Bom dia, Quarta Feira 19 de Junho de 2024

Reportagem Especial

Mari Bueno inaugura sua nova galeria de arte

Publicado em 04 de Junho de 2024 ás 10:12 , por ASSESSORIA DE IMPRENSA
Artista plástica inaugura espaço de 400 m² - Foto: Assessoria

Em 2024, ano que Sinop completa 50 anos, a cidade recebe um novo espaço de arte e cultura para moradores e turistas. A galeria da artista plástica Mari Bueno será inaugurada nesta quarta (5), às 19h30.

Ao todo, são 400 m² preparados para mostras artísticas de trabalhos próprios e para outras atividades culturais e voltadas à valorização da arte. Os visitantes poderão conhecer e compreender as diferentes fases das produções da artista, reconhecida internacionalmente.

Fazem parte do acervo, trabalhos com temáticas do Cotidiano, Amazônia, Abstratas e Sacras, além das obras mundialmente premiadas, em especial na Europa. No centro do prédio, é possível contemplar um espaço com árvores, onde o piso é todo revestido por mosaicos desenvolvidos pela artista.

“É um novo espaço, onde as pessoas podem ter uma experiência, um contato maior com a arte, e também com a natureza, presente em toda a edificação e uma das características sempre presentes nas minhas obras”, destacou Mari Bueno.

Mari reside em Sinop há 47 anos e acompanhou de perto o desenvolvimento da cidade e da região Norte de Mato Grosso.

Utilizando elementos regionais em suas composições nas obras, que estão na galeria e também nos espaços sagrados, tem projetos de arte sacra em igrejas de Mato Grosso e em outros estados do Brasil.

“Todos os projetos de espaço litúrgico e arte sacra que realizo nas paróquias, capelas e catedrais são fundamentados nos documentos da igreja, na liturgia, teologia e história da arte sacra cristã. Tudo é planejado para que esteja a serviço da liturgia e da evangelização”.

Com 25 anos de carreira, Mari Bueno já expôs trabalhos em países da Europa, América do Norte e África. Em 2022 teve uma obra entregue ao Papa Francisco, com a mesma temática presente em diversas igrejas católicas no Brasil.

“Além dos trabalhos que temos nas igrejas de Sinop e de outros estados, o visitante também pode contemplar na nova galeria a arte sacra, através de técnicas como óleo sobre tela, aquarela, giz pastel, de vários formatos para que ele também possa levar para sua casa e elaborar o seu espaço sagrado junto à sua família”, concluiu.

O local também é espaço de estudos para alunos das escolas e acadêmicos das universidades de Sinop e região, que podem agendar as visitas em turmas.

A galeria fica na Rua das Pitangueiras, nº 1274, estará aberta ao público e deve funcionar em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 18h. Além da área de exposição, o local ainda oferece um espaço para eventos que se relacionam com a arte.

SOBRE MARI

Mari Bueno é natural de Marechal Cândido Rondon/PR e se mudou com a família para Sinop na década de 1970. A artista plástica busca inspiração nas características da Amazônia para retratar a cultura indígena, a fauna, a flora, o cotidiano dos moradores e a inculturação na Arte Sacra.

Formada em Letras pela Unemat, tem duas especializações, uma em Arte na Educação e outra em Arte Sacra e Espaço Litúrgico-Celebrativo.

Também realizou cursos de desenho, pintura, mosaico e iconografia na Europa. Membro da Academia Marial de Aparecida é Pós-graduada em Mariologia.

Suas obras ultrapassaram fronteiras e chegaram à Europa, América do Norte e África. A artista realizou exposições e recebeu 26 premiações no Brasil e em outros países, entre eles a Itália, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal e Egito.

Em 2019 foi convidada pelo Santuário Nacional de Aparecida para criar a arte do XIII Congresso Mariológico e realizou neste evento uma exposição com 12 obras marianas.

Em setembro de 2019 realizou a exposição individual “Amazônia” na Sala Stampa do Vaticano em Roma durante o Sínodo da Amazônia. Sua obra com o título “Maria às pressas” foi entregue ao Papa Francisco em abril de 2022.

Ao total, a artista já projetou e executou mais de 5 mil m² de arte sacra em igrejas e capelas em várias regiões do Brasil, entre elas a catedral Sagrado Coração de Jesus, em Sinop.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.