BYD lança sistema que carrega carro elétrico em 5 minutos

Um dos grandes problemas de quem tem veículo elétrico parece estar em parte sendo resolvido: o abastecimento, antes lento, pode se tornar muito mais rápido.
A BYD apresentou um novo sistema para carros elétricos que, segundo a montadora chinesa, permitirá que as baterias sejam carregadas quase tão rapidamente quanto um carro comum leva para reabastecer.
O novo sistema de bateria e carregamento da BYD foi capaz de fornecer uma autonomia de 470 km em cinco minutos em testes com seu novo sedã Han L, disse o CEO e fundador da montadora, Wang Chuanfu, nesta semana.
A capacidade de carregar um carro no tempo que um veículo com motor de combustão leva para entrar e sair de um posto de gasolina poderia convencer os motoristas que não estão dispostos a fazer paradas longas a optar pelos modelos movidos a eletricidade.
O novo sistema, que servirá de base para muitos de seus futuros veículos elétricos, poderá proporcionar outro impulso para a BYD, que saiu do fundo do poço uma década atrás para superar a Tesla de Elon Musk como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo.
As velocidades de carregamento estariam confortavelmente à frente dos Superchargers da Tesla, que podem adicionar até 275 km de alcance em 15 minutos. A Tesla, no entanto, tem uma rede muito maior de mais de 65 mil Superchargers em todo o mundo, ainda que enfrente atualmente uma espécie de boicote diante do ativismo político de Musk em diferentes países.
O novo sedã elétrico CLA de nível básico da Mercedes-Benz Group, apresentado na semana passada, pode acrescentar 325 quilômetros em autonomia em 10 minutos de carregamento.
A nova plataforma de veículos elétricos da BYD permitirá que os carros atinjam 100 quilômetros por hora em 2 segundos, disse Wang no evento na sede da empresa em Shenzhen, na China.
Isso é a BYD "elevando o jogo para outra dimensão", disse Lei Xing, um analista independente de automóveis da China.
A BYD teve um início estelar em 2025. A empresa, que fabrica apenas carros híbridos e totalmente elétricos, vendeu mais de 318 mil veículos de passageiros no mês passado, um aumento de 161% em relação ao ano anterior.
É a principal montadora de automóveis na China, o maior mercado automotivo do mundo, com uma participação - market share - que se aproxima de 15%. As ações da BYD listadas em Hong Kong, que pouco mudaram de valor, subiram cerca de 45% neste ano.
Um trem de força de elétricos avançado poderia aumentar ainda mais a demanda pelos carros de próxima geração da BYD, disse Joanna Chen, analista de automóveis da China da Bloomberg Intelligence.
“Isso pode marcar o início de uma nova onda de lançamentos de modelos, impulsionando as vendas de veículos elétricos a bateria da BYD para alcançar os híbridos depois de ficarem para trás em 2024″, disse.
Confira mais notícias no nosso grupo de WhatsApp.