Faciso de Sinop recebe aprovação do MEC para curso de Medicina.

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira (28) a portaria SERES/MEC Nº 778, autorizando a implantação do curso superior de Medicina no município de Sinop pela Faciso — Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Oswaldo Fortini. A instituição poderá ofertar 60 vagas anuais para a graduação.
A Faciso é mantida pela empresa Tertius, um instituto de consultoria em Saúde com sede em Campinas (SP). O diretor da faculdade, Hélcio Levindo Coelho Neto, médico e empresário na área da saúde desde 2011, explicou que o projeto começou a ser desenvolvido em 2021, com imersão no sistema de Saúde regional para elaborar um currículo adequado à realidade local.
A avaliação do curso pelo Inep em 2023 alcançou nota máxima (conceito 5) em infraestrutura e corpo docente, além de alta avaliação pedagógica. A Faciso é parte de um grupo com mais de 130 mil médicos capacitados no Brasil, e o curso em Sinop é o primeiro do Grupo Tertius.
O curso utilizará laboratórios modernos com técnicas de simulação médica que incluem atores, robôs e equipamentos de última geração para treinar situações reais de atendimento de urgência e emergência.
A estrutura física já está montada em Sinop, com equipamentos instalados e corpo docente comprometido, apesar do projeto ter aguardado aprovação do MEC durante mais de dois anos para minimizar impactos financeiros.
O vestibular deve ocorrer em dezembro, com aula inaugural prevista para janeiro de 2026. A faculdade funcionará na Avenida dos Mognos (Estrada Nanci), nº 1076. O valor da mensalidade ainda não foi definido.
Hélcio atribui a aprovação também a recursos jurídicos que corrigiram dados populacionais utilizados pelo MEC, considerando números oficiais do IBGE e do Tribunal de Contas da União, o que alterou o cálculo do número de médicos por habitantes, critério importante para autorização do curso.
Entre os apoios políticos, destacam-se o ex-prefeito e ex-deputado federal Nilson Leitão, que liderou o projeto, e o senador Jayme Campos, que participou de reuniões em Brasília com os ministros da Saúde e Educação para viabilizar a aprovação.
A chegada da Faciso reforça Sinop como polo educacional e de desenvolvimento da região Norte de Mato Grosso, que já conta com o curso de Medicina da Universidade Federal de Sinop.
Fonte: GC Notícias, Olhar Direto