Sorriso exportou mais de US$ 608 milhões em comodities agrícolas em 3 meses

Soja e milho são os produtos que Sorriso mais exporta. A balança comercial internacional aponta essas commodities são as principais fontes de exportação.
E os números apontam que, somente nos três primeiros meses do ano (de janeiro a março), a Capital Nacional do Agronegócio já exportou US$ 608.107.238 em commodities agrícolas.
Esses números incluem uma cartela de negócios com vários países, dentre eles destacam-se China, Alemanha, Colômbia e México na compra da soja.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, pontua que esses são dados levantados mensalmente pelo Comex Stat, um sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro; constantes também no Ministério de Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC).
“Com esses dados em mãos temos uma noção clara da participação econômica do Município no Estado: exportamos um número alto de commodities agrícolas, e, por outro lado, também importamos insumos para essa produção”, destaca.
Cláudio lembra que a Pasta integra o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma inciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa preparar as empresas brasileiras para exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior.
Hoje, mais de 100 empresas mato-grossenses estão cadastradas no programa PEIEX. A meta é gerar mais renda e emprego no Estado, independente do local de instalação das empresas.
O polo de Sorriso do PEIEX destaca que o objetivo é alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de governo.