MT supera RJ e SP e se torna o estado com maior PIB per capita do país

Mato Grosso é o estado que mais viu seu Produto Interno Bruto (PIB) crescer num período de 35 anos – entre 1985 e 2020.
Foram 3,51%, o maior índice entre todas as unidades da Federação. Para se ter uma ideia, São Paulo, mais rico do país, é o antepenúltimo na lista com saldo negativo de -0,18%.
O segundo colocado é o Piauí, com 2,27%, e o último é o Distrito Federal, com 0,26%.
O cenário revela que as economias de grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, estão estagnadas há cerca de 35 anos.
São duas gerações de baixo crescimento ou mesmo crescimento negativo. Os dados são da Ipeadata e foram compilados pelo blog Valor Adicionado.
Além disso, os números revelam que Mato Grosso ultrapassou os estados de São Paulo e Rio de Janeiro no que diz respeito à evolução do PIB per capita. Isso acontece por volta de 2019.
Conforme os números, em 1985, São Paulo tinha um PIB per capita 3,5x maior que o de Mato Grosso. Em 2020, Mato Grosso aparece à frente, mais que triplicando o seu PIB per capita, e deixando São Paulo e Rio de Janeiro para trás.
FATORES
Esse resultado é consequência da desindustrialização do país nas últimas décadas, combinada com o exponencial crescimento do agronegócio no mesmo período.
Atualmente, Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil. Se fosse um país, o estado seria o terceiro maior produtor de soja do mundo.
Além disso, Mato Grosso apresenta o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do país.
O valor estimado para o estado em 2023 é de R$ 204,4 bilhões, número que representa 16,4% da receita nacional, estimada em R$ 1,249 trilhão.
O PIB per capita corresponde a toda a riqueza gerada pela unidade federativa dividida pelo número de habitantes. As informações são das Contas Regionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Em relação ao levantamento anterior, referente ao PIB de 2020, Mato Grosso subiu uma posição, ultrapassando São Paulo e ficando atrás apenas do Distrito Federal.
Segundo dados do IBGE, em 2002, Mato Grosso tinha uma participação de 0,86% no Valor Agregado Bruto (VAB) do Brasil, ou seja, o valor que cada setor econômico soma no valor final de tudo o que foi produzido no estado. Essa participação aumentou ao longo dos anos, atingindo 1,55% em 2021.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique bem informado.