Instituto prevê nova onda de calor nos próximos dias

A MetSul Meteorologia está projetando a chegada de uma nova onda de calor ao Brasil, incluindo Mato Grosso, para o fim desta semana, trazendo temperaturas máximas na casa dos 40°C.
O instituto ressalta que essas temperaturas em Mato Grosso são geralmente registradas entre o fim do inverno e início da primavera, ou seja, entre agosto e outubro.
“E não são normais para o mês de dezembro, quando as chuvas não deixam que as temperaturas cheguem aos 40°C”, ressaltou o instituto.
Essa massa de ar muito quente, porém, vai trazer temperaturas muito acima dos padrões desta época do ano para todo Centro-Sul do Brasil. O pico do calor deve ser no próximo sábado (16).
Se a previsão se confirmar, esta deve ser a quarta massa de ar quente que atinge Mato Grosso nos últimos quatro meses.
Especialistas dizem que esse calor fora do normal é consequência do fenômeno El Niño, que deixa as águas do Oceano Pacífico mais quentes, afetando o clima e o regime de chuvas sobre quase todo o planeta.
Em Mato Grosso, Cuiabá registrou seu recorde histórico na onda de calor de outubro, quando os termômetros marcaram 44,2°C no dia 19.
Em meados de novembro, outra onda de calor atingiu a cidade sem quebrar o recorde da anterior, mas com uma duração maior, elevando o desconforto térmico da população e exigindo atenção com os mais vulneráveis.
Nesta massa de ar quente não devem ser registradas temperaturas tão elevadas como nas ondas anteriores, porém elas estarão até 5°C acima da média para o mês de dezembro.
A intensidade do calor deve começar a diminuir somente na próxima segunda (18).
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.