Bom dia, Terça Feira 30 de Abril de 2024

Educação

EDUCAÇÃO

Publicado em 12 de Agosto de 2021 ás 08:04 , por Primavera caminha para ser polo regional de ensino

Primavera caminha para ser polo regional de ensino

Com ensino de qualidade em todos os níveis, Primavera do Leste tem se consolidado como um centro de excelência em aprendizagem

 

Por: Valmir Faria

Como polo de uma região formada por mais dez municípios, Primavera do Leste é referência em educação graças à qualidade do ensino ofertado tanto na rede pública municipal, estadual e federal, quanto na rede particular. 

Além da excelência pedagógica, a estrutura física existente - com prédios bem planejados que oferecem conforto, segurança e comodidade aos alunos, professores e servidores -, contribui para um aprendizado de qualidade. 

O ensino ofertado vai do básico à graduação e também pós-graduação em diversas áreas. Instituições como a Universidade de Cuiabá (UNIC) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFMT) estão presentes no município formando profissionais que são disputados pelo mercado de trabalho. A cidade conta também com vários cursos de ensino superior a distância (EAD).

Ensino Superior

A primeira instituição de ensino superior a oferecer curso de graduação em Primavera do Leste foi a Universidade Federal de Mato Grosso, que, ainda no início dos anos 90, implantou o curso de Ciências Contábeis. 

No início da década de 2000, a oferta de cursos de graduação foi ampliada pela UFMT, com a criação de turmas especiais em 4 cursos, que acabaram sendo extintos posteriormente. 

Por volta de 2005, a Unicentral se instalou na cidade oferecendo também vários cursos de graduação, entre eles o de Direito. A Faculdade foi vendida à Universidade de Cuiabá, que está presente no município até os dias de hoje, oferecendo 14 cursos presenciais de graduação, 44 cursos de graduação a distância (EaD) e 98 de pós-graduação a distância.

A ampliação da oferta de cursos superiores e de cursos técnicos, será incrementada com a instalação da Faculdade de Sinop (Fasipe) e com a conclusão da escola técnica estadual. 

De acordo com o diretor-presidente do Grupo Fasipe, Deivison Pinto, a escolha de Primavera do Leste para a implantação de um campus se deu em razão do seu desenvolvimento e do seu potencial econômico. “Embora a cidade não esteja no eixo da BR 163, ela vem crescendo muito além do que ela poderia crescer. Uma cidade promissora, produtora e que gosta de trabalho”, diz ele.  

O primeiro curso da Fasipe a funcionar em Primavera é o de odontologia, mas Deivison adianta que o grupo tem uma grande expectativa em relação à cidade e a previsão é que nos próximos cinco anos mais 20 cursos devam ser abertos. “Teremos todos os demais cursos de graduação que oferecemos em Sinop, inclusive medicina veterinária, zootecnia e agronomia”, informa. 

As obras de terraplanagem do novo campus da Fasipe, que será construído no bairro Buritis, já foram iniciadas. Por enquanto, as aulas do curso de odontologia estão sendo ministradas no Colégio San Petrus. 

Diretor-proprietário do Colégio San Petrus, criado em 2019, o empresário José Peres de Souza Filho, destaca que Primavera do Leste, a cada dia que passa, consolida-se como polo educacional. 

O Colégio, que adota o sistema Anglo de aprendizagem, chegou para aumentar a qualidade do ensino ofertado na cidade. “Nós montamos toda uma proposta para Primavera do Leste de acordo com a cidade e com o que a gente viu. Nós trouxemos aquilo que de melhor podemos oferecer à Primavera”, completa. 

Luciana Peixoto, Diretora-administrativa do Centro Educacional Primavera, a primeira escola particular a ser criada na cidade, ainda em 1986, aponta que “o mercado educacional tem crescido muito nos últimos anos, em Primavera do Leste”.  “Temos hoje, um cenário muito promissor no ensino privado, seja em escolas de educação básica ou ensino superior”, diz ela. 

A empresária ressalta que o CEP investe cada vez mais para oferecer um ensino de excelência. “E por isso nossas perspectivas são as melhores possíveis, afinal são 35 anos de valores sólidos e excelentes práticas educacionais, marcando o passado, dando forma ao presente e abrindo possibilidades para o futuro”, ressalta. 

Criado no ano 2000, o Colégio Mãe da Divina Providência faz parte do rol das instituições de ensino que dão à Primavera do Leste o status de polo de excelência em educação, promovendo o desenvolvimento integral das potencialidades dos alunos. “A fim de que se tornem cidadãos conscientes, capazes de construir sua personalidade, contribuindo para tornar a sociedade em que vivem mais justa e fraterna, descobrindo seu lugar e sua missão no mundo, sua vocação”, diz a diretora, irmã Rita Aparecida Jaguszeski.

Em 2017, a empresária Liane Andreia Leobet Eschiezaro, criou o Colégio Infantil Germinar, que,  em pouco mais de quatro anos de atuação, vem crescendo e contribuindo com a melhoria da qualidade da educação em Primavera do Leste, ancorado na qualidade do seu corpo técnico e docente.

A metodologia adotada pelo Colégio Infantil Germinar é da FTB Sistema de Ensino, que, conforme explica Liane, se baseia no lúdico e na atenção total à criança. “Educação infantil não é só a aprendizagem, é cuidar também”, enfatiza ela. 



Tecnologia voltada para o campo 

Diretor do campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) de Primavera do Leste, criado em 2011, Dimorvan Alencar Brescancin explica que os cursos ofertados pela instituição são voltados à área de tecnologia, mas possuem correlação com a agropecuária, uma das principais bases econômicas do município. 

Atualmente o IFMT oferta 5 cursos técnicos: Eletrotécnica, Eletromecânica, Logística, Informática e Manutenção de Aeronaves. Os cursos superiores são: Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O Campus do IFMT em Primavera, que começou a funcionar em 2013, atende 1,2 mil alunos. 

Rede de ensino

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, além de duas instituições de ensino superior com cursos presenciais, Primavera do Leste conta com 23 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental e 16 creches e centros educacionais.

Existem também 19 escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio, uma escola de Educação Especial (APAE) e 9 estabelecimentos particulares de Educação Infantil e Ensino Médio.  A clientela escolar em 2020, de acordo com o IBGE, era formada por 18.501 alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 

Capacitação garante ensino de qualidade

Secretária municipal de Educação, Adriana Tomasoni atribui a qualidade da educação em Primavera do Leste, especialmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que são de responsabilidade do Município, à continuidade do trabalho que é desenvolvido ao longo dos anos na formação e na capacitação dos professores. 

De acordo com ela, é preciso mais que somente construir escola, é necessário que se faça investimentos no preparo dos educadores e também na aquisição de equipamentos para que eles possam desenvolver ações pedagógicas inovadoras. 

“É preciso uma gama de situações para além de uma estrutura física para que se tenha resultado. E Primavera vem há alguns, anos fazendo esse entendimento”, frisa ela. “Nós temos nos últimos anos, principalmente na Rede Municipal, feito um investimento maciço na formação de professores, pois são eles a grande mola de todo o processo”, ressalta. “O nosso objetivo final é a qualidade do ensino que a gente oferta ao estudante, mas quem faz isso de fato, quem coloca a mão na massa para a construção disso, é o professor”, completa. 

Adriana acrescenta que o respeito às individualidades e às características de cada comunidade onde a escola está inserida, também é fator contribuinte para melhorar a qualidade do ensino. 

“A gente precisa discutir a escola de dentro pra fora”, diz ela. “Eu não posso mandar um projeto pronto e dizer: executem porque vai dar certo. Não vai porque nada que nasce do outro para mim tem sentido e significado. Isso é um paralelo que a gente faz dentro da formação”, continua. “Tem que nascer do desejo da comunidade escolar, porque cada uma delas tem a sua realidade própria. A especificidade da unidade escolar tem que ser levada em conta”, completa. 

 

IDEB acima da média

Em 2019, as séries iniciais das escolas municipais tiveram bom desempenho na avaliação do IDEB, alcançando 5,7, indicador acima da meta estipulada que era de 5,5. Nas séries finais, o índice foi de 5,5 para uma meta que era de 5,1. Nas escolas estaduais, as séries iniciais tiveram um índice de 6,0, superior à meta de 5,8 e nas séries finais, o índice foi de 4,5.

Educação

ASOU ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Publicado em 20 de Julho de 2021 ás 13:08 , por Empresários criam escola para formação de desen

Empresários criam escola para formação de desenvolvedores de software

A ASOU Escola de Desenvolvedores de Sistemas e Formação Profissional oferecerá cursos com duração de 6 meses.

A partir do final dos anos de 1990, a tecnologia da informação ganhou espaço em todos os setores, exigindo cada vez mais profissionais capacitados que dominem e desenvolvam softwares que atendam a necessidade das pequenas, médias e grandes empresas, tornando mais fácil a rotina de trabalho e agilizando os processos. 

Atentos a isso, um grupo de empresários criou a ASOU, uma escola especializada na formação de desenvolvedores de software. A nova empresa, que começará a funcionar no início de agosto, é o resultado da parceria estratégica entre a Amazônia Sistemas, que atua no mercado de software para micros, pequenas e médias empresas do varejo, e a SAA Solução e Gestão Empresarial, com larga experiência no desenvolvimento de software para gestão do agronegócio.   

“A ideia é formar profissionais para o mercado e também para as nossas empresas”, destaca Jocelino Godoi, um dos sócios da ASOU Escola de Tecnologia, Desenvolvimento e Formação de Profissionais. “O público-alvo da nova escola são os recém-formados na área de tecnologia da informação, mas que necessitam aprimorar ainda mais seus conhecimentos; jovens que buscam uma qualificação para ingressar no mercado de trabalho e pessoas que queiram se aprofundar no mundo do desenvolvimento de software”, explica Jocelino Godoi. 

As aulas serão ministradas por profissionais altamente capacitados, com o curso tendo a duração de 6 meses, aproximadamente 150 horas. “Já no final do primeiro curso o aluno estará apto a ingressar no mercado de trabalho”, diz Mauro Paglione, um dos sócios da empresa. 

De acordo com Paglione, os alunos serão avaliados ao final do curso e, aqueles que obtiverem aproveitamento acima de 85%, assinarão um pré-contrato com a Amazônia Sistema e com a SAA Solução e Gestão Empresarial. “Porém, nosso foco principal é conectar esses profissionais com as empresas através de um banco de talentos”, observa ele. 

Conforme destacou Jocelino Godoi, um dos projetos da escola para o futuro é trabalhar com o sistema de Educação a Distância (EaD), facilitando para que mais pessoas tenham acesso ao curso. Além de Mauro e Jocelino, a ASOU Escola de Tecnologia, Desenvolvimento e Formação de Profissionais tem como sócios Andrey Silva de Almeida, Edivandro Parpinelli, Fabio Lima da Silva, Rafael Sousa Bueno e Ricardo Pereira Guedes. 

Educação

COLÉGIO SAN PETRUS

Publicado em 21 de Julho de 2021 ás 11:19 , por Onde o futuro se faz presente

Onde o futuro se faz presente

 Funcionando há pouco mais de um ano, colégio alia tecnologia, metodologia de ensino comprovada, espaço e participação da família no processo de aprendizagem 

Como polo regional de Educação, Primavera do Leste atrai grandes investimentos no setor que aliam a qualidade do ensino, comodidade, conforto, segurança, professores gabaritados e um sistema pedagógico adequado para cada faixa etária. 

Um dos exemplos é o Colégio San Petrus. Tendo iniciado as atividades em 2020, o Colégio tem, conforme destacou o diretor-proprietário José Peres de Souza Filho, um projeto pedagógico elaborado de acordo com as características da clientela escolar do município e que começou a ser desenhado ainda em 2019. 

“Nós montamos toda uma proposta para Primavera do Leste de acordo com a cidade e com o que a gente viu. O que nós oferecemos é o que nós planejamos”, observa o diretor. “Nós trouxemos aquilo que de melhor podemos oferecer à Primavera”, completa. 

O Colégio, de acordo com Peres, tem 70% do seu quadro de professores com curso de doutorado ou mestrado em suas respectivas áreas de atuação e atende da Educação Infantil até o Ensino Médio completo. 

O Colégio San Petrus trabalha com o Sistema Anglo de Ensino, um dos mais tradicionais, renomados e conhecidos métodos educacionais do Brasil. “Hoje é o que há de mais moderno dentro da educação”, enfatiza o diretor. 

A metodologia do Colégio, explica Peres, busca a interação dos familiares com o ambiente escolar.  “O  San Petrus quer justamente isso: oferecer uma pedagogia diferenciada, principalmente com os pais dentro da Escola, participando junto com o desenvolvimento do aluno. Esse é um dos maiores desafios, porque é isso que mais nós necessitamos, que é estar junto com a família”, ressalta. Todos os professores, frisa ele, foram treinados pelo Anglo. 

Tecnologia no ensino

E toda essa excelência do método de ensino está sendo aplicada no Colégio San Petrus. Um exemplo é o uso de chromebooks pelos alunos do sexto ano ao ensino médio. A tecnologia permite o acesso à plataforma digital learning book, que conecta alunos, famílias, escola e professores por meio de um conteúdo pedagógico 100% digital. 

“O aluno não entra com o material físico na escola, pois ele tem todo o sistema de aprendizagem, todas as apostilas, dentro de um computador. Ele usa o caderno, mas todos os livros estão dentro do computador”, explica Peres. “Essa plataforma facilita muito a aprendizagem devido à facilidade que eles têm com a tecnologia”, continua. “Isso despertou neles um interesse maior, um envolvimento melhor. Temos praticamente zero de indisciplina em sala de aula porque o aluno está em algo que é da geração dele”, completa.

Peres destaca que mesmo durante a pandemia da Covid-19, as aulas no Colégio San Petrus estão sendo ministradas de forma presencial e com total segurança aos alunos.  Ele comenta também que dentro da metodologia do Colégio, está o incentivo para que os estudantes participem de olimpíadas educacionais e de concursos. 

Em 2020, um aluno do ensino médio do Colégio San Petrus foi premiado em segundo lugar no concurso de poesia da Universidade Estadual de Mato Grosso. O primeiro colocado foi uma escritora e a terceira colocada uma professora.  

Estrutura e investimentos

Com investimentos de R$ 5 milhões na construção do prédio, o Colégio San Petrus conta com amplos espaços, pátios arejados, brinquedoteca, biblioteca, laboratório de informática, cantina, playground, quadra poliesportiva e piscina aquecida. Uma rua exclusiva e com cobertura, permite o embarque e o desembarque dos alunos de forma segura e confortável mesmo em período de chuva. “A gente trouxe uma estrutura que não tinha em Primavera. Estamos trazendo algo de muito moderno”, destaca o diretor-proprietário do Colégio, José Peres de Souza Filho. 

Ele explica que escolheu Primavera do Leste após realizar uma pesquisa de mercado, e por ser a cidade, uma das mais importantes do estado no quesito econômico. “Eu acredito muito em Primavera. Eu vejo que Primavera nos próximos cinco anos é um dos municípios que mais vai crescer no estado”, diz ele. 

Esse desenvolvimento, segundo ele, pode ser notado no próprio San Petrus que, em 2020, mesmo durante a pandemia, ampliou sua capacidade em mais dez salas. Hoje o Colégio atende 450 alunos, porém, a proposta é chegar a 1,6 mil.  “Eu diria que a gente teve um acerto muito grande em ter vindo pra cá”, afirma. 

 “O Colégio San Petrus quer justamente isso: oferecer uma pedagogia diferenciada, principalmente com os pais dentro da Escola, participando junto com o desenvolvimento do aluno”, José Peres de Souza Filho. 

 

Educação

FASIPE

Publicado em 21 de Julho de 2021 ás 11:53 , por GRUPO FASIPE HÁ QUASE 20 ANOS NO MERCADO EDUCACIO

GRUPO FASIPE HÁ QUASE 20 ANOS NO MERCADO EDUCACIONAL 

O surgimento do Grupo Fasipe se deu no ano de 2002, devido a importância e a necessidade de implantar uma instituição de ensino superior de qualidade em Sinop e região. Ensino esse, que hoje se torna diferenciado, acessível e inovador.

Com o passar do tempo, mediante ao sucesso e a credibilidade do ensino, decidiu-se então, expandir o grupo e arraigar-se em novas regiões e outras cidades. A segunda unidade foi implantada em Cuiabá, uma vez que, a cidade possuía um considerável crescimento econômico e populacional. A partir de então, iniciou-se a expansão do grupo Fasipe pelo estado de Mato Grosso, e hoje possui unidades nas cidades de Rondonópolis, Sorriso e Primavera do Leste. Todas em pleno funcionamento. 

Somando-se todas as unidades, o Grupo Fasipe conta com mais de 7 mil alunos, e gera mais de 2 mil empregos. Em Sinop, na UNIFASIPE são mais de 20 opções de cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos e autorizados pelo MEC (Ministério da Educação).  

Na cidade de Sinop somos Centro Universitário, contemplando duas unidades, uma localizada no Bairro Aquarela das Artes e outra no Residencial Florença. Em breve teremos unidades em Tangará da Serra, Lucas do Rio verde e Brasília no Distrito Federal.

NOVIDADES

No último mês foi oficializado a entrega do projeto da área de construção do novo Campus da Faculdade Fasipe Primavera do Leste no Buritis Universitário, a área é uma doação do empresário, Marco Antonio Kunzler, proprietário da Campo Incorporadora e tem aproximadamente 80.000m2 de área. Kunzler, acredita que a educação é a mola propulsora desse país. 

No segundo semestre de 2021 o Grupo Fasipe irá inaugurar na Faculdade Fasipe CPA, em Cuiabá a FASICLIN. (Complexo de Clínicas e Laboratórios Fasipe). 

A FASICLIN é uma clínica escola que presta atendimento ao paciente, com o intuito de atender à comunidade menos favorecida da região. Dentre os serviços prestados estão inclusos os serviços de: Fisioterapia, Odontologia, Educação Física, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, e Estética e Cosmética. Os cursos da área da saúde são os mais procurados nas nossas unidades, e por meio da FASICLIN, será possível oferecer serviços nessas áreas para a população de Cuiabá e região.

Devido a credibilidade e a experiência que temos na cidade de Sinop, atualmente a FASICLIN atende, mensalmente, mais de 3.500 pessoas. Essa mesma excelência, em breve, também será realidade na cidade de Cuiabá. Sabendo que o aprendizado se dá, também, por meio da prática, nas clínicas, nossos estudantes aplicam seus conhecimentos no dia a dia, contando sempre com a supervisão dos professores. Em um futuro próximo todas a unidades em todas cidades terão uma clínica FASICLIN (Complexo de Clínicas). 

O Diretor- Presidente do Grupo Fasipe, Deivison Pinto, ressalva que o compromisso do grupo é com a educação, em todos os níveis, e por isso teremos mais uma novidade, Colégio San Petrus em Sinop. O Colégio San Petrus está implantado em Sorriso desde 2020, e a partir de 2022 será instalado na cidade de Sinop. O objetivo do grupo é implantar um Colégio onde houver uma unidade da Faculdade Fasipe.

Em Cuiabá, além da unidade da Faculdade Fasipe CPA que já está em funcionamento, tem-se o projeto para a construção de mais duas unidades. Em andamento tem a construção da Faculdade Fasipe Fernando Corrêa, com previsão de inauguração em janeiro de 2022. 

Deivison ressalva, “todas as cidades têm diferenças, e é tradição do Grupo Fasipe estudar o perfil de cada cidade para interagir com a sociedade/população local e entender suas necessidades, respeitando a individualidade de cada município”, Conclui. 

 

Educação

Asou escola de desenvolvimento de software

Publicado em 29 de Julho de 2021 ás 19:06 , por Empresários criam escola para formação de desen

Asou escola de desenvolvimento de software

Empresários criam escola para formação de desenvolvedores de software

 

A ASOU Escola de Desenvolvedores de  Software e Formação Profissional oferecerá cursos com duração de 6 meses.

A partir do final dos anos de 1990, a tecnologia da informação ganhou espaço em todos os setores, exigindo cada vez mais profissionais capacitados que dominem e desenvolvam softwares que atendam a necessidade das pequenas, médias e grandes empresas, tornando mais fácil a rotina de trabalho e agilizando os processos. 

Atentos a isso, um grupo de empresários criou a ASOU, uma escola especializada na formação de desenvolvedores de software. A nova empresa, que começará a funcionar no início de agosto, é o resultado da parceria estratégica entre a Amazônia Sistemas, que atua no mercado de software para micros, pequenas e médias empresas do varejo, e a SAA Solução e Gestão Empresarial, com larga experiência no desenvolvimento de software para gestão do agronegócio.   

“A ideia é formar profissionais para o mercado e também para as nossas empresas”, destaca Jocelino Godoi, um dos sócios da ASOU Escola de Tecnologia, Desenvolvimento e Formação de Profissionais. “O público-alvo da nova escola são os recém-formados na área de tecnologia da informação, mas que necessitam aprimorar ainda mais seus conhecimentos; jovens que buscam uma qualificação para ingressar no mercado de trabalho e pessoas que queiram se aprofundar no mundo do desenvolvimento de software”, explica Jocelino Godoi. 

As aulas serão ministradas por profissionais altamente capacitados, com o curso tendo a duração de 6 meses, aproximadamente 150 horas. “Já no final do primeiro curso o aluno estará pronto para ingressar no mercado de trabalho”, diz Mauro Paglione, um dos sócios da empresa. 

De acordo com Paglione, os alunos serão avaliados ao final do curso e, aqueles que obtiverem aproveitamento acima de 85%, assinarão um pré-contrato com a Amazônia  Sistemas  e com a SAA Solução e Gestão Empresarial. “Porém, nosso foco principal é conectar esses profissionais com as empresas através de um banco de talentos”, observa ele. 

Conforme destacou Jocelino Godoi, um dos projetos da escola para o futuro é trabalhar com o software de Educação a Distância (EaD), facilitando para que mais pessoas tenham acesso ao curso. Além de Mauro e Jocelino, a ASOU Escola de Tecnologia, Desenvolvimento e Formação de Profissionais tem como sócios Andrey Silva de Almeida, Edivandro Parpinelli, Fabio Lima da Silva, Rafael Sousa Bueno e Ricardo Pereira Guedes. 

Educação

LIDERE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Publicado em 29 de Julho de 2021 ás 19:08 , por Formando culturas organizacionais, líderes e equi

LIDERE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Formando culturas organizacionais, líderes e equipes de alto desempenho

Empresa atua na gestão de pessoas e processos utilizando metodologias mundialmente comprovadas

A Lidere Desenvolvimento Humano faz parte do grupo Amazônia Sistemas, que pertence ao empresário Jocelino Soares Godoi e aos sócios Ricardo Pereira Guedes e Fábio Lima da Silva, está no mercado há 5 anos e surgiu com a necessidade das empresas em serem mais eficientes na gestão de seus negócios.

O campo de atuação da empresa é a formação de profissionais altamente preparados para os desafios do presente e futuro da organização.  “A Lidere busca melhorar o desempenho da empresa como um todo, sendo setores, processos e pessoas, utilizando as melhores estratégias do mercado”, pontua Jocelino.

Conforme explica o empresário, a Lidere tem como foco as pequenas, médias e grandes empresas e trabalha em todas as "camadas" das empresas, como gestores (estratégico), líderes de equipes (tático)  e equipes (operacional), além do pessoal de vendas e atendimento ao cliente.

Ele explica também que o trabalho da Lidere é desenvolver culturas organizacionais sustentáveis de médio e longo prazo nas empresas e que não se trata de um treinamento. “Existe uma diferença entre desenvolvimento e treinamento”, ressalta. “O treinamento trabalha a parte técnica da pessoa e pode ser ministrado, por exemplo, em 4 ou 20 horas, já o desenvolvimento exige um prazo mais longo, que pode durar um ano ou mais, com encontros semanais, quinzenais ou mensais”, completa.

Jocelino destaca que cada vez mais os empresários estão buscando a melhoria dos seus negócios, e que a gestão eficiente de pessoas e processos transforma uma empresa, gerando benefícios como aumento do faturamento, maior competitividade, fidelização de clientes e lucratividade. Nesses cinco anos de atuação, a Lidere já atendeu mais de 100 empresas e instituições no Mato Grosso.

Educação

COLÉGIO MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

Publicado em 12 de Agosto de 2021 ás 08:30 , por COLÉGIO MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA Educando e Fo

COLÉGIO MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA Educando e Formando Cidadãos 

Sob o olhar amoroso e providente de Deus e a proteção materna de Maria, no dia 12 de fevereiro de 2000, nasce o Colégio Mãe da Divina Providência, em Primavera do Leste/MT, contando com 220 alunos. Sendo administrado e coordenado pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência, a principal missão desta Obra é evangelizar através da educação. Uma educação fundamentada na pessoa e nos ensinamentos de Jesus Cristo. 

Concebendo a educação como uma arte que se desenvolve com amor, o Colégio Mãe da Divina Providência tem como lema: Educar é arte de amar.  Um lema que é vivenciado no cotidiano de sua ação educativa e evangelizadora, acolhendo, assistindo e educando cada criança, adolescente e jovem em sua singularidade, promovendo o desenvolvimento integral de suas potencialidades, a fim de que se tornem cidadãos conscientes, capazes de construir sua personalidade enraizada nos valores morais, espirituais e intelectuais, contribuindo para tornar a sociedade em que vivem mais justa e fraterna, descobrindo seu lugar e sua missão no mundo, sua vocação.

O Colégio Mãe da Divina Providência Acolhe, Assiste e Educa crianças e adolescentes desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Para a concretização de sua missão, além de contar com a Comunidade Religiosa das Irmãs Beneditinas da Divina Providência e uma Equipe especializada de Profissionais, o Colégio conta com uma ampla infraestrutura que favorece a educação integral de seus estudantes: Capela, quadras esportivas, brinquedoteca, biblioteca, playground, amplas salas de aulas, equipadas com lousas digitais interativas. 

 Em duas décadas de existência, o Colégio Mãe da Divina Providência formou dezenas de jovens que concluíram seus estudos acadêmicos nesta Instituição. Com certeza, ampliaram seus conhecimentos, tornaram-se profissionais, mas, com a mesma certeza, conservam em seus corações as experiências vividas, o amor recebido e a fé cultivada neste Colégio, que foi para cada um deles mais do que uma escola, tornando-se sua Família, como assim relata Irmã Rita Aparecida Jaguszeski, atual Diretora: 

 “Muitos deles dizem para nós que aquilo que eles são na sociedade é devido a educação que tiveram no Colégio Mãe da Divina Providência. A gente percebe que quando têm oportunidade, eles voltam para dizer o quanto que o Colégio foi importante para a vida deles. ”

Atualmente, o Colégio utiliza a plataforma educacional SAS (Sistema Ari Sá). Um sistema de ensino que com apoio tecnológico e alinhado à Base Nacional Comum Curricular propõe o desenvolvimento da análise crítica através de debates, troca de conhecimentos e experiências sócio emocionais.  Essa metodologia incentiva a interpretação e expressão de ideias por meio de aulas flexíveis que colocam o estudante como protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

Educação

Psicopedagoga cria espaço de desenvolvimento infantil

Publicado em 13 de Agosto de 2021 ás 07:58 , por Público alvo são crianças em idade escolar entr

Psicopedagoga cria espaço de desenvolvimento infantil

Público alvo são crianças em idade escolar entre 3 e 15 anos.

Apaixonada pela educação, a psicopedagoga Dinéia Teloken criou em Primavera do Leste, um espaço dedicado ao atendimento e ao acompanhamento de crianças e adolescentes com idade entre 3 e 15 anos.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Dinéia Teloken está instalado na Clínica Excellence, um local agradável, amplo e arejado, que proporciona total conforto, tranquilidade e segurança às crianças. Cada sala foi planejada e cuidadosamente estruturada para atender as necessidades do seu público alvo. “Nosso trabalho está relacionado ao processo ensino-aprendizagem, ao desenvolvimento cognitivo da criança. Não trabalhamos somente com dificuldades, mas também com estímulo de habilidades e alfabetização”, explica.

A profissional especialista Dinéia Teloken realiza avaliação e intervenção psicopedagógica, entretanto, o Espaço de Desenvolvimento Infantil também oferece aulas de alfabetização e de apoio pedagógico, ministradas por professores especializados e capacitados por ela. As aulas são sempre no horário do contraturno escolar e com intervenção lúdica, proporcionando prazer ao aprender e rapidez nos resultados. 

Na avaliação psicopedagógica é identificado dificuldades de aprendizagens ou possíveis transtornos de aprendizagem como déficit de atenção, hiperatividade, dislexia, transtorno do espectro autista, transtorno do processamento auditivo central, discalculia, disgrafia, entre outros. “Existem vários transtornos de aprendizagem”, observa Dinéia. 

Ela ressalta ainda que em seu trabalho existe o respeito às individualidades do estudante. “Quando uma criança é identificada com algum transtorno de aprendizagem, o meio para que aprenda, a forma, a metodologia usada na aprendizagem dela é diferente. É preciso descobrir realmente se ela tem um transtorno ou se é só uma dificuldade e, a partir daí, traçar uma metodologia de ensino”, explica a psicopedagoga.

Na sala de apoio pedagógico, os profissionais também atendem as necessidades individuais de cada estudante, sejam eles: acompanhamento das tarefas escolares, das aulas online, reforço escolar, alfabetização, estímulo à leitura prazerosa, auxílio em determinada matéria, entre outros. “Esse trabalho recebe a minha supervisão e acompanhamento, tendo jogos como material de apoio e estímulo de aprendizagem”, destaca a profissional.

Formada em Pedagogia e em Educação Física, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Dinéia Teloken, que tem mais de 20 anos de experiência como alfabetizadora, destaca que a aprendizagem não acontece apenas por meio da escrita ou da oralidade.  

  “Nós usamos muitos jogos, o lúdico, a musicalidade, pois a criança não aprende somente com atividades no papel. Ela aprende fazendo, ela aprende brincando! É o que chama a atenção da criança e é um meio que temos para ensinar conteúdos, fazer o processo de aprendizagem acontecer”, ressalta.

A psicopedagogia clínica, assim como, as aulas de apoio pedagógico, conforme frisa Dinéia, são essenciais no processo educacional, pois permitem ao profissional observar a criança com um olhar diferenciado do institucional, identificando sinais que nem sempre são captados pelo professor em sala de aula ou pelos pais. Além disso, desenvolvem habilidades motoras, de atenção, concentração, memória e raciocínio lógico.

Dinéia Teloken tem parceria com a Escola de Futebol Boca Juniors e o Colégio Infantil Germinar, atuando junto aos profissionais que buscam melhores resultados em seu trabalho com as crianças. “As instituições que ofertam esse olhar diferenciado revelam a preocupação com o progresso de seus estudantes, individualmente e socialmente”, comenta.

Educação

COLÉGIO INFANTIL GERMINAR

Publicado em 13 de Agosto de 2021 ás 08:07 , por Porque Educação Infantil também é cuidar!

Porque Educação Infantil também é cuidar!

Com metodologia que prioriza o lúdico no processo de aprendizagem e os cuidados com os alunos, o Colégio vem conquistando espaço em Primavera do Leste

Professora há 20 anos e formada em pedagogia, Liane Andreia Leobet Eschiezaro sempre cultivou um sonho: ter a sua própria escola. E como quem acredita, um dia alcança, em junho de 2017, com o apoio do esposo Paulo Roberto Eschiezaro, seu sonho começou a se transformar em realidade: nascia naquele ano o Colégio Infantil Germinar. 

Credenciado e autorizado a funcionar no dia 13 de dezembro de 2017, o Colégio iniciou suas atividades em 2018, em um espaço ampliado e readequado na região central da cidade para receber os alunos, que no início eram apenas 12. 

Confiante no seu projeto, a professora não desanimou e no final daquele ano já eram 35 alunos. “Toda escola quando é aberta é como qualquer outro estabelecimento: tem que formar clientela. Eu era ciente disso”, diz ela. “No entanto, o primeiro ano, mesmo com toda dificuldade, se superou”, completa. 

E desde então, o número de alunos não parou de crescer. “A cada ano foi dobrando, mas o terceiro ano para nós foi bem crítico, porque entrou no meio, a pandemia. Porém, nós do Colégio Infantil Germinar, deixamos aqui nossa imensa gratidão aos pais: eles não nos abandonaram”, destaca. 

Adaptado ao novo normal, o Colégio segue conquistando seu espaço ancorado na experiência de Liane e na qualidade do seu corpo docente, composto por professores pós-graduados e por auxiliares formados ou que estão cursando pedagogia, o que garante aos alunos um aprendizado de qualidade. 

A metodologia adotada pelo Colégio Infantil Germinar é da FTD Sistema de Ensino, que, conforme explica Liane, “busca uma qualidade do ensino sem deixar de lado o lúdico, o que é muito importante hoje para as crianças”, destaca ela. 

Outra característica do Colégio enfatizada por Liane é quanto ao número de alunos por turma. “Para você oferecer qualidade, é necessário pensar em quantidade. Nós trabalhamos com número reduzido por sala”, ressalta. 

“Em salas com muitos alunos não se consegue oferecer qualidade, principalmente na Educação Infantil, que é preciso um olhar voltado diretamente para os cuidados. Educação Infantil não é só a aprendizagem, é cuidar também”, enfatiza ela. “Outro diferencial é que nós temos salas amplas e nosso espaço externo também é amplo para o trabalho lúdico e recreações”, completa. 

O Colégio Infantil Germinar conta também em seu quadro de colaboradores com a psicopedagoga Dineia Teloken. “Ela presta um trabalho voltado ao auxílio às nossas professoras para que elas consigam trabalhar dentro da realidade e das dificuldades dos nossos alunos”, frisa Liane.

 

Endereço: Rua Londrina, 118 – Centro, Primavera do Leste

Telefone: (66) 3498-5041  

 

Vídeos

Dados do Município

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.