Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Nova Mutum

Uma engrenagem feita de gente

Publicado em 22 de Outubro de 2019 ás 09:37

UMA ENGRENAGEM FEITA DE GENTE

Muito comum como slogan de pequenas empresas, aquelas administradas ou “tocadas” pela família em que o pai, a mãe e os filhos trabalham em todos os setores, a frase “Minha família trabalha pela sua família” poderia descrever bem o sistema de gestão de Nova Mutum, mas em um sentido mais amplo. A economia do município é forte, com grandes indústrias presentes e sistemas bem definidos já implantados e que mostraram dar certo. Mas antes de todo esse aparato econômico uma base é facilmente percebida por quem conhece um pouco mais a fundo a história mutuense: as pessoas.

Os moradores de Nova Mutum, desde aquele que ocupa algum cargo político, ao empresário, até o simples funcionário de um comércio, têm uma característica muito comum: o engajamento com o passado, o presente e o futuro da cidade

Conversando com pessoas de diversos setores é impossível não reconhecer que, com as poucas exceções dos que chegaram há pouco tempo, todos sabem da história do município, reconhecem a importância do modelo de colonização da cidade, como isso influenciou no que Nova Mutum é hoje e representa nos cenários estadual e nacional; e como é importante a participação coletiva na execução de ações presentes que visem o contínuo desenvolvimento do município em futuros próximos e distantes.

Nesse sentido, não se trata de uma família, mas de todas as pessoas cuidando do todo e abraçando o novo a cada dia. Essas pessoas, organizadas em diferentes entidades – que iremos conhecer um pouco mais nas próximas linhas - cada uma com sua área de atuação e seu foco, resultam numa engrenagem perfeita que “toca” todo o sistema sem deixar a questão humana em segundo plano. Nova Mutum entende que seu passado foi construído por pessoas fortes, mas que depende dessas pessoas para continuar existindo no futuro.

SINDICATO RURAL

Fundado em outubro de 1988, o Sindicato Rural de Nova Mutum surgiu de uma necessidade dos produtores locais de unirem-se para ganhar força e ter legitimidade nas demandas do setor. Segundo seu atual presidente, Emerson Zancanaro, o espírito de engajamento de toda a comunidade mutuense, que luta pelo bem comum, está muito claro também entre os produtores rurais do município. Na época da década de 80, diante das dificuldades econômicas enfrentadas tanto no cenário local quanto no nacional, os primeiros produtores viram na união da classe uma saída para buscar melhorias para o setor. O que refletiu hoje em toda a cadeia, que busca melhor remuneração nos produtos vendidos, garantias de preços mínimos e, principalmente, a obtenção de meios de logística adequados para o escoamento das safras e das criações.

Era para ser uma entidade voltada com foco principal na pecuária e nas lavouras de soja e arroz. Hoje com 220 associados, se adaptou às novas demandas e tem papel fundamental para a base econômica do município, também com atenção às questões logísticas. “Todas as pontas da cadeia são importantes para o funcionamento dela. Por isso hoje atuamos também junto com outras entidades como a Famato e Aprosoja e ajudamos a fundar o nstituto Pensar Agro [IPA] em Brasília, com o objetivo de pautar e assessorar os deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agricultura no Congresso Nacional sobre o que realmente é importante para o desenvolvimento do setor”, comemora o presidente.

ROTARY CLUB

Fundado em 2012, o Rotary de Nova Mutum tem forte atuação tanto entre moradores da zona urbana do município quanto da zona rural. Hoje sob a gestão de Eder Carvalho conta com 44 associados muito atuantes nos atendimentos a pessoas que necessitam de auxílio de itens ortopédicos.

Com 1,5 mil atendimentos já prestados, o Rotary criou o Banco de Cadeiras de Rodas, com fornecimento em sistema de comodato de mais de 370 itens, entre cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, botas ortopédicas, bengalas e andadores. “Alguns itens acabam ficando em definitivo com o paciente. Mas nosso trabalho não para. Nosso objetivo é fazer o bem sem olhar a quem e dar de si sem pensar em si. Cuidando dos outros, estamos cuidando de nós mesmos e de toda a cidade”, afirma Roger Rozão, um dos rotarianos.

Além desses atendimentos, o Rotary de Nova Mutum realiza dois eventos anuais beneficentes e disponibiliza para os moradores o Disk Cadeiras de Rodas (65.99922.4475) e o Banco de Óculos com exames oftalmológicos e óculos e orientações sobre saúde para crianças em idade escolar.

CTG

Muito comum em Mato Grosso, principalmente na região norte do estado, as comunidades gaúchas são muito representativas e cada cidade tem seu Centro de Tradições Gaúchas (CTG) que, além de manter viva as memórias das tradições sulistas, ainda auxiliam outras entidades a cuidar do município. Em Nova Mutum o CTG Porteira da Amazônia, fundado em 1990, tem hoje 70 sócios e é patronado por Egon Barbaum.

Com espaço e estrutura para realização de eventos tradicionais, promove anualmente o Rodeio Crioulo com a participação de mais mil pessoas de todos os estados brasileiros e o Rodeio de Tiro de Laço com cerca de 300 laçadores do Brasil. Apesar de ser um ponto de encontro para cultivar a tradição e cultura gaúcha, o CTG tem papel importante na economia do município, movimentando a rede hoteleira e de bares e restaurantes a cada novo evento, além de atuar na organização da ExpoMutum. “Nós nos identificamos em Nova Mutum, fomos acolhidos e devolvemos com o cuidado que temos para que todos possam prosperar”, afirma o patrão.

COLONIZADORA MUTUM

O neto do colonizador assumiu os negócios da família muito cedo. Quando José Aparecido Ribeiro Faleceu, em dezembro de 1994, Frederico Ribeiro passou a administrar o Grupo Mutum, no auge da adolescência, aos 19 anos. Dessa maneira, foi possível dar continuidade ao sangue inovador, empreendedor e fomentador da economia que corria nas veias de seu avô.
E nesta nova fase, em que Mutum entra em um processo de industrialização num novo ciclo, integrando o agro ao desenvolvimento urbano, com inovação tecnológica que possibilitará, por meio de pesquisas de alto nível, um intercâmbio mundial e hub logístico importantíssimo para o franco desenvolvimento da região, o jovem administrador não enxerga outro futuro senão aquele para o qual Mutum está destinada: ser uma grande plataforma produtora de grãos no mundo.
“Teremos um ciclo com novo dinamismo. Gente nova vindo e indo, uma movimentação intensa!!! Um legado que ficará por gerações, criando novas oportunidades para toda a região, o Estado e para o País”, comemora.

ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRADOS DA PERDIGÃO – AIP

No início o objetivo era apenas agregar atenção aos envolvidos no processo produtivo da indústria da Perdigão. Hoje o cenário mudou. Agora BRF, indústria e fornecedores têm uma relação muito próxima e amigável para que a cadeia produtiva não pare e continue gerando bons frutos para a economia mutuense. 

Desde sua fundação, em maio de 2008, a AIP agregou 109 associados de 116 integrados da cadeia produtiva de frango de corte que abastece a BRF.

Atualmente sobre a gestão de Jaime Cella, a Associação atua como um agente importantíssimo no equilíbrio da relação e das negociações entre quem produz e quem industrializa e vende a produção de frangos do município.

Além de buscar melhorias para as condições de trabalho de todos os envolvidos no processo, como manutenção de estradas e acesso e capacitação de mão de obra. “Estamos em constante debate e avaliação de toda a cadeia, levantando problemas e buscando soluções para que todos possamos ter melhorias a cada dia”, afirma o presidente.

 

CDL E ACENM

Diferente de diversos outros lugares e servindo como exemplo para um novo modelo de gestão de entidades que cuidam do comércio do município, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm) atuam em conjunto. A primeira - fundada em 1994 - e a segunda – fundada em 1991 – se uniram em 1999 e compõem hoje o Centro Empresarial Mutuense, este fundado em 2014, com o objetivo de fortalecer a defesa dos interesses do comércio, da indústria e setor de serviços do município.

Hoje com mais de 400 empresas filiadas, essa parceria rompe barreiras e gera frutos que fortalecem o setor, que acaba por ter um respaldo mais amplo para efetivar e manter importantes convênios e benefícios, além de proporcionar um relacionamento mais produtivo com os poderes públicos e outras instituições.

“Hoje representamos e expressamos a opinião legítima e independente dos empresários de Nova Mutum””, garante o presidente da Acenm, Joelmir Faccio. “Nosso papel é promover a aproximação dos dirigentes lojistas e estimular o espírito de união e companheirismo da classe, fomentando o comércio e representando a classe perante a sociedade organizada”, explica o presidente da CDL, Roberto Giequelin.

Vídeos

Nova Mutum

Dados do Município

NOVA MUTUM

 

Nova Mutum é um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população foi estimada em 46.813, em 2020 – dados municipais apontam que seja mais de 60 mil habitantes.

O município possui a 8° maior economia com PIB de R$ 2.783.980.890 (R$ 2,78 bilhões).

Grande parte da sua economia é voltada para a agricultura, sendo o segundo maior município produtor de grãos de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil. Com uma área de 410 mil hectares de soja plantada, é o 3º maior exportador do estado e 41º do país. Mutum é a 8ª cidade do Brasil no ranking indicador econômico, quesito “comercio exterior”, e 28ª colocada no indicador social, quesito “saúde”, entre os melhores municípios do Brasil para se viver com população até 50 mil habitantes.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.