Bom dia, Segunda Feira 21 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Seguro rural de quase R$ 1 bilhão é aprovado para 2024

Publicado em 06 de Janeiro de 2024 ás 07:45 , por DA REPORTAGEM COM CANAL RURAL
Crédito rural e taxas de juros estão entre os desafios para o próximo ano no Mapa – Foto: Assessoria

O ano de 2024 deverá ser de inúmeros desafios para o setor produtivo, principalmente no que tange ao clima.

De acordo com o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conseguiu a aprovação da recolocação de R$ 964 milhões para o seguro rural no orçamento do próximo ano para auxiliar o setor produtivo, montante este considerado recorde.

Ex-deputado federal, Neri Geller foi nomeado em 21 de dezembro secretário de Política Agrícola do Mapa e tomou posse no último dia 27.

Essa é a 3ª vez que assume o cargo. Ele já comandou a pasta nos anos de 2013 e 2015, e em 2014 assumiu o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária.

O secretário pontua que os desafios para 2024 são muitos. Ele comenta que entre as primeiras ações já realizadas estão uma reunião com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, que foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A reunião com Miriam Belchior teve como intuito “alinhar as pautas do governo e fazer a Secretaria de Política Agrícola realmente exercer o protagonismo que ela merece e exerceu em 2013, 2017”, diz Neri Geller.

Conforme o secretário de Política Agrícola, no que tange ao crédito rural os desafios são grandes, em especial quanto as taxas de juros, assim como os programas de investimentos, como o Moderfrota, de acesso à inovação e de construção de armazéns, “que praticamente foram abandonados e que não tem recurso”.

Neri Geller ressalta que em 2023 mudanças já começaram a ser colocadas em prática quanto a disponibilidade de recursos, como é o caso de recursos em dólar com taxa de juros de 7%.

“O Plano Safra também foi bastante robusto, mas não deu para fazer com taxas de juros que o setor mereça em função do governo de ter pego um orçamento muito limitado”.

Para o Plano Safra 2024/25, o secretário frisa que será trabalhada a redução das taxas de juros.

Em relação à Política Agrícola Neri Geller revela que buscará trazer ainda mais o setor produtivo para dentro do Ministério.

“Quando eu falo em trazer o setor para dentro é trazer a Aprosoja, sindicatos, federações, OCB, as cooperativas do sul do país, para que esses setores que têm interesse de resolver os problemas possam fazer através do Mapa, como foi feito no passado”.

A segurança jurídica do setor produtivo, muito debatida em 2023 com o marco temporal, principalmente, e invasões de terra, também faz parte da agenda de desafios da Secretaria de Política Agrícola.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.