Ação voluntária visa detectar problemas de audição em crianças
Uma ação voluntária está encarando de forma altruísta um problema silencioso que pode turvar o futuro das pessoas. Esse grupo tem como único objetivo detectar deficiências de audição nas crianças de Sinop.
O projeto foi chamado de “Ouvindo Bem, Aprendendo Melhor” e é encabeçado pela Clínica Santa Matilde, Secretaria de Ação Social e Faculdade Fastech – todas de Sinop.
Na primeira fase do trabalho, professores foram capacitados pela equipe para fazer triagem junto aos alunos das escolas públicas e particulares. Nessa etapa, 400 crianças foram identificadas como possíveis portadores de deficiência auditiva.
No próximo sábado (21), essas crianças vão passar por uma avaliação realizada por médicos e fonoaudiólogos, de forma gratuita. De acordo com o diagnóstico, os alunos serão encaminhados para o devido tratamento.
“Muitas vezes esquecida, não diagnosticada ou mal interpretada, a deficiência auditiva causa problemas que irão perseguir esta criança por toda a sua vida. Muitas vezes confundida com autismo, distúrbios psicológicos e até psiquiátricos, o portador de alteração auditiva não aprende e não desenvolve o seu potencial de crescer, trabalhar e ser feliz”, explica o médico e diretor da Santa Matilde e da Fastech, Jony Rattmann.
Embora preocupante, quando o diagnóstico é feito e tratado precocemente, a criança tem a chance de levar uma vida completa, produtiva e engajada socialmente.
Caso a família desconfie que a criança possa ter alguma alteração de audição pode procurar a sua escola. A direção irá orientar como proceder para que o aluno seja avaliado.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp e acompanhe o Museu Virtual.