Venda digital ultrapassa 3,7 mil veículos comercializados em MT

O mês de maio chegou ao fim com a marca de 207 mil vendas de automóveis realizadas por meio da Venda Digital, funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Só em Mato Grosso, foram 3.735 veículos. O Rio de Janeiro liderou com 50.863, seguido por São Paulo (44.835), Pernambuco (29.851) e Minas Gerais (20.132).
Lançada em março de 2022 pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, a tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) permite realizar a transação comercial sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, com a assinatura digital do gov.br e o uso de biometria facial.
Por meio da tecnologia, fica possível a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador, permitindo a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT (App Store e Google Play), após a autorização do Detran de registro do veículo. O encerramento do processo ocorre com a vistoria do veículo no órgão de trânsito local.
“É muito significativo atingirmos esse volume de negócios realizados por meio da Carteira Digital de Trânsito; sinal de que temos avançado bem nesse objetivo de oferecer aos motoristas brasileiros um sistema simples e seguro de transação comercial”, destaca o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
A funcionalidade já está disponível em 19 unidades da Federação por meio dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
São os seguintes estados, além de Mato Grosso: Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Acre, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Bahia, Tocantins e Alagoas.
Maior agilidade
O CDT dispensa a necessidade de reconhecer firma ou realizar qualquer contrato em papel.
A funcionalidade permite que a pessoa que quer comprar e a pessoa que quer vender façam a comunicação da venda e assinem a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo.
Vale ressaltar, contudo, que a tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida, por qualquer motivo, a partir de 4 de janeiro de 2021.
A transação tem alto nível de segurança, exigindo a autenticação de quem tem conta prata ou ouro na plataforma do Governo Federal e a biometria facial para a assinatura digital.
Para consolidar a venda, o novo proprietário precisa apenas ir ao departamento de trânsito local realizar a vistoria e a transferência do veículo.