Novo traçado ferroviário conectará Mato Grosso ao litoral baiano
O tema ‘ferrovias’ está cada vez mais em voga em Mato Grosso. Além da Ferrovia Estadual e da futura Ferrogrão, agora um novo traçado ferroviário, planejado para conectar Mato Grosso ao litoral da Bahia, está em desenvolvimento e promete reduzir gargalos logísticos no Brasil.
A ferrovia, com 2,4 mil km de extensão, integrará a Ferrovia do Centro-Oeste (FICO) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), unindo as regiões produtoras do Centro-Oeste aos principais portos do país.
O projeto prevê a ligação entre Lucas do Rio Verde e Ilhéus/BA, passando por diversas cidades ao longo do trajeto.
O objetivo é facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas áreas abrangidas.
O Governo Federal pretende conceder a construção e operação da ferrovia à iniciativa privada, transferindo a responsabilidade de um investimento bilionário que se estende há mais de uma década.
Estudos técnicos e econômicos conduzidos pela Infra S.A. devem ser finalizados em breve e enviados à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise.
A estratégia de parceria público-privada busca acelerar a conclusão da obra e garantir eficiência na operação da ferrovia.
Em Mato Grosso, a Vale já iniciou a construção de 383 km da FICO entre Mara Rosa/GO e Água Boa, como contrapartida pela renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Na Bahia, a construção da Fiol está em andamento. A Bamin Mineração é responsável por 171 km de trilhos entre Ilhéus e Caetité, mas enfrenta desafios financeiros que podem levar à devolução da concessão.
Paralelamente, o Governo Federal concluiu outros 243 km, com investimentos que totalizaram R$ 494 milhões em 2024.