Dia das Crianças deve movimentar R$ 330 milhões no comércio mato-grossense
O próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, deve beneficiar os comércios e gerar um aumento de R$ 330 milhões. De acordo com um levantamento de dados feito pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), realizado com 501 pessoas em 32 municípios do estado, estima-se que a data comemorativa possa alcançar até mais do que a marca.
O aumento reflete a finalidade de compra de 43,3% de diversos mato-grossenses para o dia além de que, o levantamento mostra que 6% dos entrevistados não tem um norte se estarão comprando presentes ou não.
O instituto ainda destaca o impacto que a data gera na economia dos municípios, pois, mesmo sendo feriado nacional, os comércios ainda estão autorizados a funcionar, assim, aumentando a circulação de dinheiro na economia do Mato Grosso.
Um acordo feito entre a Fecomércio, os sindicatos patronais e o laboral permite que ainda no dia 11 de outubro os comerciantes estendam o horário de atendimento em até duas horas.
Além disso foi feita uma estimativa quanto as formas de pagamento que resultaram nos números da pesquisa sendo que cartão de crédito tende a ser a principal forma de pagamento dos entrevistados que contabiliza o número de 43,3%, assim como pix sendo de 31,8%, dinheiro sendo de 12,9%, cartão de débito 8,3% e boleto com somente 0,9%.
O Dia das Crianças é muito importante do ponto de vista econômico, já que vem de um período que não possui datas comemorativas de julho a setembro mas está próximo às comemorações de fim de ano. Portanto, é uma data bastante esperada pelos comerciantes e comerciários, o que gera boas expectativas para o setor”.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp e acompanhe o Museu Virtual.