Sinop e Sorriso geraram em sete meses mais de 4,9 mil vagas de empregos, aponta CAGED.

Os municípios de Sinop e Sorriso — os dois maiores e referências no setor produtivo no Norte de Mato Grosso — já geraram de janeiro a julho 4.953 vagas de empregos (foram 2.574e 2.406, respectivamente). Os dados foram confirmados pelo Fator MT através do painel do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Nos dois municípios, o setor que liderou a geração de empregos foi o de Serviços, com saldo de 1.934 novos empregados (na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana, alimentação, comunicação, atividades financeiras, imobiliária, por exemplo).
Depois, aparece o setor da Indústria com 1.175 postos de trabalho gerados em sete meses (nas principias atividades como água, esgoto, gestão de resíduos sólidos, eletricidade, gás, indústria da transformação e extrativas).
O desemprenho do terceiro lugar apresentou mudanças no comparativo entre os dois municípios. Em Sorriso, por exemplo, o setor da Construção Civil foi o que teve o maior desemprenho com 530 vagas geradas no período. Já Sinop, o setor com maior desempenho foi o Comércio com 420 trabalhadores contratados.
Em Sorriso, o Comércio apareceu na quarta posição e Agropecuária em quinta com 376 e 142 vagas geradas, respectivamente. Já na Capital do Nortão, a Agropecuária foi o quarto maior setor gerador de empregos com 236 e a Construção Civil o quinto com 166 vagas.
No comparativo com Cuiabá, às duas cidades do interior apresentaram diferença de apenas 806 vagas. Em sete meses, a capital de Mato Grosso gerou 5.759 novas vagas de empregos. Os dados de mês de agosto ainda não foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.