Bom dia, Sexta Feira 04 de Abril de 2025

noticias/view
Economia

Gigante da tecnologia inaugura unidade em Sinop

Publicado em 23 de Fevereiro de 2025 ás 09:11 , por DA REPORTAGEM
Base da TOTVS no Norte de Mato Grosso é a primeira em uma cidade com menos de 200 mil habitantes - Foto: Ademir Jr.

Por regra, a TOTVS implanta uma unidade em cada capital e nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Pela importância econômica de Sinop e seu entorno, a maior empresa de softwares de gestão do Brasil abriu uma exceção. Na manhã desta sexta-feira (21), a gigante da tecnologia inaugurou a sua unidade física em Sinop, localizada no Aquarela das Artes.

A solenidade contou com a presença de toda a equipe formada para operar na unidade, além das lideranças de todas as unidades TOTVS do eixo Mato Grosso, Rondônia e Acre. Participaram do ato o gestor de operações Ricardo Tanaka, que há mais de 20 anos atua na TOTVS Centro Norte, o vice-presidente da TOTVS nacional, Alexandre Apendino, o diretor de produtos para o agronegócio, Fabrício Orrigo, o diretor de canais Diogo Bandeira e o diretor executivo da TOTVS Centro Norte, J.Jonkel Magalhães Melo – que cortou a fita da solenidade junto com sua esposa Ana Paula, a filha Maria Paula e o filho Victor Magalhães. As bençãos ao novo negócio foram seladas com uma oração conduzida pelo padre da paróquia Santo Antônio, Roberto Gottardo.

Presente em 40 países, atendendo mais de 75 mil clientes e classificada como a 5ª maior do mundo em tecnologia para empresas, a TOTVS é líder absoluta em seu segmento (segundo avaliação da Fundação Getúlio Vargas), com um valor de mercado de R$ 20,7 bilhões (em 2023).

Durante a inauguração, J.Jonkel lembrou da sua trajetória no Norte de Mato Grosso, que remonta a década de 90, quando atendia empresas da região com seus softwares. Hoje, com a TOTVS, Jonkel fornece sistemas para mais de 550 empresas da região.

“Ter uma unidade em Sinop é um sonho antigo. Eu queria ter um ponto físico de atendimento nessa cidade desde 2018. A pandemia acabou atrapalhando, mas hoje esse desejo se concretizou. A TOTVS poderia esperar Sinop chegar a 500 mil habitantes para então implantar a unidade, mas ao invés disso decidiu vir antes, para ajudar a construir esse progresso e fazer parte dessa história”, declarou o diretor executivo da TOTVS Centro Norte.

O motivo de uma big tech desse porte se aninhar no interior de Mato Grosso reflete o modelo de atuação da TOTVS. A empresa busca a proximidade física com seus clientes, para se integrar na sociedade e compartilhar das mesmas visões daqueles que empreendem. “Atender e relacionar é o nosso DNA”, apontou Jonkel.

A visão é compartilhada pelo vice-presidente da companhia. Para Apendino, sistemas de gestão são uma jornada de longo prazo, uma relação longeva entre as empresas e os desenvolvedores das tecnologias que a suportam. “Em média os clientes da TOTVS permanecem com nossas tecnologias por 20 anos. É uma relação de construção e nesses casos a proximidade faz toda a diferença”, resumiu Apendino.

“Construção” é a palavra-chave. O vice-presidente acredita que as tecnologias desenvolvidas pela TOTVS têm capacidade de impactar positivamente toda a economia do Norte de Mato Grosso. Apendino lembra que um terço de todas as operações feitas na Bolsa de Valores (Brasil), rodam com sistemas TOTVS. Grandes players do país e do exterior gerenciam seus negócios com as soluções TOTVS. “Esses serviços agora estarão ainda mais próximos para quem empreende no Norte de Mato Grosso. Não apenas para os grandes, mas também para os pequenos e médios negócios, que vão encontrar na tecnologia TOTVS uma forma de otimizar seus resultados e crescer. O Brasil é feito de empresas médias e pequenas. Elas são cruciais para o bom cenário econômico e a TOTVS está pronta para atendê-las”, afirmou o vice-presidente.

Sobre a condição inusitada de abrir uma unidade em uma cidade com menos de 200 mil habitantes, Apendino disse estar seguro da decisão tomada pelo executivo regional. “Eu sou responsável por acompanhar todos os escritórios da TOTVS do Brasil e do mundo. Viajo para todos lugares e quando chego, a gente já tem uma noção da cidade, de como é o comportamento e o ambiente de negócios. Em Sinop eu cheguei e fiquei impressionado. Um aeroporto muito estruturado com vários voos, a logística urbana, com largas avenidas e um traçado planejado, a limpeza e organização da cidade, a movimentação nos hotéis. Tudo saltou aos olhos. A TOTVS abre essa unidade de Sinop na hora certa e do jeito certo. Será uma grande matriz regional para esse pedaço tão rico do Mato Grosso”, avaliou Apendino, que considera esse o melhor momento na história da companhia. “Nunca crescemos tanto e estivemos tão prontos para crescer”, completou.


O QUE A TOTVS TRAZ?
TOTVS – que se pronuncia Tótus - vem do latim e significa “tudo e todos”. Nos últimos 5 anos a empresa investiu aproximadamente R$ 3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Com sua matriz em São Paulo capital, a TOTVS conta com uma equipe de mais de 10 mil pessoas. Seu principal produto são os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning - em português: Planejamento de Recursos Empresariais).

Sua tecnologia é modelada para atender 12 segmentos da economia nacional: Agronegócios, Logística, Manufatura, Distribuição, Varejo, Prestadores de Serviços, Educacional, Hotelaria, Jurídico, Construção, Saúde e Financial Services. 

Em suma, a empresa tem soluções de tecnologia para atender todos os ramos da economia local. É claro que o Agronegócio é um ponto de interesse. Quem dirige o departamento da TOTVS especializado nos softwares para o setor produtivo é Fabrício Orrigo, que esteve na inauguração. Ele explica que dentro dos sistemas classificados como “vocacionados” - que são específicos para uma área de atuação, a TOTVS opera com 4 subsegmentos. 

O primeiro é relacionado a gestão de negócios relacionados a bioenergia. Cerca de 60% das usinas de etanol do país rodam com sistema TOTVS. Através da tecnologia é possível fazer toda a gestão do negócio, desde o controle da produção da matéria prima até a venda final do combustível. A expertise é mais concentrada na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, mas a TOTVS já desenvolveu e operou modelos para a produção de etanol de milho. 

O segundo subsegmento é o multicultivo. Nesse caso os softwares controlam a gestão em diferentes culturas, como soja, milho, café, algodão e outros. Da compra de insumos, passando pela avaliação de produtividade por talhão até a venda do produto. Tudo pode ser gerenciado. “O que faz a diferença nos sistemas da TOTVS é o conhecimento do negócio que está embarcado em nossas tecnologias”, ressaltou Orrigo.

O terceiro subsegmento opera de forma especializada empresas que fazem o beneficiamento e comercialização de produtos oriundos do agro, até a exportação. Por fim, a 4ª solução a disposição do Norte de Mato Grosso é o chamado “Varejo do Agro”, personalizado para atender quem vende e abastece o setor produtivo, para armazéns e cooperativas de produtores. “Os sistemas trazem todas as boas práticas de cada segmento de negócio, potencializando os resultados de quem produz”, apontou Orrigo. Esses são os upgrades que a TOTVS traz para o Norte de Mato Grosso. 

Já são clientes do grupo TOTVS na região o Grupo Machado de Supermercados, Todimo, Castrilon, Grupo Sinop, Agro Baggio, Agro Amazônia, Del Moro Supermercados, Imperador Embalagens, ABC Agrícola, Grupo Bom Futuro, Fazenda Nadiana, Grupo Rováris, Grupo GGF, WDP e ABC Agrícola. 

Para marcar o início das atividades da nova unidade, a TOTVS realizou na parte da tarde um grande evento para seus clientes. Alexandre Apendino e Fabrício Orrigo palestram abordando o tema Inteligência Artificial no Agronegócio. Os executivos também trouxeram um case de negócios de um cliente TOTVS, a Cooperfibra, uma cooperativa de Campo Verde (MT), que atua na produção e industrialização do algodão, que figura entre as 10 maiores do mundo no segmento.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.