Sinop é a melhor de MT para fazer negócio no agro

Além de ser a 4ª melhor cidade do país para fazer negócios no comércio, Sinop ocupa a 18ª posição quanto ao quesito fazer negócios no agronegócio, segundo o ranking da consultoria Urban Systems, publicado com pela EXAME.
O líder desse quesito é Barreiras/BA. Sinop é a 3ª na região Centro-Oeste, atrás apenas de Rio Verde/GO e Dourados/MS.
Com 196 mil habitantes, Sinop se consolidou como a “Capital do Nortão”, sendo polo para o Norte de Mato Grosso e Sul do Pará, englobando mais de 40 municípios, especialmente nas áreas de saúde, educação, serviços e infraestrutura.
O mercado imobiliário vive um ‘boom’ com a verticalização, que atrai construtoras e empreiteiras de diversas regiões, como Santa Catarina, Bahia e São Paulo.
“Apesar de não ser a maior produtora do estado na agricultura e pecuária, a cidade é a que mais vende implementos, se tornando ponto central de uma região que vive predominantemente do agro”, explica o diretor do Prodeurbs, Luiz Henrique Magnani.
No momento que essa reportagem é produzia, mais de 60 prédios estão em construção ou em fase final de liberação para início das obras.
“E com as alterações do Plano Diretor, a tendência é que dobre nos próximos 5 a 10 anos”, completa.
POSIÇÃO ESTRATÉGICA
Apesar de estar distante mais de 2 mil km de São Paulo, Sinop tem como vantagem a logística. Tem um aeroporto que recebe investimentos para se tornar o maior do interior de Mato Grosso, com três empresas aéreas operando regularmanete.
Também margeia o principal corregor logístico do escoamento de grãos do estado, a BR-163, que conduz a produção aos portos de Paranaguá, Santos e Itajaí, além dos portos do Arco Norte.
COMO FUNCIONA O RANKING
O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a EXAME.
O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.
Na categoria Saúde, são analisados 8 indicadores, incluindo percentual de empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da produção da lavoura e da produção da pecuária.