É saudável morar aqui

É SAUDÁVEL MORAR AQUI
Com os melhores índices de aspectos sociais do Estado, Nova Mutum se destaca entre os municípios que estão realmente preocupados com a qualidade de vida da sua população. Hoje os diversos setores estão alinhados com a atuação conjunta do poder público e dos habitantes, o que resulta em educação de qualidade, segurança e pessoas mais saudáveis.
Durante o período em que estivemos em Nova Mutum para produzir esta edição, mesmo que por pouco tempo, foi possível sentir que as pessoas estão bem cuidadas. Bastam alguns dias circulando pelos parques e bosques espalhados por toda a cidade para entender por que o município tem os melhores índices de aspectos sociais do Estado.
Com políticas públicas eficientes e bem executadas, a população tem o sentimento de dever cumprido ao abraçar as causas e fazer parte de tudo quanto o município tem a oferecer. Diariamente as praças, parques, lagos e os 20 km de pista de caminhada e ciclovia sombreadas estão ocupadas com pequenos grupos praticando diferentes atividades físicas ou simplesmente aproveitando uma sombrinha com a família e amigos.
Esse cenário, sem dúvida, é reflexo do legado que os primeiros moradores deixaram para as futuras gerações: a importância de cuidarem uns dos outros. O resultado? Baixos índices de vulnerabilidade e altos níveis de desenvolvimento humano.
PROSPERIDADE SOCIAL
Nova Mutum é o município que possui o menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de Mato Grosso. O Atlas da Vulnerabilidade Social dos municípios brasileiros, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontou, por duas vezes, que a cidade é a primeira do ranking com média superior ao próprio Estado, tanto na medição realizada em 2000 quanto na de 2010.
O estudo aponta que Nova Mutum tem o menor índice de exclusão de Vulnerabilidade Social do Estado, com média de 0,191, a frente de importantes municípios mato-grossenses como Lucas do Rio Verde (4º lugar com 0,196) e Cuiabá (43ª posição com 0,261). A média nacional é de 0,326.
Do mesmo modo, o município também tem excelentes resultados quando a avaliação é sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nos últimos anos, Nova Mutum saiu da zona de baixo desenvolvimento para alto desenvolvimento, de acordo com levantamento do IBGE, em 2010. Ocupa a terceira posição no ranking estadual com pontuação de 0.758 no quesito desenvolvimento, atrás de Lucas do Rio Verde (0,768) e Cuiabá (0,785).
Condições de vida de qualidade, baixa desigualdade social, aplicabilidade de políticas públicas eficientes e alta taxa de prosperidade social. É justamente esse cenário que se percebe ao andar pela cidade. Na prática, o resultado desse número se comprova com as estruturas organizacionais de educação, esporte, lazer, cultura e arte que a cidade oferece.
Educação exemplar
São quase 12,2 mil alunos distribuídos em 25 escolas que têm, juntas, 283 salas de aula das redes privada e pública municipal e estadual. Cerca de 27% da população mutuense está estudando, desde o ensino infantil até o profissionalizante e técnico agrícola.
Mas não são esses números que impressionam quando olhamos para a educação de Nova Mutum. O que mais impressiona são os altos índices de avaliação que se mantêm acima das médias estaduais há um bom tempo. Desde a primeira avaliação a que o município foi submetido, em 2005, todas as escolas têm superado as metas projetadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se antecipou dois anos no último índice, tendo alcançado em 2017 a meta projetada para 2019, pontuando 6.0 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (5º ano).
O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática, além do fluxo escolar, que é a taxa de aprovação. A meta do Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021. Para Mato Grosso a meta é 5.8. Para a métrica de Mutum foram consideradas avaliações aplicadas em quatro escolas da rede municipal, sendo três da zona urbana e uma escola do campo.
De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura, Elena Maria Maass, o alcance dessas metas está vinculado, sobretudo, aos resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Na classificação geral do Estado, Mutum ficou em 10º lugar. “Esse é o reflexo de um trabalho feito com responsabilidade, com foco na formação continuada de nossos professores, o que resulta nos altos níveis de aprendizado dos alunos”
Hoje, a rede municipal de ensino de Nova Mutum tem as 16 escolas climatizadas para abrigar seus quase 7,2 mil alunos. Das turmas de pré-escola, que vai de 4 a 5 anos de idade, 100% da demanda é atendida. “Para o ensino infantil, que são as creches, de 0 a 3 anos, atendemos quase toda a demanda. Nossa fila de espera para vagas é de apenas 180 alunos. Uma realidade quase nunca registrada em municípios de interior”, explica a secretária.
Outros números surpreendem o campo educacional de Mutum. São 16 mil refeições servidas todos os dias e 40 ônibus de frota escolar própria rodando seis mil km/dia para atender 1,5 mil alunos
Não se trata de esporte, se trata de saúde
Enquanto dentro das salas de aula a educação forma cidadãos, nas ruas de Nova Mutum o esporte forma cidadãos saudáveis. Nem é preciso muita pesquisa ou conversar com muitas pessoas para saber que a busca por qualidade de vida é um objetivo comum de quem mora na cidade. Basta andar e observar. Os parques com seus lagos e bosques não servem apenas para embelezar a cidade, eles são realmente utilizados como meio de alcançar essa tal qualidade de vida, e com apoio e presença do poder público. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai além das modalidades e atua no sentido de cuidar da saúde das pessoas.
É assim que o secretário, Toschio Onghero Takagui, define a pasta. “Somos um setor de prevenção. Além da prática esportiva em si, que forma atletas em diversas modalidades e tira nossos jovens das ruas, a prática da atividade física reflete na saúde como adulto. Nós não trabalhamos com esporte apenas, trabalhamos com saúde”. Além de atender a população com a prática de exercícios duas vezes na semana, com acompanhamento de educadores físicos, a Secretaria desenvolve o Programa Despertando Talentos. São em média 1,4 mil crianças de 7 a 17 anos atendidas em 11 modalidades.
Dados do Município

NOVA MUTUM
Nova Mutum é um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população foi estimada em 46.813, em 2020 – dados municipais apontam que seja mais de 60 mil habitantes.
O município possui a 8° maior economia com PIB de R$ 2.783.980.890 (R$ 2,78 bilhões).
Grande parte da sua economia é voltada para a agricultura, sendo o segundo maior município produtor de grãos de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil. Com uma área de 410 mil hectares de soja plantada, é o 3º maior exportador do estado e 41º do país. Mutum é a 8ª cidade do Brasil no ranking indicador econômico, quesito “comercio exterior”, e 28ª colocada no indicador social, quesito “saúde”, entre os melhores municípios do Brasil para se viver com população até 50 mil habitantes.
REVISTA DIGITAL
