Bom dia, Domingo 08 de Fevereiro de 2026

Agro

MT suspende preço mínimo para cálculo de ICMS nas vendas de 10 produtos agrícolas

Publicado em 01 de Setembro de 2021 ás 15:44 , por Da Reportagem – com Canal Rural
Medida vale até o fim deste ano e compreende as operações internas e interestaduais – Foto: Divulgação

Está suspensa até o dia 31 de dezembro a aplicação de preços mínimos para o cálculo do ICMS nas operações internas e interestaduais de 10 produtos agrícolas cultivados em Mato Grosso.

A lista inclui: algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, girassol, milheto, sorgo e trigo.

A partir de agora, o imposto incidirá sobre o preço real da comercialização, garantindo uma “justiça fiscal”.

Em nota encaminhada pela assessoria de comunicação, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso informou que “suspendeu a lista de preços mínimos para produtos da agricultura mato-grossense em decorrência de solicitação do setor Agro, que demonstrou que os valores de cotação atual dos produtos como soja, milho e algodão estão muito mais altos que os valores comercializados em contrato, que em alguns casos são firmados há mais de um ano”.

O texto diz ainda que “a Sefaz também está realizando um alinhamento com a jurisprudência dos tribunais, que tem questionado a prática da pauta fiscal” e que a nova medida “visa desburocratizar os processos para comprovação dos valores reais praticados”, tendo a implementação possível “pois os controles na fiscalização e monitoramento das operações sujeitas ao ICMS está bem mais avançados que no passado.”

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.