Aeroporto de Sinop deve bater recorde histórico de passageiros
O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, já acumula movimentação de 330,3 mil passageiros, entre embarques e desembarques, nos 10 primeiros meses do ano.
O levantamento foi divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com base nos dados referentes ao período de janeiro a outubro, a expectativa é que o total neste ano ultrapasse a marca de 342,5 mil de 2023, quando se registrou a maior média história de movimentação de passageiros no terminal.
Segundo o levantamento, o mês de maio registrou o maior movimento: 37.174 passageiros. Vale lembrar que se considera movimento os voos regulares, operados pelas principais companhias aéreas, e táxi aéreo, cujos voos são pontuais.
VOOS REGULARES
O terminal de Sinop opera voos para Brasília/DF, Guarulhos/SP, Campinas/SP e Cuiabá, e é o segundo em movimentação do estado, ficando atrás apenas do Marechal Rondon, em Várzea Grande/Cuiabá.
Um dos motivos do constante aumento no número de passageiros – ano a ano – embarcando e desembarcando, bem como o investimento das principais empresas aéreas em aumentar a frequência de rotas, é justamente o fato de o aeroporto absorver uma intensa demanda de usuários vindos de toda a região Norte de Mato Grosso, além dos estados vizinhos do Pará e de Rondônia.
INVESTIMENTO
Em março, a COA (Centro Oeste Airport), concessionária que administra aeroportos em Mato Grosso, inaugurou o novo terminal de passageiros de Sinop, 300% maior que o anterior, passando de 1,5 mil m² para 6 mil m².
O novo terminal oferece instalações modernas e ampliadas, incluindo áreas de check-in, segurança, embarque e desembarque, além de variedade de serviços e comodidades para os passageiros.
O aeroporto foi inaugurado em 2008 e teve seu contrato de concessão assinado em 2019, passando a ser administrado pela COA. Agora, além de um novo terminal, também foi executada ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, com aumento de capacidade operacional, além de novo estacionamento para veículos.
Atualmente, o aeroporto conta com voos diários das três grandes companhias aéreas (GOL, Azul e Latam).