5,4 mil novas empresas abriram CNJP em Sinop neste ano

Sinop registrou a abertura de 5.406 novas empresas, de janeiro a outubro deste ano. Os dados são do Painel Mapa de Empresas, do Governo Federal.
Essa alta quantidade de novos CNPJs reflete o trabalho de desburocratização implantada pela Administração para a abertura de novas empresas.
“Políticas públicas funcionam como mola propulsora para o crescimento. Desde 2021, estamos concretizando e implantando ações para que o município avance nos trilhos do desenvolvimento e, constantemente, consiga quebrar recordes quando o assunto é desenvolvimento econômico”, destacou o prefeito Roberto Dorner.
Este número representa um crescimento 8,97% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram 4.960.
SIMPLIFICAÇÃO
Esta desburocratização passou pelo início da operação da Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim.
Este sistema estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas, sendo facilitador para Prefeituras e Associações Comerciais de municípios do Estado.
“Essa desburocratização foi um passo essencial para que os empreendedores de Sinop consigam abrir empresas de uma maneira mais rápida. E o nosso município é referência nacional na Redesim, interligando para que o contribuinte consiga acompanhar tudo de forma on-line, abrir a empresa de fato”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.
O tempo médio de abertura de uma empresa em Sinop também reflete na prática a importância dessa desburocratização.
Quando analisado o cenário nacional, esse tempo em 2023 é em média de 1 dia e 3 horas, enquanto na Capital do Nortão é de 15 horas.
Já o tempo de registro de empresas, é em média de 14 horas à nível de Brasil e de 2 horas em Sinop. O tempo de viabilidade é similar, com média de 13 horas.