LOGÍSTICA
Os caminhos da produção
Importantes rodovias federais e estaduais cortam Primavera do Leste facilitando o escoamento de produtos agrícolas e manufaturados
Por Valmir Faria
Além da grande oferta de matéria-prima e de sua localização, Primavera do Leste tem uma logística que favorece e contribui com a atração de novos empreendimentos em todos os setores da economia devido à sua localização e sua malha rodoviária.
A cidade fica a 130 quilômetros de Rondonópolis, onde está o terminal de cargas da Rumo Logística, concessionária que administra a Ferrovia Norte-Sul (Ferronorte) e que faz a ligação entre o Mato Grosso e o porto de Santos, em São Paulo.
O trajeto entre as duas cidades é feito pela MT-130, rodovia que é administrada pela iniciativa privada e pode ser facilmente percorrido em pouco mais de duas horas. Essa proximidade reduz os custos com o frete, o que é favorável aos produtores e empresários.
Primavera do Leste também é cortada pela BR-070, que liga Goiás a Cáceres, na divisa com a Bolívia. Esta rodovia se une à BR-364/163 na Serra de São Vicente, em Campo Verde, e fazem a ligação com Cuiabá e são alternativas para o escoamento, principalmente de grãos, pelo porto de Porto Velho, em Rondônia.
Se o município já tem uma boa logística, ela pode ficar ainda melhor. A pavimentação da MT-130 entre Paranatinga e Sorriso, vai criar mais uma rota para o escoamento da produção de Primavera do Leste ligando a cidade a Sinop e a Lucas do Rio Verde, onde está prevista a implantação de terminais da Ferrogrão e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) facilitando a exportação dos produtos pelos portos da região Norte do Brasil.
Além disso, a pavimentação de rodovias como a MT-020, que se interligará com a MT-130 e com a MT-140, vai melhorar a integração de municípios como Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Campinápolis, Santo Antônio do Leste, Novo Joaquim e Querência com a região Sul e Leste do Estado, onde está Primavera do Leste.
A pavimentação da MT-130 e da MT-020, além de fomentar ainda mais a agricultura, facilitará também a ligação entre o Vale do Araguaia e o terminal de embarque da Ferronorte em Rondonópolis, reduzindo a distância em até 200 quilômetros. Atualmente, grande parte dos produtos é transportada pelas BR-158 e 070, passando por Barra do Garças, já na divisa com Goiás.
A pavimentação das rodovias vai facilitar o escoamento da produção agrícola da região Sul de Mato Grosso pelos portos da região Norte do Brasil, pois há projeto em estudo para a construção de um terminal da Ferronorte em Lucas do Rio Verde e outro da Ferrogrão, em Sinop.
Lá vem o trem!
Outro importante incremento na logística de Primavera do Leste e da região é o prolongamento dos trilhos da Ferronorte entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, proposta que está em fase de estudos para a elaboração de projeto e que é aguardada com grande otimismo por produtores e empresários.
A ampliação dos trilhos até Lucas do Rio Verde vai ampliar a oferta de escoamento da safra agrícola colhida na região Sul de Mato Grosso, que poderá ser exportada pelo porto de Miritituba, no Pará, diminuindo os custos com o frete rodoviário.
De acordo com as informações, a proposta da Rumo Logística, empresa que detém a concessão da Ferronorte, é construir um terminal de embarque em Primavera do Leste. Por três vezes, representantes da concessionária estiveram na cidade. A última foi no mês de julho.
De acordo com Danilo Veras, diretor da Rumo Logística, a produção agrícola de Mato Grosso deve crescer até 2030, chegando a 120 milhões de toneladas e Primavera do Leste tem grande relevância nesse contexto. Essa importância amplia as possibilidades da construção do terminal.
A Rumo é a maior concessionária logística do Brasil, administrando 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e 14 mil quilômetros de trilhos em nove estados brasileiros.
CARVALIMA TRANSPORTES
CARVALIMA TRANSPORTES
Empresa de encomendas consolidada a mais de 30 anos, que otimiza resultados em logística, com várias rotas que permitem enviar ou receber cargas por todo pais com segurança.
O polo de Primavera do Leste integra as cargas dos municípios de Poxoréo e Santo Antônio do Leste, que diariamente movimenta em média de 900 volumes.
Há 16 anos no comando da unidade Carvalima Transportes de Primavera do Leste a gestora Alexsandra Campos, relata que a unidade está preparada para atender as mais variadas demandas do setor de transportes. A Carvalima Transportes conta com uma frota rastreada e equipamentos para melhor segurança dos envolvidos e das cargas manuseadas.
A gestora destaca o potencial de Primavera do Leste que vem se destacando em um cenário do Agronegócio que muito contribui para o desenvolvimento do nosso Mato Grosso e consequentemente fortalecendo o país.
Atendemos as demandas do transporte de empresas renomadas da cidade bem como fazendas e comércio em geral com agilidade e segurança.
Toda confiança depositada na unidade, pode ser medida com a movimentação e o atendimento de 200 clientes todos os dias.
Alexsandra salienta ainda que a empresa está preparada para atender o aumento das demandas por entregas de compras pela Internet e que, para melhorar ainda mais o atendimento, melhorias estão sendo realizadas nas instalações da empresa, que conta com amplo galpão para depósito e setor administrativo.