coletivo para o crescimento da cidade. “Somos uma cooperativa completa, que preenche os requisitos que a cidade precisava. Nossa região é totalmente diferenciada. Costumo dizer que devíamos ter chegado aqui há mais tempo, uns 15 anos! Mas é importante destacar que o povo que aqui chegou nos primórdios da cidade contribuiu muito para que a cidade seja essa potência, principalmente agrícola. E nós temos esse papel fundamental de fomentar a região e legitimar nossos clientes, afinal, os resultados conquistados ficam no próprio município”, descreve Curado.

 

UNESIN

A União das Entidades de Sinop (Unesin) começou efetivamente a atuar em 2014, primeiramente com ações práticas, e somente em agosto de 2019 sendo oficializada como entidade. O advogado João Paulo Avansini Carnelos foi eleito como o primeiro presidente.

“Ela representa a união de entidades da sociedade civil organizada, uma união de forças de vontade em contribuir com Sinop. São cabeças pensantes que debatem assuntos de interesse global da cidade”, afirma Carnelos.

A Unesin tem como principal missão apoiar e desenvolver ações para a defesa elevação e manutenção da qualidade de vida da população de Sinop e região, conciliando desenvolvimento social, econômico e ambiental, pensando no presente e futuro.

“No nosso regime democrático, todo e qualquer assunto é debatido inicialmente por cada entidade internamente e, após seu posicionamento, surge um debate técnico e transparente. As proposições e sugestões são proativas e positivas no desenvolvimento de Sinop”, lembra o presidente, citando debates em torno da ampliação e aquisição de equipamentos para o Aeroporto Municipal e participação na discussão do Plano Diretor.

Fazem parte da Unesin: Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Associação das Empresas Loteadoras de Sinop (Aelos), Associação Dos Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Aenor), Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Arqnorte), Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (Asccont), Associação Hotéis de Sinop Convention & Visitor Bureau, Associação Médica de Sinop (AMS), Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte), Cooperativa de Transportadores e Profissionais da Área de Logística e Transporte de Cargas de Sinop (Cooperlog), Associação Floresta Urbana de Sinop, Conselho de Pastores Evangélicos de Sinop e Região (Copas), Maçonaria, Mitra Diocesana de Sinop, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mato Grosso, Rotary Club de Sinop, Lions Clube, Sindicato Rural de Sinop e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).

 

AVIP

Sinop é sede da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso (Avip). A primeira ação desenvolvida pela entidade foi um leilão, realizado em 10 de junho de 1998, no dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Nesses dois últimos anos, ações têm sido desenvolvidas nos municípios da região, como Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Ao todo, mais de R$ 4 milhões foram arrecadados para implantação da unidade fixa e móvel do Norte do Mato Grosso para a realização de exames preventivos de câncer de mama.

“Câncer é um grande problema no mundo, a doença que mais cresce. Estimativas apontam que em 2050 cada um em cinco pessoa terão câncer. São necessárias medidas de prevenção. Em parceria com o Instituto de Prevenção, teremos em breve, em Sinop, uma unidade filial do Hospital de Amor para fazer atendimento e acompanhamento”, afirma o vice-presidente da Avip, Mário Sugizaki.

Dados do Município

Sinop é um município brasileiro distante 479 km da capital Cuiabá, localizado no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população foi estimada em 146.005, em 2020, porém, dados municipais apontam para mais de 195 mil habitantes.
O município possui a 5ª maior economia com PIB de R$ 5.626.287.120 (aproximadamente R$ 5,62 bilhões).
Localizada no eixo da BR-163, a Capital do Nortão é polo em educação (17 mil estudantes) e em saúde (possui inúmeras especialidades médicas). O estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, da revista Exame, aponta o município na 33ª posição em todo o país (2019). Sua força econômica está baseada nos setores de serviço (que movimenta R$ 3,3 bilhões), industrial (R$ 496,2 milhões) e agropecuário (R$ 265,9 milhões). A abertura de novas empresas mais que dobrou nos últimos 10 anos, sendo que de janeiro a junho (2020), 1.233 empresas registraram seu CNPJ.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.