Medidas reduzem impacto das obras no escoamento da safra do milho

Ciente da estimativa de uma safra de milho de 29 milhões de toneladas para este ano em Mato Grosso, a Concessionária Nova Rota do Oeste lançou nesta semana o Plano Safra em Movimento visando diminuir o impacto das obras da BR-163/MT no escoamento da produção por um período de, no mínimo, 40 dias, quando o movimento no fluxo de veículos será mais intenso.
A medida atende à demanda do agronegócio e do setor de logística do estado, que vêm se mostrando atentos à quantidade de frentes de manutenção no principal corredor de escoamento da produção, após o anúncio da troca de controle da Concessionária para o Governo do Estado, por meio da MT Par.
A iniciativa prevê ações imediatas:
1 - Criação de vias alternativas nas laterais dos pontos de obra, quando possível por questão de espaço ou conformidade do terreno;
2- Remanejamento do cronograma de intervenções durante este período crítico para travessias urbanas e pontos de serras, onde já há pista dupla;
3 - Reforço na sinalização e no uso de tecnologias para aprimorar a operação dos pontos em ‘pare e siga’, garantindo mais eficiência no processo;
4- Ações de reforço na sinalização e na fiscalização para que seja possível a flexibilização para tráfego noturno dos veículos de carga que atuam na cadeia do milho, soja e algodão (a flexibilização ainda depende de anuência dos órgãos de trânsito e será divulgada em breve).
Segundo o gerente de Relações Institucionais da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira, o incremento de cinco equipes de manutenção na BR-163, de Cuiabá a Sinop, e a possibilidade de influência no escoamento da safra de milho, levou a classe produtiva de Mato Grosso a procurar a Concessionária para traçar estratégias que diminuíssem o impacto das obras no fluxo de veículos.
“Existe a unanimidade sobre a importância da recuperação do pavimento da BR-163 e também sobre necessidade de escoar esta safra recorde do milho. Então, buscamos meios de diminuir o impacto no tráfego, mas sem que isto gere qualquer tipo de paralização nas obras. Contamos com a colaboração de todos para termos uma safra escoando o mais agilmente possível, com segurança, e sem comprometer o cronograma de obras”, explica o gerente.
SINOP E LUCAS
Nesta semana a Concessionária já inicia a primeira ação para diminuir a interferência no trânsito da BR-163. As frentes de obras do norte da BR-163 serão realizadas nas travessias urbanas, onde é possível interromper uma das vias em cada sentido, deixando a outra pista livre para a circulação. Com essa alteração, as equipes do norte passam a trabalhar nas travessias urbanas de Sinop e Lucas do Rio Verde.
Os pontos onde as obras serão mantidas com operação de tráfego em ‘Pare e Siga’ podem ser acompanhados no Facebook.com/novarotadooeste e no site da Nova Rota do Oeste (www.novarotadooeste.com.br).
Com foco na fluidez em locais onde a manutenção é indispensável, a equipe de Engenharia mapeou os locais com a possibilidade de criar desvios com qualidade e segurança, removendo o fluxo do eixo principal. Assim, as obras podem ser realizadas e o tráfego segue sem interferências. A programação foi alinhada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e já está em fase de implantação especial de sinalização e preparação dos desvios: o primeiro será realizado em Sinop em caráter experimental.
Nos trechos da rodovia sem a possibilidade de criar desvios, as operações de tráfego em ‘Pare e Siga’ receberão um reforço na gestão do tempo para liberação do tráfego dentro do prazo estimado para cada situação.
A concessionária também contará com o apoio da PRF nos trechos onde o desrespeito das orientações são mais recorrentes.