MT produziu mais milho que a capacidade de armazenamento

Uma boa notícia que traz preocupação ao mesmo tempo aos produtores de milho em Mato Grosso. A produção do cereal nesta temporada 2022/23 foi reajustada para 50,15 milhões de toneladas.
Se confirmado, o volume supera a capacidade estática de armazenagem de grãos, que é de 44,78 milhões de toneladas, conforme dados ainda em abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A revisão do volume de cereal previsto para a safra 2022/23 consta no Relatório de Oferta & Demanda do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e representa um aumento de 1,16 milhão de toneladas ante a estimativa do mês passado e 6,3 milhões de toneladas a mais quando comparado com o ciclo 2021/22.
Apesar da marca histórica para a produção mato-grossense e brasileira, produtores estão preocupados, uma vez que os preços estão a cada dia mais em queda.
Até maio, de acordo com o Imea, MT havia comercializado apenas 44,61% da produção estimada de milho desta safra. Além disso, possuía cerca de 30% da produção de soja ainda para comercializar.
“A política de armazenamento foi feita para que o produtor não tivesse armazém”, critica o presidente da Aprosoja-MT
Os indicadores do Imea apontam que a saca de 60 kg de milho no estado encontrava-se na média de R$ 34,24. Montante, conforme os produtores, que de longe não cobre o custo de produção, uma vez que a safra foi semeada com a saca na casa dos R$ 70.
Produtividade recorde
Os dados levantados pelo Imea em junho apontam que a área destinada para o milho se manteve em 7,42 milhões de hectares, aumento de 3,78% ante a safra 2021/22.
“Essa projeção de incremento em relação à safra passada é reflexo da demanda mais aquecida no início da semeadura para a temporada”.
Quanto à produtividade, em decorrência as boas condições das lavouras, a expectativa de rendimento da safra 2022/23 para 112,68 sacas por hectare.
Isso representa um aumento de 2,63 sacas por hectare quando comparado com o último relatório e 10,45 sacas por hectare ante a temporada 2021/22.