Empresário do setor imobiliário pode ser um dos próximos grandes nomes à disputa de uma vaga na câmara de Sinop

O empresário Paulo Cezar de Oliveira, “Paulinho”, da Vileal Imóveis é um entusiasta quando o assunto é o desenvolvimento de Sinop. A crescente expansão da cidade, aliada aos recentes números do IBGE, que colocam o município como o quarto maior em população do estado, com mais de 196 mil habitantes e com a 5ª maior economia mato-grossense fortalecem esse entusiasmo.
Nascido no seio de uma família catarinense e que veio para Sinop ainda no início da década de 1980, quando ele tinha apenas seis anos de idade, Paulinho teve na juventude e posteriormente já na vida adulta, diversos ofícios: serviu no Tiro de Guerra, coordenou a Guarda Mirim, trabalhou como soldador e na construção civil.
Há mais de vinte anos escolheu trabalhar no setor de imóveis e desde 2015 adentrou na vida empresarial quando abriu a imobiliária junto com a esposa, Silvia Cristina Villar Borges. “Sempre acreditamos no potencial de Sinop e mesmo quando houve momentos de dificuldades, principalmente na economia, o mais importante foi sempre continuar buscando alternativas para fomentar o crescimento e investir”, destaca o empresário.
Mas a atuação de Paulo Cezar não se restringe à vida empresarial: se destaca também no social, que na grande maioria das vezes sequer é divulgada. Quem o conhece sabe o quanto gosta de ajudar pessoas que passam por dificuldades, muitas vezes até pedindo a outros que façam entregas em seu nome, seja cestas básicas ou outras doações, assim como ajudando de forma totalmente voluntária, a encaminhar pacientes que precisem de atendimento médico ou acessórios e aparelhos ortopédicos, cadeiras de rodas, entre outros. No esporte, uma de suas paixões, constantemente entrega uniformes esportivos para equipes da comunidade.
Atuação e coordenação política
Todo esse conhecimento e contribuição com a sociedade também levaram sua atuação para a área política, com forte atuação nos bastidores. Além de já ter coordenado a campanha de diversos ex-prefeitos que passaram pelo município e ter sido o atual coordenador de campanha do prefeito Roberto Dorner, ele também já teve forte atuação como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, onde trabalhou por três mandatos.
“Sempre procuramos realizar um trabalho de integração, somando e contribuindo para que o diálogo seja a principal ferramenta na construção de uma campanha política e também de um trabalho duradouro, pois considero que a política não se faz apenas durante a campanha, mas ao longo de todo o mandato do agente, seja ele vereador, prefeito, deputado ou qualquer outro cargo”, frisa o empresário.
Novos Desafios?
E toda esta trajetória bem como a seriedade do trabalho realizado por Paulo Cezar fizeram com que ele recebesse com surpresa uma outra cobrança, por parte de empresários e amigos que reconhecem este trabalho: primeiro a de colocar o nome à disposição para ser candidato nas próximas eleições municipais, na disputa à uma cadeira de vereador. Ao mesmo tempo querem que ele coloque sua experiência à disposição para construir uma grande chapa com nomes que venham a se destacar e também busquem a conquista de uma cadeira na câmara municipal.
“Pela nossa vivência junto à sociedade temos recebido estas solicitações de empresários, representantes de bairros e demais lideranças”, afirma Paulinho, sem confirmar se vai se colocar à disposição em breve como pré-candidato. Ele se limita apena a dizer que além de ser um “apaixonado por Sinop”, irá pensar com carinho nesta possibilidade.
Contribuição
O empresário prefere antes de tudo ressaltar que talvez este seja um reconhecimento ao trabalho que vem fazendo, também no intuito de aproximar empresários do poder público municipal, buscando facilitar a vida deles, proporcionando melhorias ao setor, que gera emprego e renda para milhares de pessoas. “Procuramos orientar, principalmente os empresários que estão vindo de fora ou começando agora e não sabem ao certo como fazer para montar o seu negócio”, diz ele.
Paulo também lembra que além da orientação o município precisa oferecer incentivos, promover políticas que acelerem a instalação de um novo negócio e possibilite ao empresário, independentemente do ramo, segmento ou porte (pequeno, médio ou grande), “trabalhar com tranquilidade em Sinop”.
Paulo Cezar, também possui amizade e muito respeito pelo trabalho dos integrantes do atual legislativo, mas acredita que “a renovação é sim importante e o processo político tem essa característica de inovação, busca de novos nomes e diversidade, seja na discussão de projetos ou na busca de soluções que ajudem cada vez mais população”, avalia.
Concluindo, ele também agradece a todos, de modo especial à população sinopense em si, através de familiares, amigos e muitas pessoas com as quais já teve a oportunidade de conviver. “Aqui escolhemos para viver, trabalhar e constituir família. Então, por tudo isso acredito que, seja na vida pública ou fora dela podemos ajudar sempre e oferecer em contrapartida tudo aquilo que já recebemos de bom neste município tão importante para todos”.