Boa noite, Segunda Feira 21 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Israel é o 11º maior comprar de carne bovina de MT

Publicado em 18 de Outubro de 2023 ás 14:52 , por DA REPORTAGEM
Pecuaristas temem agravamento da guerra e impactos na economia – Foto: Divulgação

A guerra entre Israel e o Hamas completou hoje 11 dias com o aumento de tensão com os países vizinhos, como o Líbano.

A escalada da guerra provoca apreensão também em Mato Grosso, já que aquela região em conflito representa uma importante fatia do mercado consumidor de carne bovina mato-grossense.

Israel, por exemplo, é o 11º maior comprador de carne de Mato Grosso e a preocupação dos pecuaristas é de que o agravamento da guerra provocará impactos na economia estadual.

“Toda guerra, por menor que seja, impacta de alguma forma negativamente no comércio mundial. No caso de Israel, se a guerra for curta e ficar restrita apenas à região inicial, os impactos comerciais podem ser menores. No entanto, se houver um agravamento da guerra, teremos impactos muito importantes”, avalia o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Júnior.

No acumulado de janeiro a setembro, Israel comprou 5,9 milhões de kg de carne em equivalente carcaça de Mato Grosso. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O Egito, país vizinho de Israel, e estratégico no conflito com o Hamas, é um dos cinco maiores compradores de carne bovina brasileira e o segundo maior importador de carne de Mato Grosso.

A Arábia Saudita também está entre os 10 maiores compradores da carne brasileira.

A guerra, caso se espalhe por outros países do Oriente Médio, pode gerar bloqueios de tráfego em rotas comerciais, principalmente pelo Canal de Suez, que vão impactar o transporte de produtos para todos os países daquela região.

“Esperamos que esse conflito se resolva o mais rapidamente possível para que sejam poupadas muitas vidas”, disse Ribeiro.

REBANHO

Mato Grosso tem cerca de 34,4 milhões de animais, segundo levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), o que equivale a 15% do rebanho bovino nacional.

Com 3,7 milhões de pessoas, o estado tem cerca de nove bovinos por habitante.

Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Juína e Alta Floresta lideram o ranking de municípios mato-grossenses com maior quantidade de animais. Juntos, estes cinco municípios concentram 5,1 milhões de bovinos.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.