Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Nova Mutum

HOMEM DO CAMPO

Publicado em 21 de Outubro de 2019 ás 19:37 , por Sindicalismo fortalece a classe e alavanca economi

Sindicalismo fortalece a classe e alavanca economia agrícola de Nova Mutum

Talvez tenha sido pelo fato de estar presente desde quando Nova Mutum se tornou um município. Talvez tenha sido pelas oportunidades geradas pelo agronegócio. Ou talvez tenha sido pela força do homem do campo puramente. Fato é que hoje o Sindicato Rural de Nova Mutum é um dos mais participativos de Mato Grosso na luta pelas causas do setor. Fundado em outubro de 1988, o Sindicato Rural de Nova Mutum surgiu de uma necessidade dos produtores locais de unirem-se para ganhar força e ter legitimidade nas demandas do setor. Segundo seu atual presidente, Emerson Zancanaro, o espírito de engajamento de toda a comunidade mutuense, que luta pelo bem comum, está muito claro também entre os produtores rurais do município. Na época da década de 80, diante das dificuldades econômicas enfrentadas tanto no cenário local quanto no nacional, os primeiros produtores viram na união da classe uma saída para buscar melhorias para o setor. Nascia, então, o Sindicato, com a participação de 58 produtores rurais. Esse cenário refletiu nos dias atuais em toda a cadeia, que busca melhor remuneração nos produtos vendidos, garantias de preços mínimos e, principalmente, a obtenção de meios de logística adequados para o escoamento das safras e das criações. “Por meio de uma atuação forte do Sindicato, a classe teve muitas conquistas, foi a participação dos produtores rurais que fortaleceu a classe em prol de melhorias e soluções para os anseios da agricultura”, explica Emerson

Ao longo desses 31 anos, a entidade sempre teve a preocupação em despertar nos produtores rurais a importância desse engajamento, principalmente no sentido de defender os interesses do setor agrícola, como a produção e o direito de propriedade. “Os resultados obtidos pelo trabalho rural, às custas da sua própria sustentabilidade econômica, é que garantem o pleno abastecimento, a otimização da tecnologia, o aumento da produtividade e o superávit obtido na balança comercial brasileira. Tudo isso transformou o setor no segmento mais competitivo da economia. E isso nos enche de orgulho por fazer parte da luta e ter tantos produtores engajados”, comemora Zancanaro.

O Sindicato Rural de Nova Mutum tomou proporções tão importantes no contexto do desenvolvimento da cidade que hoje, com 220 associados, mudou seu foco inicial que era a pecuária e as lavouras de soja e arroz, para se adaptar às novas demandas e voltar a atenção também às questões logísticas. “Todas as pontas da cadeia são importantes para o funcionamento dela. Por isso hoje atuamos junto com outras entidades como a Famato e Aprosoja e ajudamos a fundar o Instituto Pensar Agro [IPA] em Brasília, com o objetivo de pautar e assessorar os deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agricultura no Congresso Nacional sobre o que realmente é importante para o desenvolvimento do setor”, garante o presidente.

ALÉM DAS PORTEIRAS

O Sindicato Rural de Nova Mutum está presente em diversos setores do município, apoiando o desenvolvimento de outras áreas.

JÁ FEZ POR MUTUM

- Participação ativa nos “caminhaços e tratoraços” e Grito do Ipiranga 

- Apoio para a criação da Aprosoja 

- Apoio para a criação da Frente Parlamentar da Agricultura

- Apoio essencial para a instalação do 26º Batalhão de Polícia Militar de nova Mutum

FAZ POR MUTUM

- Participação como membro titular nos Conselhos Municipais de Infraestrutura e Logística (Comil); de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); de Turismo (Comtur); do Trabalho (Comut); de Assuntos Fundiários (Cafam); e de Segurança (Comsep).

- Atuação como entidade apoiadora e organizadora da Brigada Municipal de Incêndio.

- Coordenação da Operação Campo Seguro.

- Apoiadora e organizadora da Expomutum.

- Mobilização de 79 cursos do Senar ofertados nesse ano aos [produtores e seus colaboradores.

- Suporte logístico às ações da Aprosoja.

- Representação municipal no sistema e consultoria jurídica descentralizada da Famato.

Vídeos

Nova Mutum

Dados do Município

NOVA MUTUM

 

Nova Mutum é um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população foi estimada em 46.813, em 2020 – dados municipais apontam que seja mais de 60 mil habitantes.

O município possui a 8° maior economia com PIB de R$ 2.783.980.890 (R$ 2,78 bilhões).

Grande parte da sua economia é voltada para a agricultura, sendo o segundo maior município produtor de grãos de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil. Com uma área de 410 mil hectares de soja plantada, é o 3º maior exportador do estado e 41º do país. Mutum é a 8ª cidade do Brasil no ranking indicador econômico, quesito “comercio exterior”, e 28ª colocada no indicador social, quesito “saúde”, entre os melhores municípios do Brasil para se viver com população até 50 mil habitantes.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.