Boa tarde, Quarta Feira 03 de Setembro de 2025

Rota Norte BR 163

OÁSIS DA AMAZÔNIA

Publicado em 03 de Setembro de 2025 ás 10:02

Um Oásis cada vez mais real

O complexo náutico residencial nasce como símbolo de transformação e legado no coração da floresta. Inspirado nos melhores projetos urbanísticos do mundo, o Oásis da Amazônia une natureza preservada, lazer sofisticado e infraestrutura de alto padrão, com condomínios, resort e iate clube integrados à paisagem

Imagine um lugar onde a grandiosidade da natureza encontra a sofisticação da vida moderna. Onde cada espaço foi planejado para proporcionar bem-estar, segurança e contemplação. Esse lugar existe — e está ganhando forma no coração da floresta. O Oásis da Amazônia não é apenas um empreendimento: é um legado, uma experiência eterna idealizada pela Expand Empreendimentos.

Localizado no município de Cláudia, a aproximadamente 43 km de Sinop, o Oásis começou a surgir quando aproximadamente mil hectares da Fazenda Dona Ângela foram alagados, em 2019, em função da construção da Usina Hidrelétrica Sinop. Enquanto muitos dos produtores rurais do entorno ficaram preocupados com o risco de perderem as propriedades, Itamir e Carlos Trombetta preferiram ver a situação como um ‘presente de Deus’ e transformar aquela porção de água em um empreendimento que trará enorme desenvolvimento turístico e esportivo para a região.

“Na hora, a gente entendeu que aquilo era um presente de Deus. Em vez de lamentar, decidimos sonhar grande e criar algo que deixasse uma marca positiva para a região e para o futuro das nossas famílias”, afirma Itamir, sócio proprietário da Expand Empreendimentos.

Inspirado nos melhores projetos urbanísticos do mundo, o Oásis nasce como um complexo náutico residencial pensado para atravessar gerações. Com mais de 2,3 milhões de m², o empreendimento reúne em um só lugar natureza exuberante, conforto, tecnologia e oportunidades de lazer incomparáveis. Trata-se da maior e mais completa estrutura náutica integrada da região Norte de Mato Grosso, em uma das áreas mais bonitas e estratégicas da Amazônia.

“Nosso objetivo sempre foi criar um lugar que unisse o melhor da natureza com o melhor da engenharia, respeitando o bioma e entregando uma experiência de vida realmente única. Cada metro quadrado aqui carrega essa missão”, destaca Carlos, também sócio fundador do Oásis da Amazônia.

Nas palavras de seus idealizadores, o Oásis é “a materialização de um legado concebido para atravessar gerações”. E isso fica evidente em cada etapa da obra, em cada paisagem preservada e em cada solução pensada para integrar o ser humano ao ambiente natural de forma harmônica e duradoura. Ali, o verdadeiro espetáculo sempre esteve presente: nas águas que refletem o céu, na mata que respira o silêncio e no pôr do sol que emociona. O empreendimento apenas potencializa o que a natureza já oferece — com bom gosto, planejamento e visão de futuro.

O complexo está sendo executado com um masterplan de 10 anos e, atualmente, três frentes de obra estão em andamento: o Condomínio Praia Uatumã, o Resort Hotel e o Iate Clube Teles Pires.

O Condomínio Praia Uatumã, com 435 lotes residenciais de alto padrão, já está com as obras de infraestrutura praticamente finalizadas. Em julho de 2025, os primeiros proprietários poderão iniciar a construção de suas casas, e a entrega do condomínio Uatumã está prevista para dezembro do mesmo ano. O projeto inclui vias arborizadas, acesso controlado e uma área de lazer completa à beira do rio — com píer exclusivo, praia privativa, restaurante praiano, salão de festas, dois lagos artificiais, quiosques e opções de esporte e descanso. Além disso, o cliente do Uatumã foi contemplado com acesso livre a área de lazer do Wyndham Oásis Mato Grosso Resort, uma vantagem apenas desse condomínio. O condomínio Praia Uatumã está registrado sob o R1/8.026, já possuindo matriculas individualizadas de todos os lotes. Além disso, o empreendimento conta com Patrimônio de Afetação, contando com o que há de mais seguro juridicamente atualmente no Brasil. 

Paralelamente, as obras do Resort Hotel também avançam. Sob a bandeira da Wyndham Hotels & Resorts, o hotel contará com bangalôs, suítes com vista para o rio, centro de eventos, spa e experiências gastronômicas valorizando ingredientes amazônicos. Atualmente, está em construção a área molhada com quase 4 mil m² de piscinas, todas já com a estrutura de concreto finalizada. A operação do hotel está prevista para iniciar em 2028, com cerca de 100 unidades habitacionais — representando 25% da capacidade total.

Outro pilar do complexo, o Iate Clube Teles Pires, que já está em funcionamento com infraestrutura para atender até 50 embarcações, incluindo lanchas, barcos de pesca e iates. O projeto também contempla 6 chalés voltados para o turismo de pesca esportiva, sendo que um deles já construído e disponível para locação. O modelo oferece estrutura para até seis pessoas, com embarcações e guias especializados, proporcionando uma experiência imersiva no Oásis da Amazônia.

“O Oásis é mais do que um conjunto de empreendimentos. É um movimento. É a construção de um destino que vai impactar economicamente, socialmente e culturalmente toda a região. Temos orgulho de fazer parte de algo que é maior do que nós”, explica a gestora da Expand, Rafaela Bazinski Trombetta Watanabe.

A mobilidade também é prioridade. A estrada municipal de acesso ao complexo já foi aberta e está cascalhada, com previsão de pavimentação até o fim de 2025, garantindo conforto e segurança aos visitantes. E, para quem chega pelo ar, uma pista de pouso para aeronaves de pequeno porte já está com a sub-base finalizada e apta para operação, enquanto aguarda a liberação formal da ANAC.

 

Um legado que já começou a se realizar

Mais do que um lugar para morar ou visitar, o Oásis da Amazônia é um símbolo de transformação. Ele mostra que é possível investir na Amazônia com responsabilidade, combinando desenvolvimento econômico com preservação ambiental e respeito às comunidades. O projeto está sendo implantado em fases, com obras já em andamento e investimentos sólidos. O masterplan urbano foi cuidadosamente desenhado para garantir que as etapas do empreendimento evoluam sem perder o equilíbrio entre infraestrutura e natureza.

Cada detalhe do projeto carrega a visão de legado da família Trombetta, não como algo estático ou simbólico, mas como um compromisso vivo e contínuo com o território. Um legado que se constrói com infraestrutura sólida, com integração ambiental, com respeito à cultura regional — e, principalmente, com pessoas.

“A gente sempre pensou no Oásis como um presente que queremos deixar não só para os nossos filhos e netos, mas para todos que acreditam no poder de transformar o território com consciência e beleza”, reforça Itamir. “O conceito de legado aqui está nos valores. Está na decisão de não explorar, mas conviver com a floresta. De não apenas construir, mas pertencer. Isso é o que torna o Oásis eterno”, completa Rafaela.

A região vive um momento de crescimento impulsionado por agronegócio, comércio e novos empreendimentos. O Oásis chega como um marco que reposiciona Cláudia e Sinop no mapa nacional. Ao atrair turismo de alto padrão, movimentar a economia e fortalecer infraestrutura, o complexo contribui para a construção de uma nova identidade urbana – uma identidade que honra o passado e olha o futuro com ousadia e propósito.

Como diz a campanha institucional: “O Oásis da Amazônia não é apenas um lugar. É um destino. É um legado. É eterno.” Essa “eternidade” é traduzida não apenas nas construções, mas nos valores — no lar que se constrói para moradores, nas memórias de visitantes e nas gerações que herdarão esse sonho coletivo.

O Oásis da Amazônia mostra que é possível sonhar grande — e transformar esse sonho em realidade, com equilíbrio, beleza e alma. Um refúgio atemporal, onde a natureza reina absoluta e incontestável.

Vídeos

Dados do Município

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.