Plano Diretor de Sinop é aprovado por unanimidade

Em sessão antecipada da primeira semana de agosto, os 15 vereadores de Sinop aprovaram, de forma unânime, o projeto de atualização do Plano Diretor de Sinop.
Após a sanção do prefeito Roberto Dorner o Plano entra imediatamente em vigor e destrava o município que se encontrava há anos em defasagem.
O plano traz uma série de medidas para orientar o desenvolvimento urbano e a expansão da cidade. O empreendedor poderá aproveitar melhor o espaço dos lotes para construir prédios com mais andares e apartamentos maiores.
Na área central, os novos prédios não têm limite de andares, enquanto nos bairros, a altura máxima é de 25 andares em avenidas e 12 andares em ruas.
Além disso, o plano visa transformar áreas verdes já criadas em praças e espaços de lazer, contribuindo para a qualidade de vida e convivência dos moradores.
O zoneamento também foi expandido, incluindo o distrito industrial e comercial. Agora, ele abrange o trecho entre Camping Club até Alto Glória, com uma extensão de 40 km.
Essa expansão permitirá modernizar e adaptar leis relacionadas ao uso do solo, código de obras e planos de habitação social.
O projeto busca compatibilizar o adensamento construtivo e populacional com a infraestrutura urbana. Também estabelece critérios para o cumprimento da função social da propriedade urbana.
Além disso, o plano define mecanismos para aplicação dos instrumentos de política urbana previstos na legislação federal. Promove, ainda, a governança participativa e o financiamento do desenvolvimento urbano.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp e acompanhe o Museu Virtual.