Sinop receberá 1º cemitério parque privado com padrão elevado de infraestrutura e compromisso social

Sinop se prepara para receber o primeiro cemitério parque privado da região, o Memorial Parque Sinop, idealizado para atender a uma solicitação da Prefeitura, a crescente demanda por espaços para sepultamento e à superlotação do Cemitério Municipal, que opera há mais de 50 anos e já não comporta a expansão da cidade.
O projeto propõe um novo padrão de estrutura, paisagismo e atendimento humanizado, com modelo sustentável e cota social garantida.
A concessão será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que permitirá a implantação do Memorial Parque Sinop, o primeiro cemitério parque privado da região.
O projeto prevê investimento inicial de R$ 12,5 milhões na construção da primeira fase, que contempla mil jazigos e as edificações coletivas, incluindo salas de velório, templo ecumênico, sede administrativa e estacionamento.
Ao longo de 20 anos, o projeto deve chegar a 17.484 Jazigos com 6 gavetas (sepulturas) cada, entregando ao todo 104.904 sepulturas (a licitação pedia no mínimo de 17 mil sepulturas).
De acordo com o projeto aprovado, o Memorial Parque Sinop reserva 5% dos jazigos gratuitamente para famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme triagem via Cadastro Único (CADÚnico). A iniciativa também prevê destinação emergencial em caso de calamidades públicas.
Com um modelo inspirado em cemitérios-jardim de referência internacional, o empreendimento será implantado em uma área de 255 mil m² localizada às margens da MT-140, com zoneamento urbano favorável e infraestrutura adequada.
A Religare Administração Cemiterial Ltda., responsável pela gestão, implementação e operação do cemitério, lidera o consórcio formado também pelo Grupo Sinop — que participa como terrenista, aportando a área destinada ao empreendimento — e por um investidor privado, responsável pelos investimentos iniciais. Juntas, as três partes compõem o consórcio vencedor do processo de concessão.
Segundo o engenheiro e idealizador do projeto, Thiago Manuel de Allan Kardec Ferreira, o Memorial Parque Sinop será um marco para a cidade.
“Vamos oferecer uma alternativa digna, organizada e acessível para todas as famílias, com respeito ao meio ambiente e atenção às necessidades sociais. É mais do que um cemitério, é um espaço de memória e cuidado com o luto”.
Situação atual
Segundo levantamento da Prefeitura de Sinop e dados do portal GC Notícias, o Cemitério Municipal, inaugurado em 1974, ultrapassou os 10 mil sepultamentos e atualmente realiza cerca de 80 sepultamentos por mês, número superior à média histórica registrada até 2015 (55 sepultamentos/mês).
Sem possibilidade de expansão física, o espaço tornou-se insuficiente para atender à demanda populacional, estimada atualmente em 220 mil habitantes.
A concessão prevê que o novo empreendimento cumpra uma série de exigências legais, como área mínima de 30 mil m², distância superior a um km de outros cemitérios e ausência de construções sobre as sepulturas, seguindo o modelo de cemitério jardim.
Impacto social, urbano e ambiental
O Memorial Parque Sinop representa uma solução inovadora e de impacto positivo para a infraestrutura urbana e social do município.
O modelo de PPP assegura à Prefeitura o controle regulatório, sem necessidade de investimento público direto, enquanto a iniciativa privada assume os custos de implantação e operação.