Economia de MT deve seguir crescimento acima da média nacional

Os investimentos em infraestrutura rodoviária, a expansão das indústrias de etanol de milho e a projeção de uma safra abundante com a estabilização dos preços das principais commodities agropecuárias são sinais de que a economia de Mato Grosso deve seguir em crescimento acima do projetado para o país.
Pelo menos esta é a análise do economista Vivaldo Lopes, ex-secretário de Finanças de Cuiabá e ex-secretário adjunto do Tesouro de Mato Grosso.
“A economia de MT deve seguir trajetória de crescimento robusto, ancorada no setor mais dinâmico, a agropecuária. Esta impulsiona indústria, comércio e serviços. Tem sido assim nas últimas três décadas e essa tendência deve perdurar em 2024. O estado colherá safras abundantes no próximo ano”, argumentou.
Conforme o economista, mesmo com a pandemia e a guerra entre a Rússia e Ucrânia o aumento nos custos da produção e do frete marítimo já foram precificados e absorvidos nas operações do agro.
Vivaldo aponta que investimentos na ferrovia estadual que vai ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, a pavimentação e duplicação de rodovias (como a BR-163) e a expansão das indústrias de etanol de milho também são fundamentais no cenário econômico positivo para o próximo ano.
“No aspecto industrial, o parque de plantas de processamento de carnes bovinas, suínas e frangos está expandindo sua capacidade produtiva, agregando mais valor à produção de proteínas animais. O processamento de etanol também seguirá em ritmo acelerado. Mato Grosso tornou-se o maior produtor nacional de etanol de milho, conta com 10 fábricas funcionando e mais 3 entram em operação em 2024”.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.