Boa tarde, Terça Feira 22 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Junho é o mês de reflexão sobre iniciativas sustentáveis para a agricultura

Publicado em 15 de Junho de 2023 ás 09:20 , por ASSESSORIA DE IMPRENSA

A chegada do mês de junho, além de marcar a metade do ano, nos convida também a fazer uma profunda reflexão sobre a importância de iniciativas sustentáveis para agricultura. Para isso foram instituídas duas importantes datas.

No último dia 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemoração está estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Já hoje (15) comemora-se o Dia da Agricultura Irrigada. A data foi proposta em 2021, pela PL2975/2021, escolhida estrategicamente por estar no início do período seco em grande parte das regiões brasileiras, quando a produção de alimentos é totalmente dependente da irrigação.

No Brasil os três sistemas mais utilizados são os sistemas porinundação, comum por exemplo, a produção de arroz, por gotejamento voltado principalmente para horticultura e por aspersão, com a utilização de pivôs para cultura de grande escala, como por exemplo a produção de grãos e fibras.

Nos últimos anos, a agricultura irrigada tem avançado de forma sólida no país. De acordo com o relatório da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a técnica pode crescer 45% até 2030 no Brasil, frente a uma demanda alta de produção de alimentos.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), será necessário aumentar em 70% a produção de alimentos até 2050.

Atualmente o Brasil tem potencial para irrigar 55 milhões de hectares, porém possui 8,2 milhões de hectares irrigados.

O número representa menos de 20% da área cultivada no país, mas significa mais de 40% do volume total de alimentos produzidos. Isso mostra como a técnica é capaz de otimizar a produção.

Alimentos típicos da dieta nacional – arroz, feijão, legumes, frutas e verduras – são produzidos em grande medida por meio da irrigação. No caso do arroz e da horticultura, mais de 90% da produção utiliza o método.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.