Bom dia, Segunda Feira 21 de Abril de 2025

noticias/view
Economia

Alta temporada turística deve movimentar R$ 155 bilhões

Publicado em 12 de Dezembro de 2023 ás 08:07 , por DA REPORTAGEM COM AGÊNCIA BRASIL
Pesquisa diz que devem ser gerados 85 mil empregos temporários – Foto: Só Notícias

E aí, você vai viajar neste fim de ano? Se vai, saiba que você faz parte desta estatística.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor do turismo deve faturar na alta temporada - entre novembro/23 e fevereiro/24 - R$ 155,87 bilhões.

A entidade diz que esse valor representa aumento real de 5,6%, em relação ao mesmo período da última temporada, sendo a maior movimentação financeira do setor desde o início do levantamento, em 2012.

O turismo foi um dos setores mais impactados pelo novo coronavírus.

Após um encolhimento de 36,7% naquele ano, o setor vem avançando gradativamente: 22,2% em 2021 e 39,9% no ano passado.

No acumulado de 2023 até setembro, o faturamento real do setor avançou 7,9%, segundo o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, contribuem para essa recuperação o aumento real de salários, a redução dos juros ao consumidor e a estabilização dos preços.

“O otimismo que os números da pesquisa apresentam indica não apenas uma recuperação econômica do turismo, mas também a confiança renovada dos consumidores, impulsionando o mercado de viagens e contribuindo para a geração de empregos em diversas áreas relacionadas ao setor”, afirmou.

O número de passageiros transportados por aviões, um indicador chave da atividade turística, continua em expansão.

No terceiro trimestre de 2023, a quantidade de passageiros em voos nacionais atingiu 24,25 milhões, igual ao volume registrado no mesmo período de 2019.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.