Tempo seco traz alerta para o campo

Nos últimos (e para os próximos) dias, o padrão se repete: predomínio de tempo seco e firme em grande parte do território nacional.
Este quadro traz uma situação de alerta em relação às temperaturas muito acima da média, baixos índices de umidade e o número de dias sem chuvas.
Nos últimos 45 dias, áreas entre o norte do Paraná até o sul da região norte e Matopiba, vem registrando áreas com mais de 30 dias seguidos sem ocorrência de chuvas.
De certa forma, essa é uma condição esperada para a época do ano, mas a sequência de temperaturas muito acima da média no Brasil central traz um alerta em relação à preparação e manejo do solo para a semeadura da safra 203/24 no próximo mês.
Na região Centro-Oeste, os termômetros têm marcado temperaturas acima dos 33º. O tempo quente e seco, especialmente no Sul de Mato Grosso, pode ter marcas superiores aos 37°C.
Essa condição vem reduzindo a disponibilidade de umidade no solo e trazendo estresse térmico e hídrico para o milho e trigo plantado no final da janela de plantio.