Bom dia, Segunda Feira 21 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Indea orienta produtores a informar suspeitas de Cria Pútrida Europeia

Publicado em 23 de Novembro de 2023 ás 09:00 , por DA REPORTAGEM
Dois casos da doença já foram confirmados no estado - Foto: Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) orienta aos produtores de mel que registrem seus apiários junto ao órgão de vigilância e comuniquem qualquer suspeita de Cria Pútrida Europeia nas colmeias.

A médica veterinária do Indea, Erika Gleice do Nascimento, explica que a doença, causada por uma bactéria, acomete as crias das abelhas Apis melífera e abelhas nativas, podendo ocasionar a morte prematura das abelhas.

“As principais características de identificação da doença incluem mudanças na coloração e aspecto irregular das larvas, bem como favos com falhas e opérculos perfurados”, aponta a veterinária.

Erika observa que, recentemente, houve a confirmação de dois casos da doença em Mato Grosso, registrados em Juara e Pedra Pedra, após exames realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS).

“Estamos orientando os produtores a manter seus apiários registrados junto o Indea, para que possamos ter dados que nos balizem em ações futuras, e que avisem imediatamente sobre qualquer suspeita ou ocorrência da doença”, pontua a médica veterinária.

Conforme a médica, a intervenção contra a doença é importante para evitar a diminuição na produção do mel ou mesmo a perda total da colônia.

De acordo com dados da autarquia, a apicultura está presente em 114 dos 141 municípios de Mato Grosso, contabilizando mais de 16 mil colônias instaladas em 828 estabelecimentos rurais.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.