Boa tarde, Quarta Feira 02 de Abril de 2025

noticias/view
Economia

Nova lei determina que operadoras apresentem gráfico de velocidade de internet na fatura

Publicado em 26 de Março de 2025 ás 07:45 , por DA REPORTAGEM
Lei entra em vigor dentro de 60 dias – Foto: Divulgação

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a lei que obriga as empresas prestadoras de serviços de internet móvel e banda larga, na modalidade pós-paga, a apresentar ao consumidor, na fatura mensal, gráficos que demonstrem o registro médio diário da entrega de velocidade de recebimento e de envio de dados por meio da internet. A lei entra em vigor dentro de 60 dias, contados a partir da última segunda-feira.

A lei determina que a velocidade de recebimento e de envio de dados entregue entre 0h e 8h, quando o consumo é menor, não poderá ser computada para efeito de cálculo da média diária informada.

A publicação ainda esclarece que as empresas que descumprirem a determinação ficarão sujeitas a multa, conforme o artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. O valor não poderá ser inferior a quatro mil unidades padrão fiscal do Estado (R$ 980,6 mil, se considerado o mês corrente) e superior a quinze mil (R$ 3,6 milhões).

A instabilidade também causa impactos negativos para empresas, profissionais liberais, dentre outros, com atrasos em atendimentos, encaminhamentos de soluções e demais questões.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.