Boa tarde, Segunda Feira 21 de Abril de 2025

noticias/view
Economia

PIB poderia aumentar com mais vagas em cursos técnicos, diz estudo

Publicado em 01 de Novembro de 2023 ás 07:13 , por ASSESSORIA DE IMPRENSA
Crescimento seria de até 2,32% se o país triplicasse a disponibilização de vagas – Foto: Divulgação

Estudo divulgado pelo Itaú Educação e Trabalho, feito por pesquisadores do Insper, revela que o Brasil poderia aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) em até 2,32% se conseguisse triplicar o número de jovens matriculados em cursos técnicos.

De acordo com o documento, divulgado em julho, isso resultaria em um crescimento da empregabilidade e maiores salários.

Para a gerente administrativa da APAT (Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia), Fernanda Braga, o investimento em jovens já os capacita antes mesmo da entrada no mercado de trabalho.

Entretanto, é necessário também disponibilizar vagas de cursos e treinamento para pessoas que já atuam em suas profissões há algum tempo.

“Ainda existem muitos profissionais que buscam aumentar seus conhecimentos nas áreas em que atuam, o que abre espaço para oferecer oportunidades de capacitação contínua”, diz.

A APAT, por exemplo, oferece aos profissionais de geotecnologia treinamentos específicos quando há aquisição ou locação de equipamentos.

A gerente comenta que a APAT surgiu a partir da necessidade de um grupo de topógrafos que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções no mercado, como suporte, treinamentos, cursos, assistência técnica, equipamentos reserva e proteção.

“Nosso papel enquanto representantes dos profissionais do setor é entender que o Brasil é um país repleto de oportunidades de trabalho para engenheiros agrimensores, topógrafos e outros trabalhadores do ramo de geotecnologia, principalmente em razão dos grandes projetos de infraestrutura e do relevo acidentado”, finaliza.

SOBRE A APAT

A APAT é a maior entidade brasileira de representação dos engenheiros agrimensores e topógrafos. Criada em 2020, a APAT atua também como um clube de vantagens para esses profissionais.

A entidade surgiu a partir da necessidade de um grupo de trabalhadores que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por parceiros especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, descontos e proteção, processos menos burocráticos, preços especiais, descontos e agilidade no atendimento.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.