Bom dia, Domingo 20 de Abril de 2025

noticias/view
Reportagem Especial

Conheça a equipe que está reconstruindo as memórias de Sinop

Publicado em 02 de Fevereiro de 2024 ás 06:30 , por JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
Fator MT está produzindo material super especial para os 50 anos de Sinop – Foto: Arte/FatorMT

São poucas as cidades no país que têm condições de contar sua história, desde as origens, com tamanha fidelidade e riqueza de detalhes.

Na década de 1970, especialmente a partir da propaganda militar “integrar para não entregar”, muitos agricultores partiram do Sul para as terras recém-abertas no Norte de Mato Grosso, buscando uma vida melhor e mais digna.

E quando se vê o sucesso que muitas famílias alcançaram nessa terra, isso não significa necessariamente que tudo foram flores ao longo do caminho. Chegar em um lugar isolado, com diversos desafios estruturais, definitivamente não era para qualquer um.

Sinop foi construída por gente que batalhou, lutou e perseverou. A região não tinha o melhor solo para se plantar e nem edificar.

Por anos, o barro resultante das chuvas intensas impedia o ir e vir dentro do próprio município, bem como a plena instalação de obras de infraestrutura. Por vezes faltava alimentos.

Não havia energia elétrica, nem comunicação. Rádio, TV e telefone demoraram alguns anos para serem plenamente acessíveis. Em caso de emergências, a distância para Cuiabá era outro agravante. Uma viagem até a capital durava questão de dias.

E mesmo com tudo isso, a cidade atraia mais e mais moradores, que tinham como pilar de sustentação o verbo “prosperar”. Claro, muita gente veio e retornou, algo natural.

Mas quem ficou, construiu uma história, vivenciando metro a metro a construção de uma cidade que, 50 anos depois, ultrapassa 200 mil habitantes.

Para entender todo esse processo de expansão e desenvolvimento de uma cidade planejada, construída do zero, a Fator MT iniciou o projeto “Sinop, a História da Nossa Gente”.

Os personagens contam suas experiências e como foi sua caminhada até aqui através de uma produção editorial e audiovisual.

Uma equipe completa foi formada para o desenvolvimento do projeto, que será responsável pela produção de cinco livros (um para cada década de história), entrevistas, vídeos com curiosidades, documentários e um Museu Virtual no site.

“A história de Sinop ainda está muito fresca na cabeça de quem aqui chegou no início da abertura da cidade. Os registros também são bastante fidedignos àquilo que acontecia, ano após ano. Então, é fundamental que contássemos a história da cidade subdividindo por eras. Cada década e cada família tem participação importante para se chegar à Sinop que vemos hoje”, conta o proprietário da Fator MT, Luciano Monteiro.

A equipe para produzir esse conteúdo é permanente e conta com os jornalistas Jamerson Mileski, José Roberto Gonçalves e Pedro Bossa; o diretor de marketing Diego Gotardo; o filmaker e editor David Willian; o editor de som e artes Jeová Raycker; diretor comercial Michel Cararo; e a administração de Gleicieli Paula.

Além deles, o projeto tem a participação do historiador e professor Luiz Erardi Ferreira dos Santos, autor do livro Raízes da História de Sinop, e da artista plástica Mari Bueno, responsável pelas artes que ilustrarão cada um dos livros da saga retratada.

“A história das famílias é a base para a construção do livro e dos vídeos, e é no Museu Virtual, em formato de linha do tempo, que vamos contar ano a ano o que aconteceu de mais marcante na cidade. É um projeto para a eternidade”, completa Monteiro.

No site www.fatormt.com.br, você encontrará um link para te encaminhar diretamente à página especial Sinop 50 Anos. Nela, estarão disponíveis os textos e vídeos, além dos fatos marcantes nessa linha do tempo. Este material estará em constante atualização, pois qualquer pessoa pode colaborar com histórias, fotos e fatos.

“Criamos um e-mail (sinop50anos@gmail.com) para que a população possa nos enviar algo que ainda não tenha sido contado, afinal, quando se vasculha 50 anos de história, alguma coisinha pode passar ‘batido’, e a gente conta com a colaboração para deixar o material ainda mais completo”, conclui Gonçalves.

O projeto conta com apoio cultural do Grupo Sinop e do Grupo São Benedito.

Acesse o www.fatormt.com.br/ e o nosso Instagram @fatormt e conheça a fundo a história da nossa gente.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.