ESCOLA DO BARRETO

Há 22 anos musicalizando Nova Mutum
São 22 anos de história e mais de dois mil alunos. A música se faz presente em Nova Mutum desde 1997, quando Ramão Barreto decidiu “dar um tiro longe”, como ele diz, e migrar do Paraná para Mato Grosso. Desde então, a Escola do Barreto se mantém firme no mercado e ajuda na musicalização de famílias inteiras, de diferentes gerações.
“Uma vez visitei Nova Mutum e gostei. Eu já tinha escola no Paraná, sou músico desde criança. Mas queria novos horizontes. Trouxe a família comigo e hoje posso dizer que construí minha vida fazendo o que mais amo, oferecer conhecimento musical para todas as idades”, conta Barreto
Atualmente com três professores, a Escola do Barreto tem uma média de 85 alunos. E a musicalização começa cedo, os alunos mais jovens têm a partir dos quatro anos de idade. “Sempre digo que a música está com a gente desde quando estamos na barriga da mãe. Quando nascemos, quanto mais cedo começar a desenvolver a musicalização melhor é, mais fácil de aprender. A música faz parte do ser humano, está em todos os momentos, na alegria e na tristeza, retrata os sentimentos”, afirma o professor.
A Escola do Barreto foi a primeira de Nova Mutum. De lá para cá, tem fomentado a cultura e a musicalidade do município. Desde o primeiro ano de fundação a instituição realiza recitais em que os alunos participam e espalham ainda mais o sentimento musical. “Sempre digo que aqui na escola a tristeza pula de alegria, porque música é isso. Os recitais são muito importantes para continuar mantendo vivo nas pessoas esse sentimento”
Além dos alunos frequentes da Escola, Ramão presta um serviço social de acompanhamento para músicos que participam de ministérios da igreja e tem uma prestadora de serviço de sonorização que cobre os eventos promovidos na cidade como reuniões, casamentos e festas de aniversários. “Nosso campo de atuação é vasto. Desde que começamos formamos muitos alunos, alguns hoje têm bandas e vivem da música, são profissionais. Com certeza, se depender da Escola do Barreto, a cultura musical, entretenimento e lazer estarão sempre integrados e o desenvolvimento do município e escola será sempre uma realidade”, explica o professor de música.
Atualmente a Escola do Barreto oferece aulas de violão, contrabaixo, guitarra, bateria, viola caipira e cajón.
‘‘Aqui a tristeza pula de alegria. Música está na essência do ser humano e procuramos passar esse sentimento para nossos alunos’’.
Dados do Município

NOVA MUTUM
Nova Mutum é um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população foi estimada em 46.813, em 2020 – dados municipais apontam que seja mais de 60 mil habitantes.
O município possui a 8° maior economia com PIB de R$ 2.783.980.890 (R$ 2,78 bilhões).
Grande parte da sua economia é voltada para a agricultura, sendo o segundo maior município produtor de grãos de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil. Com uma área de 410 mil hectares de soja plantada, é o 3º maior exportador do estado e 41º do país. Mutum é a 8ª cidade do Brasil no ranking indicador econômico, quesito “comercio exterior”, e 28ª colocada no indicador social, quesito “saúde”, entre os melhores municípios do Brasil para se viver com população até 50 mil habitantes.
REVISTA DIGITAL
