Bom dia, Quarta Feira 22 de Janeiro de 2025

noticias/view
Economia

Azul e GOL assinam acordo para avaliar fusão entre as aéreas

Publicado em 16 de Janeiro de 2025 ás 09:12 , por DA REPORTAGEM COM AGÊNCIA BRASIL
Conversas avançarão a partir de abril, após reestruturação da Gol – Foto: Divulgação

As companhias aéreas Azul e Gol assinaram nesta quarta (15) um memorando de entendimento para iniciar as negociações para uma fusão.

Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.

Pelo memorando, divulgado ao mercado financeiro na noite desta quarta, a fusão depende do fim da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril.

A nova empresa terá três conselheiros da Abra, holding que controla a Gol e a Avianca, três da Azul e três independentes.

O presidente do conselho da futura companhia (chairman em inglês) será indicado pela Abra e o diretor-executivo (CEO, na sigla em inglês) será indicado pela Azul.

Dessa forma, o CEO da Azul, John Rodgerson, assumirá a presidência do novo grupo após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovarem a fusão, o que está previsto para 2026.

O memorando prevê que a nova companhia seguirá o modelo de “corporation”, empresa sem controlador definido, com a Abra sendo a maior acionista.

No entanto, a definição dos percentuais exatos de participação de cada aérea depende do fim da renegociação de dívidas da GOL nos Estados Unidos.

Confira mais notícias no nosso grupo de WhatsApp.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.