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Economia

IPEM conclui: balança de pesagem na MT-220 não tem irregularidade

Publicado em 31 de Julho de 2025 ás 13:10 , por DA REPORTAGEM

O relatório de verificação e supervisão metrológica da balança de pesagem de carretas e caminhões, na MT-220, que liga Sinop a Juara, concluiu que o instrumento apresenta “erros dentro dos erros máximos admitidos”, assim, o certificado de verificação “permanece válido”.

A análise foi divulgada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), após solicitação de produtores da região, representados pela Aprosoja, que acompanharam a supervisão e disponibilizaram os veículos para testes comparativos.

Para a realização da pesagem em campo, com previsão metrológica legal pela norma do Inmetro, foi utilizado um caminhão VW Constellation 26320, de 24 toneladas, e três caminhões sem previsão metrológica legal – um Iveco, de 57,06 toneladas; um DAF, de 73,9 toneladas; e um modelo VW 33480, de 72,8 toneladas.

As carretas e caminhões de referência para o peso bruto total são um caminhão truck de três eixos; carreta de cinco eixos com trator; caminhão trucado com cinco eixos e trator; carreta com eixo de eixo espaçado com cinco eixos e um trator; e caminhão bitrem de sete eixos duplamente articulado, dotados de suspensão por feixe de molas e a ar, pressão dos pneus adequada à carga e estão em conformidade com as condições de segurança.

Conforme o relatório, encaminhado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra), “a pesagem dos veículos de referência seguiu com o devido registro das placas dos veículos e suas respectivas pesagens, com o condutor embarcado, e emitido o documento de pesagem”.

Nos procedimentos de medição, “foram executados cinco medições para cada velocidade e com cada veículo, sendo adotado as velocidades de 2 km/h, 4 km/h e 6 km/h. Registrando o peso bruto total do veículo e as cargas por eixo isolado ou conjunto de eixos indicadas no instrumento”.

O IPEM havia realizado uma auditoria na última semana, após alguns produtores rurais e madeireiros questionarem os dados apresentados pela balança e apontarem que seria maior que o peso calculado nas suas propriedades.

Diversos deles passaram a receber autuações por excesso de peso. A concessionária da rodovia justificou que a divergência ocorre poque a pesagem na balança na rodovia é feita pelo sistema de eixos.

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