Bom dia, Quarta Feira 15 de Janeiro de 2025

noticias/view
Agro

Mato Grosso deve registrar 2º maior PIB do país, aponta Banco do Brasil

Publicado em 14 de Janeiro de 2025 ás 08:48 , por DA REPORTAGEM
Número é 1,9% superior à estimativa registrada para o país, conforme projeções do banco – Foto: Divulgação

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para Mato Grosso deve ser de 4,1%, tornando o estado o 2º que mais deve crescer em 2025, atrás apenas de Mato Grosso do Sul (4,2%), de acordo com projeções do Banco do Brasil divulgadas na última semana.

Na sequência aparecem Rio Grande do Sul (4%), Goiás (3,3%), Tocantins (3,2%) e Piauí (3,1%). O número é 1,9% superior à estimativa registrada para o Brasil (2,2%).

O destaque é para o setor agropecuário com uma estimativa de 7,7%. Em relação à soja, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Mato Grosso está entre os estados com maior participação na produção nacional, com 12,3%.

Confira mais notícias no nosso grupo de WhatsApp.

O consultor de política agrícola Thiago Rocha aponta alguns fatores que contribuem para esse saldo positivo.

“A área de soja e a performance no plantio, associado ao bom clima na primeira fase, levam a crer que será uma boa safra da oleaginosa”, ressaltou.

Apesar de citar o clima como um fator positivo, Thiago enfatiza que janeiro é um mês de chuvas intensas em Mato Grosso, o que pode atrasar a colheita da soja e, consequentemente, afetar a produção do milho.

As projeções para a produção de milho no estado considerado o maior produtor nacional, apresentam um recuo de 6,4%, impactado pela diminuição no rendimento médio, especialmente da segunda safra. “Atraso na colheita da soja significa redução da janela ideal de plantio do milho e, portanto, possível variação da produtividade para baixo”, explicou.

No setor da indústria, o estado registrou uma estimativa de 3,2%. De acordo com projeções para o ano anterior, Mato Grosso foi o segundo estado que mais registrou avanço em relação à média nacional (-0,2%), com 4,6%, ficando atrás somente do Pará (7%).

Ainda conforme o estudo, Mato Grosso acumulou um ganho de 9,3% em quatro meses consecutivos de crescimento. Já o setor de comércio e serviços estima um crescimento de 2,5% para o estado.

Segundo as projeções, os reflexos positivos da agropecuária devem influenciar a economia como um todo na região Centro-Oeste, incluindo o setor de serviços, especialmente no que diz respeito aos segmentos de transporte, armazenagem e agroindústria.

DADOS DO IBGE

O último levantamento do PIB divulgado oficialmente pelo IBGE foi referente ao ano de 2021. Mato Grosso registrou 17 municípios na lista dos 100 maiores índices do PIB do Brasil.

O PIB per capita do Brasil foi de R$ 42.247,52 em 2021. Na comparação com outras capitais, Cuiabá ficou na 7ª colocação, com PIB de R$ 47.700,88.

Mato Grosso também teve o maior percentual em que a agricultura e apoio à agricultura e pós-colheita esteve como atividade de maior destaque, seguido por Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.