Bom dia, Segunda Feira 21 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Mais de 70% dos produtores do Médio Norte estão com o CPF na moratória da soja

Publicado em 29 de Novembro de 2023 ás 08:58 , por DA REPORTAGEM COM CANAL RURAL
Pacto comercial tem afetado comercialização de grãos dos produtores na região do bioma amazônico – Foto: Divulgação

Mais de 70% dos agricultores de Vera e Feliz Natal estão com o CPF incluso na moratória da soja, impedidos de comercializar os grãos produzidos no território.

O assunto, que já vem repercutindo nos últimos dias, foi pauta de uma audiência pública realizada na Assembleia nesta semana.

Além de acumular prejuízos e uma queda significativa na receita das produções no estado, a restrição bloqueia, ainda, linhas de créditos que podem colocar em risco a continuidade da atividade em algumas propriedades. 

O presidente do Sindicato Rural dos dois municípios, Rafael Bilibio, conta que o problema desse pacto comercial é não ser em hectares, e sim em CPF.

Segundo um levantamento mencionado por ele, existem hoje 260 produtores com o nome na lista e fora da atividade.

“É um crime imputado ao produtor rural que faz as coisas na legalidade. Em regiões como Vera e Feliz Natal, que foram exploradas posteriormente, o produtor abriu a área após 2008 de forma legal e sem ser julgado, sem ser autuado ambientalmente. E quando ele vê, está em uma lista e fora do mercado. Ninguém mais compra produto dele”, pontuou.

Entidades do setor produtivo, deputados estaduais e produtores marcaram presença na audiência e mostraram indignação por um assunto que vem prejudicando os produtores.

O acordo privado proíbe a compra de soja produzida em áreas do bioma amazônico que tenham sido desmatadas após julho de 2008, mesmo não levando em consideração, o fato delas terem sido ou não abertas com autorização do órgão ambiental responsável.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.