Empresa lança método para construção com alumínio e plástico

Sistema inovador se destaca pela agilidade na execução, personalização dos projetos e por construir edificações duráveis que podem ser transportadas
Um novo sistema construtivo começa a ser apresentado no Norte de Mato Grosso. O alumínio e o plástico, materiais já consagrados nas fachadas de estabelecimentos comerciais e condomínios, tiveram sua aplicação “reinventada” pela empresa que domina o segmento. O método oferece imóveis prontos, fabricados na indústria, construídos com ACM (Alumínio Composto). A promessa é de edificações rápidas, limpas e duráveis, podendo serem funcionais, mas também elegantes.
A “Construção Modular em Alumínio Estrutural” é a recente inovação nascida nos galpões da WH Comunicação Visual. A empresa pioneira no segmento em Sinop, com 43 anos de atividade, dobra, molda e fura perfis de alumínio e chapas de ACM há mais de 20 anos. Em 2025 uma nova aplicação para esse material começou a ser produzida. “Sempre estamos testando diferentes produtos que possam ser incorporados no portfólio da WH. Acabamos encontramos em uma situação doméstica uma necessidade que poderia ser atendida pela nossa fábrica”, conta Eduardo Wagner, diretor da WH.
A “necessidade” em questão era uma casa na beira do rio, no pesqueiro de Valdir José Wagner, pai de Eduardo e fundador da WH. A propriedade, longe da área urbana, tornava a construção convencional difícil. A distância impactava na compra e transporte dos materiais, mas também na mão de obra. Além disso, precisava ser uma casa que suportasse bem a umidade e o ataque de pragas como cupins. Alvenaria e madeira estavam fora de questão. Pai e filho usaram o que mais tinha na empresa: alumínio.
Uma primeira casa no pesqueiro já havia sido feita no improviso, usando recortes de ACM da indústria. Nesse segundo projeto eles profissionalizaram. Buscaram parâmetros e estudos para esse método de construção em São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Um projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Aline Colluci, que acompanhou a execução e viu potencial comercial para o método. “Não existe um sistema construtivo estabelecido quando o assunto é alumínio estrutural com ACM. Acabamos desenvolvendo o nosso sistema modular a partir dos estudos e referências, mas o conhecimento de anos da WH com o material. O método construtivo é novo, mas alumínio e ACM são materiais consagrados na construção civil”, explicou Eduardo.
O que começou como uma casa de pesqueiro evoluiu para o “Flecha Fast Frame” – que é o método de construção modular com alumínio estrutural desenvolvido pela Flecha Construtora, uma subsidiária da WH. O novo produto do grupo foi oficialmente apresentado ao público em setembro de 2025, durante a MT Construir. A Flecha levou para feira da construção civil uma casa conceito de 50 metros quadrados, fabricada na indústria da WH e montada no pátio da feira. “Depois essa casa foi desmontada e montada novamente na sede da WH. Fizemos esse processo em dois dias”, revelou Eduardo.
O método Flecha Fast Frame oferece a construção de um imóvel, comercial ou residencial, do zero até a chave na porta. O projeto arquitetônico pode ser desenvolvido pela Flecha ou por outro arquiteto. A empresa faz a adaptação para o seu modelo construtivo. O material permite a construção de imóveis de diferentes perfis. É quase como comprar um móvel planejado, que será fabricado na indústria de forma personalizada e depois montado no lugar desejado.
A estrutura das edificações é feita em perfis de alumínio. A base da construção é composta por um assoalho em ACM com 6 mm de estrutura. O método também permite a construção modular sobre uma base de alvenaria (radier). As paredes e divisórias são construídas com dois painéis de ACM com 4 mm de espessura, separadas por uma camada de lã de rocha, que garante o isolamento térmico e acústico. O ACM utilizado tem um núcleo de polietileno (plástico).
Segundo Eduardo, a cobertura que melhor se integra ao método são telhas termoacústicas, em aço galvanizado e poliestireno expandido. No entanto, outros materiais podem ser empregados no sistema. Aberturas, como portas e janelas podem ser fabricadas em alumínio, mas também podem ser de madeira ou vidro temperado. “As peças são fabricadas conforme o projeto, então o desperdício é perto de zero. Todas as passagens para instalações elétricas e hidráulicas são feitas na fábrica. A única sujeira que terá na obra são as embalagens dos módulos”, pontuou Eduardo.
Novo e diferente
Em regra, quando um novo sistema construtivo é apresentado, gera uma estranheza. Há uma cultura em torno da velha e boa alvenaria que faz todas as novidades da construção parecerem “caixotes”: paredes ocas, que ressoam e não passam segurança. Ou então, pré-fabricados sem personalidade.
O Flecha Fast Frame contorna essa resistência. A sensação dentro do imóvel de alumínio e ACM é similar a alvenaria. Quanto a forma das edificações, o método é compatível com qualquer arrojo arquitetônico. “É só pensar que é o mesmo material que são feitas as mais elaboradas fachadas comerciais”, completou Eduardo.
O ACM utilizado possui 60 opções de revestimento de fábrica, além de versões produzidas sob encomenda. O alumínio pode ser finalizado com cores sólidas brilhantes ou acetinadas, texturizadas que imitam madeira, aço ou outros minerais, permitindo um acabamento de alta qualidade, contemporâneo e com alto apelo estético. O material ainda permite a personalização quanto ao formato e textura, com relevos em 3D, painéis recortados, vazados ou frisados. O limite é a criatividade do arquiteto.
Outra vantagem apontada por Eduardo é a durabilidade. Plástico e alumínio são imunes a corrosão por ferrugem, umidade, mofo ou cupins, resistentes a água e ao fogo. O ACM das paredes dispensa pintura. A garantia de fábrica da cor dos revestimentos é de 15 anos. “Tem fachadas na cidade que a WH instalou que tem mais de 20 anos que ainda não desbotaram, tomando sol e chuva todo o dia”, descontrai Eduardo.
A manutenção é simples: limpeza. Uma reforma na casa é quase como lavar um automóvel.
Pra quem serve?
Eduardo acredita que assim como seu pai viu no método construtivo a resposta para seu problema, outras pessoas podem ter seu imóvel de beira de rio de forma mais fácil com o Flecha Fast Frame. Mas o sistema vai além.
O método é eficiente na edificação de casas funcionais, até residências de alto padrão. Dá para fazer mansões com alumínio e ACM que tenham perfis únicos de acabamento.
A mobilidade é especialmente útil quando a construção será sobre terreno de terceiros – como em alojamentos, escritórios temporários ou em casas de fazendas em áreas arrendadas.
Devido a velocidade da construção modular, o método também é ideal para edificações comerciais, permitindo o início precoce das operações ou a locação. Chalés, cabanas, estúdios ou hotéis podem ser rapidamente construídos no sistema Flecha Fast Frame. “Acreditamos que há um potencial na construção de imóveis destinado a locação por aplicativo, como o AirBnB, justamente pela velocidade na construção. É um aluguel que começa entrar antes”, apontou o empresário.
Expansões, redivisões e reformas de imóveis convencionais são outra possibilidade. O método modular é limpo e sua fabricação ocorre na indústria. Galpões comerciais alugados podem ser completamente repaginados com esse método, permitindo o transporte e reaproveitamento futuro em caso de mudança. “Dá para fazer a sede de empresas, lojas, escritórios de advogacia e clínicas de saúde. Em todos esses casos o sistema se encaixa”, ressaltou.
No atual momento da empresa, a Flecha opera com um cronograma de fabricação que estabelece um prazo de 2 meses para a entrega de uma edificação com até 200 metros quadrados de área. Esse prazo pode variar de acordo com as peculiaridades do projeto arquitetônico. A maior parte do tempo corresponde a fabricação, que ocorre nos galpões da WH.
O custo médio do metro quadrado no sistema Flecha Fast Frame pode variar entre R$ 3,2 mil a R$ 4 mil, considerando um imóvel pronto para ser ocupado.
As casas de alumínio e plástico ainda tem a vantagem de serem ecologicamente corretas. São energeticamente eficientes e todos seus materiais são oriundos de reciclagem.
Contato:
Valdir - (66)99985-0991
Eduardo - (66)9990-42707
Alisson - (66) 99671-0102
Av Abel Dal Bosco, 4390, Sinop, Brazil 785551-043