Bom dia, Domingo 20 de Abril de 2025

noticias/view
Economia

Sorriso emitiu, em média, 8 alvarás de construção por dia útil em 2023

Publicado em 23 de Janeiro de 2024 ás 07:55 , por DA REPORTAGEM
Foram quase 2 mil alvarás de construção emitidos em 2023 – Foto: Divulgação

Em 2023, a Secretaria da Cidade de Sorriso emitiu 1.957 alvarás de construção. O número é quase 20% maior que o resultado de 2022, quando foram emitidos 1.637 alvarás.

Em 2023, mês recordista em “pode começar a construir” foi março, com 208 alvarás. Outubro ficou coladinho, com 202 documentos liberados.

Nestes primeiros dias de 2024, já foram emitidos 62 alvarás de construção e outros 12 estão sendo analisados.

“A construção civil segue em franca expansão, com um mercado que segue aquecido, sendo um motor de propulsão para a expansão da cidade e uma importante geradora de mão-de-obra”, destaca o secretário Ednilson Oliveira.

O alvará de construção é prerrogativa necessária para a execução de obras e posterior obtenção do “Habite-se”, que é a garantia que o empreendimento tem condições para ser utilizado para fins residenciais, comerciais ou industriais.

Obras sem alvará de construção podem ser paralisadas, caso já tenham sido iniciadas, e o proprietário do imóvel pode arcar com o pagamento de multas.

ANÁLISE ONLINE

Para facilitar o processo, desde 2021, a Pasta oferta o serviço de análise de projetos online.

É simples: no ato de solicitação, todas as plantas são enviadas de maneira digital. Os profissionais que analisam os projetos avaliam cuidadosamente cada detalhe e apontam as alterações que se fizerem necessárias, garantindo assim que a edificação esteja totalmente adequada ao Código de Obras do Município.

Depois de todo este processo de checagem e, com todas as demandas devidamente sanadas, o proponente encaminha à Secretaria três vias do projeto impresso, uma que ficará arquivada na Prefeitura e outras duas que ficam com o proprietário da edificação.

Com a metodologia digital, o processo de análise é facilitado, à medida que permite a troca de informações entre os analistas da Pasta e os engenheiros e arquitetos que elaboram os projetos.

Além disso, migrar para o digital também reduz consideravelmente a utilização de papel, contribuindo, desta maneira, para uma metodologia de trabalho mais sustentável.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.