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Economia

TCE suspende concessão de 4 rodovias no Nortão

Publicado em 10 de Junho de 2025 ás 08:35 , por DA REPORTAGEM
Indícios de irregularidade no processo de habilitação da empresa que apresentou a melhor proposta – Foto: Divulgação

A concessão de 4 rodovias no Norte de Mato Grosso em um trecho de 237 km, com um contrato avaliado em R$ 2,6 bilhões, foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A decisão liminar foi proferida na tarde desta segunda-feira (9), pelo conselheiro e presidente do TCE, Sérgio Ricardo de Almeida.

Ele apontou indícios de irregularidade no processo de habilitação da empresa que apresentou a melhor proposta. Para Almeida, a licitação foi norteada por um edital que não é claro quanto aos documentos exigidos pela habilitação.

A tutela provisória de urgência que paralisa o processo licitatório foi provocada pela VF Gomes Participações Ltda. A empresa, que tem sua sede em Sinop, entrou com uma representação externa no TCE após ser declarada vencedora do leilão e posteriormente desclassificada na fase de habilitação.

Em março/2025, a VF Gomes arrematou o Lote 1 do leilão realizado pelo Governo do Estado na B3, onde foram negociadas concessões de 1,3 mil km de rodovias estaduais. O Lote 1 é formado pelas rodovias MT-160/220/242/338, entre Juara e o distrito de Ana Terra, em Tapurah. A VF Participações (VF Par) propôs um desconto de 8,5%, resultando em uma tarifa de R$ 11,67.

Embora tenha sido anunciada pelo próprio Governo como vencedora, a VF Gomes não levou o contrato. A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) inabilitou a empresa, alegando que a mesma não cumpriu a qualificação técnica.

A secretaria exigiu a comprovação cumulativa da capacidade técnica-profissional e técnica-operacional. A questão é de que esse ponto não estava previsto no edital inicialmente.

A regra é que as diferentes capacidades técnicas poderiam ser apresentadas de forma cumulativa ou alternativo. O edital foi alterado posteriormente, mas não foi republicado.

“Assim, ao meu ver, devido a quantidade de pedidos de esclarecimentos referente a cumulatividade ou não da comprovação da capacidade técnica-profissional ou técnica-operacional, bem como as divergências quanto a sua interpretação, entendo que a comissão deveria ter realizado a retificação do item por ser uma modificação substancial e ter realizado a reabertura do prazo. Ademais, cabe destacar que recentemente o Tribunal de Contas da União decidiu pela necessidade de republicação do edital, com a devida reabertura de prazo, quando houver alteração substancial na documentação necessária para habilitação”, redigiu o presidente do TCE em sua decisão.

Almeida ainda pontuou que a suspensão do certame tem interesse econômico – visto que se trata de um contrato de R$ 2,6 bilhões – e que sua execução “prematura” pode gerar efeitos administrativos, jurídicos e orçamentários irreversíveis.

O conselheiro avalia que a suspensão não gera prejuízos, uma vez que não existem indícios de que o contrato começou a ser executado.

Com a inabilitação da VF Par, a concessão bilionária ficaria com a segunda colocada no leilão. Na última sexta (6), a comissão de contratação classificou e habilitou como arrematante do Lote 1 o Consórcio Rodoviário Vale do Arinos. O consórcio é formado pelas empresas Zapone Engenharia e Comércio Ltda e pela Constral Construtora.

As duas empresas já apresentaram ligações com políticos em atividade. A Zopone possui negócios em comum com o filho do governador Mauro Mendes, Luís Antônio Taveira Mendes, em um empreendimento do setor de energia solar no Acre. Já a Constral tem no seu quadro de sócios a CT Participações, representada por Fausto Presotto Bortolini, que é filho do deputado estadual Ondanir Bortolini, mais conhecido como Nininho.

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