ANTT autoriza desapropriação de área às margens da BR-163
Uma nova autorização de desapropriação de áreas às margens da BR-163 em Sinop foi expedida pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Por meio da decisão Surod 176/2025, a agência autorizou a desapropriação de 115 mil m² para implantação das obras do diamante ID-26 – que até então não fazia parte do projeto original de duplicação e ampliação da rodovia.
A área a ser desapropriada fica no km 814 da BR-163, próximo à conexão da rodovia federal com a MT-438, que dá acesso a Vera – não se trata da principal conexão com Vera, que é o trevo com a MT-225, em frente a um posto.
Essa área que vai receber o grande viaduto fica 3 km ao sul da Inpasa. Não há imóveis construídos na área onde o dispositivo diamante será implantado, apenas lavoura e uma área com vegetação.
A permissão da ANTT é para que a Nova Rota do Oeste, empresa que detém a concessão da BR-163 em Mato Grosso, proceda com a compra dos imóveis, inclusive com caráter de urgência.
A agência frisa que concessionária deve respeitar os relatórios de metodologia de avaliação para determinar os valores que serão desembolsados na desapropriação.
OUTRAS DESAPROPRIAÇÕES
A ANTT já autorizou a desapropriação de mais de 60 mil m² nas margens da BR-163, no perímetro urbano de Sinop, para a construção das 5 obras de transposição que formarão a passagem urbana do município.