Economia criativa movimenta 1,2% do PIB de Mato Grosso

A economia criativa movimenta em Mato Grosso cerca de R$ 180 milhões ao ano, o que corresponde a 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado. Cerca de 28,5 mil pessoas estão vinculadas direta e formalmente ao setor.
Quando se olha para a informalidade, também presente neste segmento, esses números podem triplicar. Ou seja, a economia criativa pode ser um forte indutor da economia local.
Calcado nesta premissa, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) atua para impulsionar ainda mais o setor e torná-lo um forte expoente econômico no estado.
Em março, o Sebrae realizou evento em Cuiabá voltado para pessoas que planejam ou atuam no fomento de setores criativos, como produtores culturais, músicos, artesão, agentes municipais de cultura e profissionais apaixonados pelas áreas criativas da economia.
O que é economia criativa?
É um conceito que coloca a criatividade como destaque econômico para diversas empresas e setores no Brasil e no mundo.
Afinal, a criatividade está presente nos mais diferentes ramos e ajuda a encontrar soluções para desafios de qualquer área.
As empresas podem desenvolver modelos de negócios que tenham base na criatividade e também permitam a geração de renda.
Muitos dos setores que são ligados à economia criativa estão entre os principais de um país e contribuem para o seu crescimento.
Ao mesmo tempo em que é importante do ponto de vista econômico, pensar de forma criativa também ajuda empresas no seu desenvolvimento.